Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRui Domingos César Alterado mais de 8 anos atrás
2
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas 100 empresas em todo o país (92% associadas à ABERJE); Todas classificadas entre as 500 Maiores e Melhores empresas do país, de acordo com publicação da revista Exame.
3
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Juntas elas empregam mais de 800 mil funcionários; Os grupos às quais pertencem faturaram, no ano de 2001, mais de 170 bilhões de dólares.
4
Ramos de atividade da amostra Algumas classificadas em mais de um ramo
5
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Respondentes: responsáveis pela comunicação interna das empresas; Meio: questionários com perguntas fechadas, via internet; Aplicada no período de 12 de agosto a 30 de setembro de 2002.
6
Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Perfil dos respondentes Perfil dos respondentes 32% - sexo masculino; 68% - sexo feminino; 43% - faixa etária de 31 a 40 anos; 28% - faixa etária de 41 a 50 anos.
7
Comunicação e RH dividem a responsabilidade pela comunicação interna Comunicação e RH dividem a responsabilidade pela comunicação interna Segundo 49% dos entrevistados, a comunicação interna de suas empresas está sob responsabilidade da área de comunicação; 41% disseram ser a área de recursos humanos a responsável pela atividade; 7% das empresas delegam tal tarefa à área de relações públicas e 5% à área de marketing;
8
Comunicação e Recursos Humanos dividem a responsabilidade pela comunicação interna Comunicação e Recursos Humanos dividem a responsabilidade pela comunicação interna Dentre os 11% que responderam a alternativa “outros”, foram citadas a presidência (1%), a área de relações institucionais (1%), de assuntos governamentais e institucionais (1%), de assuntos corporativos (6%), de gestão de pessoas e de desenvolvimento (1%), de educação empresarial (1%) e administrativa (1%).
9
Comunicação e Recursos Humanos dividem a responsabilidade pela comunicação interna Área responsável pela Comunicação Interna da Empresa
10
Gestão da Comunicação Interna é dividida com equipe externa Gestão da Comunicação Interna é dividida com equipe externa O modelo de gestão da comunicação interna que mais funciona, na maioria das empresas, é o mix de equipe interna e externa, com 75% das menções; Nas empresas prestadoras de serviços, 33% atuam, exclusivamente, com equipe interna e na indústria este índice cai a 19%. Apenas 1% das empresas trabalha somente com equipe externa.
11
Gestão da Comunicação Interna é dividida com equipe externa
12
Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna Em 48% das empresas, há de 3 a 5 funcionários trabalhando na área de comunicação interna; Há menos de 3 funcionários trabalhando nessa área em 31% das empresas; 14% das empresas empregam entre 6 e 10 funcionários para esta tarefa e em 7% delas há mais de 10 funcionários trabalhando nisso.
13
Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna As maiores equipes de profissionais estão concentradas em empresas de capital nacional, porém não há relação entre tamanho da equipe e número de funcionários.
14
Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna
15
Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna 54% dos profissionais encarregados da comunicação interna das empresas são jornalistas; 32%, profissionais de relações públicas; 4% são profissionais formados na área de exatas;
16
Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna Dentre os 18% que responderam “outra formação humana”, aparecem profissionais das áreas de psicologia (1%), economia (1%) e direito (1%), os demais (15%), não especificaram qual a sua formação acadêmica. Vários profissionais têm mais de uma formação acadêmica, sendo comum a dupla jornalismo / administração e relações públicas / marketing; Foram encontradas 5 ocorrências de profissionais com formação acadêmica em até três áreas.
17
Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna Área de formação dos profissionais responsáveis pela Comunicação Interna das empresas
18
Jornal impresso ainda é o principal veículo de informação interna Jornal impresso ainda é o principal veículo de informação interna 31% das empresas utilizam o jornal impresso como principal veículo de comunicação interna; 24% se utilizam de revista; 18% utilizam a intranet;
19
Jornal impresso ainda é o principal veículo de informação interna 11% utilizam outros veículos, como jornal eletrônico (4%), e-mail (3%) e agência de notícias (1%); O jornal mural é apontado por 6% como principal veículo, mesmo índice da comunicação face-a-face (6%); O boletim aparece em 4% das citações.
20
Jornal impresso ainda é o principal veículo de informação interna
21
Um terço das empresas divulga informação diariamente Um terço das empresas divulga informação diariamente Diariamente, 33% das empresas veiculam internamente informações planejadas por intermédio dos seus veículos internos; Em 28% das empresas há uma circulação mensal; Em 18% ela é bimestral e; em 14% ela é semanal;
22
Um terço das empresas divulga informação diariamente Um terço das empresas divulga informação diariamente Há ainda veículos que circulam quinzenalmente (4%); Outra periodicidade (3%): - trimestral (1%), - três vezes por semana (1%) e - continuamente (1%).
23
Um terço das empresas divulga informação diariamente
24
Intranet já é ferramenta de comunicação em 77% das empresas Intranet já é ferramenta de comunicação em 77% das empresas Embora não seja o principal veículo de comunicação interna, a intranet está disponível aos funcionários de 77% das empresas; Em 63% delas há o jornal mural; Em 49% o boletim;
25
Veículos de comunicação disponíveis para funcionários Veículos de comunicação disponíveis para funcionários Revista e vídeos periódicos aparecem com o mesmo índice: 41% das empresas oferecem aos seus funcionários tais veículos; Há ainda o jornal impresso em 36% das empresas e; O videojornal, em 11%.
26
Veículos de comunicação disponíveis para funcionários Veículos de comunicação disponíveis para funcionários Na alternativa “outros” (46%) encontramos: - e-mail (16%), - reuniões e eventos (12%), - publicações, folhetos e folders (8%), - campanhas (4%), - comunicação face-a-face (3%), - newsletters (3%),
27
Veículos de comunicação disponíveis para funcionários Veículos de comunicação disponíveis para funcionários Na alternativa “outros” (46%) encontramos: - pop-up, abre telas no computador, linha direta; canal aberto, mala-direta e cartas, memorandos, sistema de áudio e rádio, e tv corporativa, cada um com 2 pontos percentuais; - voice mail, videoconferência, outdoors, holerite, cartazes, carta do presidente, caixa de sugestões, e banners e faixas, cada um com 1% das citações.
28
Veículos de comunicação disponíveis para funcionários Veículos de comunicação disponíveis para funcionários O composto da comunicação empresarial tem hoje um leque de ferramentas de informação, com cada veículo cumprindo o seu papel na formação da cultura organizacional.
29
Veículos de comunicação disponíveis para funcionários
30
Comunicação sob medida para o nível gerencial Em 59% das empresas existe algum tipo de comunicação voltada exclusivamente para o nível gerencial, enquanto 41% ainda não dispõem desta ferramenta. Os meios mais utilizados para comunicação com gestores são e-mail (61%), reuniões e eventos (34%), boletins (17%), intranet dirigida (10%), relatórios e publicações (7%), revistas (7%), comunicados (5%), newsletters (3%) e café-da-manhã (2%) e jornal (3%).
31
Comunicação sob medida para o nível gerencial
32
Funcionários participam do processo da comunicação interna Funcionários participam do processo da comunicação interna Em 90% das empresas os funcionários participam da elaboração dos meios de comunicação: - em 57% das empresas como colaboradores esporádicos, - 50% através do comitê de comunicação, - 38% como correspondentes fixos, - 33% participam por concursos e prêmios e - 19% através de caixa de sugestões.
33
Funcionários participam do processo da comunicação interna Outras formas de participação apontadas: - sugestões de pauta (8%), - pesquisas e enquetes (6%), - e-mail (6%), - canais via intranet (3%), - cartas (3%),
34
Funcionários participam do processo da comunicação interna Outras formas de participação apontadas: - contatos informais (2%), - conselho editorial (1%), - reuniões (1%) e - participação em todas as etapas – do briefing até a elaboração – (1%).
35
Funcionários participam do processo da comunicação interna
36
Comunicação digital atinge parcela significativa de funcionários Em relação à comunicação digital, em 23% das empresas mais de 91% dos funcionários têm acesso à intranet; Nas empresas de prestação de serviços este índice atinge 42% das empresas, com mais de 91% dos funcionários “on-line”; Percentual cai a 14% nas indústrias.
37
Comunicação digital atinge parcela significativa de funcionários
38
Investimentos em comunicação interna aumentaram nos últimos 5 anos 82% das empresas do total da amostra aumentaram os investimentos em comunicação interna nos últimos 5 anos; As empresas nacionais registram incremento nos investimentos ligeiramente superior às empresas estrangeiras, numa variação de 6 pontos percentuais.
39
Comunicação interna fica com fatia menor dos investimentos 67% das empresas afirmaram que o investimento em comunicação interna representa menos de 50% da verba da comunicação corporativa; Um quarto dos entrevistados não respondeu a esta questão
40
Comunicação interna fica com fatia menor dos investimentos
41
Empresas sinalizam que eficiência da comunicação interna é parcial Para 71% dos entrevistados, a comunicação interna de suas empresas atende parcialmente às necessidades de informação; Não existe relação entre aumento de investimentos e eficácia na comunicação, pois até nas empresas que mais investem existe a percepção de que a comunicação não atende completamente às necessidades dos funcionários.
42
Empresas sinalizam que eficiência da comunicação interna é parcial
43
Comunicação Interna 2002 Instituto ABERJE de Pesquisas Coordenadores: Paulo Nassar Suzel Figueiredo www.aberje.com.br aberje@aberje.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.