A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assessoria de Imprensa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assessoria de Imprensa"— Transcrição da apresentação:

1 Assessoria de Imprensa
I Seminário de Planejamento da RFPOM Manual de Comunicação Assessoria de Imprensa Assessoria de Comunicação Social / ACS

2 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social Envolve as áreas de jornalismo, publicidade, relações públicas e marketing. Assessoria de Imprensa Instrumento da Comunicação que tem por objetivo proporcionar visibilidade midiática à empresa, órgão público, entidade e/ou pessoa física a partir da mídia espontânea. Mídia espontânea Divulgação “gratuita”. Não tem relação com a publicidade ou comercial. Assessoria de Comunicação Social / ACS

3 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Objetivos específicos Criar e manter fluxos de informações de forma integrada entre a Sectes, CVTs, Telecentros e seus diversos públicos a partir da mídia espontânea. O que precisamos? Antecipar as informações para a imprensa. De que forma? Antecipando as informações para a Assessoria de Comunicação Social / ACS. Assessoria de Comunicação Social / ACS

4 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Porque antecipar as notícias para imprensa? Notícia é todo assunto de interesse público. Exemplo: curso com inscrições encerradas não é mais de interesse da comunidade uma vez que não é possível se inscrever. Importante: informar a imprensa o que está para acontecer. Assessoria de Comunicação Social / ACS

5 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assuntos a serem trabalhados na imprensa Capacitação profissional (cursos). Inclusão Digital. Responsabilidade social. Especiais (empreendedorismo, agronegócios, artesanatos, saúde e outros).

6 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Cursos Data (início e término) Horário Carga horária Conteúdo Metodologia Pré-requisito Período de inscrição Importante: enviar as informações para ACS com até 10 dias de antecedência ao início do período de inscrição. Assessoria de Comunicação Social / ACS

7 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Outras ações Objetivo Data (início e término) Horário Local Programação Importante: enviar as informações para ACS com até 10 dias de antecedência. Cursos e eventos realizados Serão divulgados nos veículos internos da Sectes. Assessoria de Comunicação Social / ACS

8 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Casos de sucessos Comunicar a ACS sobre os casos de sucesso. Exemplo: alunos que se destacaram, participações em premiações, entre outros. Assessoria de Comunicação Social / ACS

9 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Fotos Formato JPEG. Resolução: mínimo 500k. Crédito (nome da pessoa que fez a foto). Importante: fotos enviadas em Word são inviáveis para publicação tanto na imprensa quanto nos veículos de divulgação da Sectes.

10 Entrevistas Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Citar que os CVTs e Telecentros integram o projeto estruturador do Governo de Minas Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, coordenado pela Sectes, por meio da Subsecretaria de Inovação e Inclusão Digital. Reforçar que Minas Gerais é o estado com o maior programa de inclusão digital e social do Brasil com 84 CTVs e 487 Telecentros interligados por 4,5 mil computadores conectados em rede. 400 mil pessoas qualificadas. Assessoria de Comunicação Social / ACS

11 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Veículos da Sectes Site da Inclusão Digital: Site da Sectes: Twitter da Sectes: FormaMinas: Boletim da Inclusão Digital (quinzenal) Jornal impresso da Sectes Boletim da Sectes Assessoria de Comunicação Social / ACS

12 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Veículos externos Jornal impresso Rádio Televisão Revista Site Rede sociais Assessoria de Comunicação Social / ACS

13 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Veículos criados pelas unidades Boletins e jornais impressos. Seguir o manual de identidade da Sectes para a aplicação de logomarcas. A primeira edição deve ser enviada para aprovação da ACS - Joseane Silva: Assessoria de Comunicação Social / ACS

14 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Contatos / Imprensa (mailing) Manter a ACS atualizada dos veículos jornalísticos que circulam nas cidades. Jornal, rádio, televisão, revista e site. Nomes, telefones e s dos jornalistas. Assessoria de Comunicação Social / ACS

15 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Clipping de notícias Enviar matérias escanneadas por . Enviar exemplares dos jornais impressos pelo correio. Enviar link dos sites por . TV e rádio: via relatório de mensuração mensal. Assessoria de Comunicação Social / ACS

16 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

17 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

18 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

19 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

20 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

21 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

22 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

23 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

24 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

25 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Assessoria de Comunicação Social / ACS

26 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Mensuração Planilha de notícias - enviar até o 5º dia útil de cada mês. Apenas notícias publicadas na imprensa. Não são contabilizadas as notícias divulgadas nos veículos de comunicação da Sectes, carros de som, anúncios pagos e panfletos. Assessoria de Comunicação Social / ACS

27 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Mensuração 2009 Inserções na Mídia Estimativa Imprensa Local (Motivada pela ACS) Imprensa e Eletrônica (Motivada pelos CVTs e Telecentros) Eletrônica (Motivada pela ACS) Outros Veículos Total Inserções *22 **120 ***4 ****5 151 *Notícias motivadas pela Assessoria de Comunicação. Contabilização feita a partir do clipping enviado pela Secom (Fonte: Ideia Fixa). **Notícias motivadas pelos CVTs e Telecentros. Contabilização feita a partir do envio de relatório por parte dos coordenadores das unidades. ***Entrevistas motivadas pela Assessoria de Comunicação / ACS. ****Notícias em blogs e sites contabilizadas a partir de pesquisas na internet. Assessoria de Comunicação Social / ACS

28 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Mensuração 2009 Produção de conteúdo Boletim Eletrônico Releases Assuntos trabalhados Inserções 15 132 1) Cursos e demais projetos da Rede de CVTs e Telecentros 2) 8ª Oficina para Inclusão digital 3) Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social 4) Prêmio TI & Governo 5) Prêmio Telecentros Brasil 2009 Assessoria de Comunicação Social / ACS

29 Manual de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Mensuração 2009 Premiações Premiado Prêmio Projeto 1) CVT de Itajubá 2) Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado 3) CVT de Brumadinho 1) Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social (Fundação Assis Chateaubriand) 2) TI & Governo (Plano Editorial) 3) Telecentros Brasil 2009 (Associação Telecentro de Informação e Negócios – ATN) 1) Projetos sociais de empresas públicas e privadas, instituições do terceiro setor, associações e fundações, ONG’s e OSCIPs 2) Aos 20 melhores projetos de governo eletrônico do Brasil 3) Projetos sociais de Alfabetização Digital; Melhores Práticas; Orientação e Capacitação; Personalidade de Inclusão Digital; e Produtos e Serviços Assessoria de Comunicação Social / ACS

30 Assessoria de Comunicação Social / ACS
Cristina Assis – Gerente de Comunicação Cristina Sanches – Jornalista (31) Joseane Silva – Relações Públicas (Eventos) (31)


Carregar ppt "Assessoria de Imprensa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google