A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES

2 O material precisa ter um bom nível de interatividade entre o aluno e o tutor, que tenha um texto dialógico, isto é, como se você estivesse conversando com o aluno, assim será possível uma maior aproximação durante os estudos.

3 Manuais (recurso de orientação de ensino); Livro-texto (referência teórica para realização de um curso); Guia de estudo (explica sobre como e quando estudar); Auto-instrucional e publicação técnica (com grande rigor científico).

4 Para quem será produzido o conteúdo? Quais as expectativas? Quais as possíveis dificuldades? É preciso ter um laço entre o conteúdo e o público alvo; O que você quer escrever? Ter coerência sobre o assunto, ter relação com a expectativa do público-alvo para que haja o aprofundamento entre teoria e prática.

5 Quais os pré-requisitos? Para isso, antes da oferta de um curso e a elaboração de um conteúdo para Ead, é preciso ajustar o material às diferentes realidades.

6 não levam muito em conta o perfil dos alunos de EaD, Os autores enfocam aquilo que os alunos já conhecem, desconsiderando no que os estudantes não conhecem ao iniciarem um curso, principalmente na modalidade a distância.

7 O que os estudantes não conhecem ao iniciarem um curso, principalmente na modalidade a distância. Dificuldades de compreensão e interpretação de textos. Conhecimento dos vocabulários técnicos, não prevendo a falta de compreensão de muitos termos específicos.

8 Há um receio de que a linguagem mais clara, mas simples, recaia na banalização do conteúdo ou na simplificação de teores complexos específicos de determinadas disciplinas. Muitos autores escrevem os materiais didáticos como se fossem artigos científicos.

9 Os materiais precisam ter a dinamicidade da abordagem hipertextual, o estilo dialógico da linguagem envolvente, promovendo a interação entre alunos e tutores.

10 Dialogismo na interação verbal entre enunciador e enunciatário da comunicação: diálogo na interação verbal. Dialogismo interno (ou dialogicidade interna): constituído na organização estrutural/interna do texto.

11 Dialogismo nas relações dialógicas entre determinado texto e enunciados anteriores e/ou enunciados posteriores à interação comunicativa (intertextualidade). Dialogismo na interação dialógica entre texto e contexto, linguagem e história, linguagem e ideologia, linguagem e estrutura social.

12 “você” “você” e faz um convite para que o aluno participe como interlocutor, proporcionando um envolvimento e com motivação à leitura, afirma que o aluno já tem conhecimento prévio sobre o assunto, causando uma reflexão sobre o assunto abordado, diminui a distância física por meio do material didático.

13 Interatividade na construção do conhecimento promovendo o aprendizado significativo com a proposta de atividades, provocações ao pensamento e pesquisa entre alunos e professores. A persuasão, isto é, a forma de convencer o outro com a recepção de mensagens promovendo a motivação, também é uma característica no momento da elaboração de conteúdos para Educação a Distância. Promover relações intratextuais na base do material didático, ou seja, o autor deve criar estratégias para que os leitores avancem ou retrocedam na leitura, é o vinculo entre os textos do material. Trata-se da dialogicidade interna

14 Modelo de atividade intratextual direciona o aluno a navegar no material didático, estabelecendo conexões dialógicas com os conteúdos já abordados. Motivando a uma leitura não-linear, revisando conteúdos abordados anteriormente, aproximando-se de uma estratégia hipertextual no processo de orientação do leitor.

15 O autor remete o aluno à necessidade da busca de seus conhecimentos prévios relacionando ao seu cotidiano.

16 Nos dois exemplos o autor promove a discussão por meio de perguntas e questionamentos, assim o aluno terá um direcionamento maior sobre o tema abordado, terá mais motivação, com perguntas retóricas que proporcionam uma situação interativa e dialógica, construindo uma proximidade entre autor e leitores por meio da linguagem.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google