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ANÁLISE DE TESE: GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR RODOVIÁRIO BRASILEIRO: O CASO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR- 163 NO ESTADO DO PARÁ TESE DE VANESSA JOSÉ DA ROCHA MESTRADO.

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1 ANÁLISE DE TESE: GESTÃO AMBIENTAL NO SETOR RODOVIÁRIO BRASILEIRO: O CASO DA PAVIMENTAÇÃO DA BR- 163 NO ESTADO DO PARÁ TESE DE VANESSA JOSÉ DA ROCHA MESTRADO EM GEOGRAFIA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2006 Aluno: André A. Gavlak

2 Este trabalho tem a preocupação maior de entender o panorama da gestão ambiental rodoviária com seus avanços e fragilidades, desta maneira, possui como objetivo geral discutir os instrumentos utilizados na gestão ambiental de empreendimentos rodoviários à luz do contexto sócio-ambiental, usando como estudo de caso a pavimentação da BR-163 no Estado do Pará. O BJETIVO

3 ORGANIZAÇÃO Em nenhum momento se fala o motivo de se estudar a pavimentação da BR-163. Apenas introduz o dilema entre a criação das rodovias e a gestão ambiental e territorial.

4 ORGANIZAÇÃO Revisão de literatura

5 ORGANIZAÇÃO Contribuição

6 H IPÓTESE “A gestão rodoviária não ocorre paralelamente à gestão ambiental e carece da aplicação de novos instrumentos ambientais que proporcionem a simultaneidade de ações no planejamento e na exceção de obras rodoviárias.”

7 M ETODOLOGIA Ausência de outras ferramentas para se realizar a pesquisa

8 P ORÉM... Apenas duas páginas de referências bibliográficas A dissertação possui 112 p. Citações não referênciadas: O Projeto PRODES Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite tem como objetivo monitorar o desflorestamento da Amazônia usando técnicas de interpretação de imagens de satélite;

9 TENTATIVA EXPLICAR FUNCIONAMENTO DOS DIVERSOS ÓRGÃOS ENVOLVIDOS Ausência de Figuras, gráficos e esquemas explicativos

10 EXPERIMENTO PARA VALIDAÇÃO Estudo de caso da pavimentação da BR-163

11 E RROS DE ORTOGRAFIA Vale ressaltar que pntes e bueiros são consideradas pelo IBAMA Segundo estimativas do DNIT, o custo por km seria de mais de R$ 1 milhão por quilômetro ISO - (International) Standardization Organization e operação de rodovias se que busquem pelo menos, minimizar os efeitos dos impactos inevitáveis.

12 EXISTE ALGUMA REFUTAÇÃO OU CONFIRMAÇÃO ? “[...]Foi observada também, a grande lacuna existente entre a tomada de decisão e a aplicação de instrumentos de gestão ambiental preconizados pela legislação e até mesmo a falta de adoção ou experiências já consolidadas em outros países e setores. Neste momento pode-se falar que a hipótese levantada anteriormente foi confirmada.”

13 A NÁLISE F INAL – P ONTOS POSITIVOS Tema pertinente Boa revisão bibliográfica A metodologia pode ser reproduzida

14 A NÁLISE F INAL – P ONTOS N EGATIVOS Pouca contribuição científica Metodologia pobre Compreensão do problema é confusa Resultados não satisfatórios CONCLUSÕES “Numa análise não conclusiva, pois são muitas as possibilidades, pode-se chegar à sugestão de se adotar a tríade de gestão ambiental-territorial- rodoviária como contribuição deste trabalho.”

15 Não foram relatadas dificuldades na realização do trabalho Erros de ortografia Faltou: 1. Justificar o uso da BR-163 como estudo de caso 2. Trabalho de campo na região 3. Elaborar uma metodologia de gestão integrada entre construção de rodovias e o meio ambiente A NÁLISE F INAL – P ONTOS N EGATIVOS


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