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Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  100 empresas em todo o país (92% associadas à ABERJE);   Todas.

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2 Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  100 empresas em todo o país (92% associadas à ABERJE);   Todas classificadas entre as 500 Maiores e Melhores empresas do país, de acordo com publicação da revista Exame. 

3 Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  Juntas elas empregam mais de 800 mil funcionários;  Os grupos às quais pertencem faturaram, no ano de 2001, mais de 170 bilhões de dólares. 

4 Ramos de atividade da amostra Algumas classificadas em mais de um ramo 

5 Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas   Respondentes: responsáveis pela comunicação interna das empresas;  Meio: questionários com perguntas fechadas, via internet;  Aplicada no período de 12 de agosto a 30 de setembro de 2002. 

6 Pesquisa do Instituto ABERJE de Pesquisas  Perfil dos respondentes  Perfil dos respondentes  32% - sexo masculino;  68% - sexo feminino;  43% - faixa etária de 31 a 40 anos;  28% - faixa etária de 41 a 50 anos.

7 Comunicação e RH dividem a responsabilidade pela comunicação interna Comunicação e RH dividem a responsabilidade pela comunicação interna  Segundo 49% dos entrevistados, a comunicação interna de suas empresas está sob responsabilidade da área de comunicação;  41% disseram ser a área de recursos humanos a responsável pela atividade;  7% das empresas delegam tal tarefa à área de relações públicas e 5% à área de marketing; 

8  Comunicação e Recursos Humanos dividem a responsabilidade pela comunicação interna  Comunicação e Recursos Humanos dividem a responsabilidade pela comunicação interna  Dentre os 11% que responderam a alternativa “outros”, foram citadas a presidência (1%), a área de relações institucionais (1%), de assuntos governamentais e institucionais (1%), de assuntos corporativos (6%), de gestão de pessoas e de desenvolvimento (1%), de educação empresarial (1%) e administrativa (1%). 

9 Comunicação e Recursos Humanos dividem a responsabilidade pela comunicação interna Área responsável pela Comunicação Interna da Empresa

10 Gestão da Comunicação Interna é dividida com equipe externa Gestão da Comunicação Interna é dividida com equipe externa  O modelo de gestão da comunicação interna que mais funciona, na maioria das empresas, é o mix de equipe interna e externa, com 75% das menções;  Nas empresas prestadoras de serviços, 33% atuam, exclusivamente, com equipe interna e na indústria este índice cai a 19%. Apenas 1% das empresas trabalha somente com equipe externa. 

11  Gestão da Comunicação Interna é dividida com equipe externa

12  Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna  Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna  Em 48% das empresas, há de 3 a 5 funcionários trabalhando na área de comunicação interna;  Há menos de 3 funcionários trabalhando nessa área em 31% das empresas;  14% das empresas empregam entre 6 e 10 funcionários para esta tarefa e em 7% delas há mais de 10 funcionários trabalhando nisso. 

13  Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna  Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna  As maiores equipes de profissionais estão concentradas em empresas de capital nacional, porém não há relação entre tamanho da equipe e número de funcionários. 

14  Equipes enxutas realizam o trabalho da Comunicação Interna

15 Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna  54% dos profissionais encarregados da comunicação interna das empresas são jornalistas;  32%, profissionais de relações públicas;  4% são profissionais formados na área de exatas;

16  Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna  Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna  Dentre os 18% que responderam “outra formação humana”, aparecem profissionais das áreas de psicologia (1%), economia (1%) e direito (1%), os demais (15%), não especificaram qual a sua formação acadêmica.  Vários profissionais têm mais de uma formação acadêmica, sendo comum a dupla jornalismo / administração e relações públicas / marketing;  Foram encontradas 5 ocorrências de profissionais com formação acadêmica em até três áreas. 

17 Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna Jornalistas são maioria na coordenação da Comunicação Interna  Área de formação dos profissionais responsáveis pela Comunicação Interna das empresas

18 Jornal impresso ainda é o principal veículo de informação interna Jornal impresso ainda é o principal veículo de informação interna  31% das empresas utilizam o jornal impresso como principal veículo de comunicação interna;  24% se utilizam de revista;  18% utilizam a intranet; 

19 Jornal impresso ainda é o principal veículo de informação interna  11% utilizam outros veículos, como jornal eletrônico (4%), e-mail (3%) e agência de notícias (1%);  O jornal mural é apontado por 6% como principal veículo, mesmo índice da comunicação face-a-face (6%);  O boletim aparece em 4% das citações.

20 Jornal impresso ainda é o principal veículo de informação interna

21  Um terço das empresas divulga informação diariamente  Um terço das empresas divulga informação diariamente  Diariamente, 33% das empresas veiculam internamente informações planejadas por intermédio dos seus veículos internos;  Em 28% das empresas há uma circulação mensal;  Em 18% ela é bimestral e; em 14% ela é semanal; 

22  Um terço das empresas divulga informação diariamente  Um terço das empresas divulga informação diariamente  Há ainda veículos que circulam quinzenalmente (4%);  Outra periodicidade (3%): - trimestral (1%), - três vezes por semana (1%) e - continuamente (1%). 

23  Um terço das empresas divulga informação diariamente

24  Intranet já é ferramenta de comunicação em 77% das empresas  Intranet já é ferramenta de comunicação em 77% das empresas  Embora não seja o principal veículo de comunicação interna, a intranet está disponível aos funcionários de 77% das empresas;  Em 63% delas há o jornal mural;  Em 49% o boletim; 

25  Veículos de comunicação disponíveis para funcionários  Veículos de comunicação disponíveis para funcionários  Revista e vídeos periódicos aparecem com o mesmo índice: 41% das empresas oferecem aos seus funcionários tais veículos;  Há ainda o jornal impresso em 36% das empresas e;  O videojornal, em 11%. 

26  Veículos de comunicação disponíveis para funcionários  Veículos de comunicação disponíveis para funcionários  Na alternativa “outros” (46%) encontramos: - e-mail (16%), - reuniões e eventos (12%), - publicações, folhetos e folders (8%), - campanhas (4%), - comunicação face-a-face (3%), - newsletters (3%), 

27  Veículos de comunicação disponíveis para funcionários  Veículos de comunicação disponíveis para funcionários  Na alternativa “outros” (46%) encontramos: - pop-up, abre telas no computador, linha direta; canal aberto, mala-direta e cartas, memorandos, sistema de áudio e rádio, e tv corporativa, cada um com 2 pontos percentuais; - voice mail, videoconferência, outdoors, holerite, cartazes, carta do presidente, caixa de sugestões, e banners e faixas, cada um com 1% das citações. 

28 Veículos de comunicação disponíveis para funcionários Veículos de comunicação disponíveis para funcionários  O composto da comunicação empresarial tem hoje um leque de ferramentas de informação, com cada veículo cumprindo o seu papel na formação da cultura organizacional. 

29 Veículos de comunicação disponíveis para funcionários

30 Comunicação sob medida para o nível gerencial  Em 59% das empresas existe algum tipo de comunicação voltada exclusivamente para o nível gerencial, enquanto 41% ainda não dispõem desta ferramenta.  Os meios mais utilizados para comunicação com gestores são e-mail (61%), reuniões e eventos (34%), boletins (17%), intranet dirigida (10%), relatórios e publicações (7%), revistas (7%), comunicados (5%), newsletters (3%) e café-da-manhã (2%) e jornal (3%).

31 Comunicação sob medida para o nível gerencial

32  Funcionários participam do processo da comunicação interna  Funcionários participam do processo da comunicação interna  Em 90% das empresas os funcionários participam da elaboração dos meios de comunicação: - em 57% das empresas como colaboradores esporádicos, - 50% através do comitê de comunicação, - 38% como correspondentes fixos, - 33% participam por concursos e prêmios e - 19% através de caixa de sugestões. 

33 Funcionários participam do processo da comunicação interna  Outras formas de participação apontadas: - sugestões de pauta (8%), - pesquisas e enquetes (6%), - e-mail (6%), - canais via intranet (3%), - cartas (3%),

34 Funcionários participam do processo da comunicação interna  Outras formas de participação apontadas: - contatos informais (2%), - conselho editorial (1%), - reuniões (1%) e - participação em todas as etapas – do briefing até a elaboração – (1%).

35 Funcionários participam do processo da comunicação interna

36 Comunicação digital atinge parcela significativa de funcionários  Em relação à comunicação digital, em 23% das empresas mais de 91% dos funcionários têm acesso à intranet;  Nas empresas de prestação de serviços este índice atinge 42% das empresas, com mais de 91% dos funcionários “on-line”;  Percentual cai a 14% nas indústrias.

37 Comunicação digital atinge parcela significativa de funcionários

38 Investimentos em comunicação interna aumentaram nos últimos 5 anos  82% das empresas do total da amostra aumentaram os investimentos em comunicação interna nos últimos 5 anos;  As empresas nacionais registram incremento nos investimentos ligeiramente superior às empresas estrangeiras, numa variação de 6 pontos percentuais.

39 Comunicação interna fica com fatia menor dos investimentos  67% das empresas afirmaram que o investimento em comunicação interna representa menos de 50% da verba da comunicação corporativa;  Um quarto dos entrevistados não respondeu a esta questão

40 Comunicação interna fica com fatia menor dos investimentos

41 Empresas sinalizam que eficiência da comunicação interna é parcial  Para 71% dos entrevistados, a comunicação interna de suas empresas atende parcialmente às necessidades de informação;  Não existe relação entre aumento de investimentos e eficácia na comunicação, pois até nas empresas que mais investem existe a percepção de que a comunicação não atende completamente às necessidades dos funcionários.

42 Empresas sinalizam que eficiência da comunicação interna é parcial

43 Comunicação Interna 2002  Instituto ABERJE de Pesquisas Coordenadores: Paulo Nassar Suzel Figueiredo www.aberje.com.br aberje@aberje.com.br


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