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PublicouGiovanna Valente Fonseca Alterado mais de 8 anos atrás
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C ICLO PDCA OU C ICLO DE D EMING
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H ISTÓRIA Desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por este;
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O QUE É O CICLO PDCA? Técnica simples que visa controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização;
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D EFINIÇÕES DO CICLO PDCA “Insere qualidade no produto final” (Suzuki, 2000); “Caminho para se atingir a meta” (Campos, 1996);
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D EFINIÇÕES DO CICLO PDCA “Não existe metodologia PDCA sem definição de uma meta a ser atingida”; “Valioso método de controle e melhoria dos processos organizacionais, que para ser eficaz deve estar disseminado e dominado conceitualmente e operacionalmente por todos os colaboradores da organização” (Souza e Mekbekian, 1993)
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PDCA Os Japoneses modificaram o ciclo de Deming, transformando-o em Ciclo PDCA: Método de controle de processos; Para melhoria da qualidade; Visa minimizar ou até mesmo eliminar os problemas numa organização.
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C ICLO PDCA - Método gerencial de tomada de decisão; - Visa resultados de excelente padrão para TODOS os que, direta ou indiretamente, tomam parte nas decisões ou resultados da organização ;
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C ICLO PDCA Baseia-se no princípio de que é necessário entender totalmente um processo, antes que se possa promover seu aprimoramento ou adoção;
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P = P LAN (P LANEJAR ) Nesta etapa são definidas: - Metas que se deseja atingir, geralmente anuais; - As metas devem elevar pontos importantes como as tendências de mercado, os fornecedores, a situação política do país e do mundo (SWOT – atual situação do país, o quê você tem em seu processo como ponto forte ou fraco?)
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P = P LAN (P LANEJAR ) Após definidas as metas, deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las.
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D = DO ( FAZER ) Aqui todos os envolvidos com as ações são treinados nos procedimentos ; Tais procedimentos têm como base as metas estabelecidas, Os envolvidos realizam as atividades e colhem dados, para a fase de verificação. FASE DE IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO
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C = C HECK (V ERIFICAR ) - Etapa puramente gerencial; - Verifica se ações executadas estão de acordo com as metas estabelecidas; - Dados utilizados: Aqueles coletados na etapa anterior, que são analisados e comparados com o planejado (fase planejar) - Utilização das ferramentas da qualidade.
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A = A CTION (A GIR ) Atuação corretiva, ou seja, caso a operação realizada não esteja de acordo com o planejado, deve-se atuar corretivamente através de planos de ação para a correção de rumo visando a meta estabelecida;
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A = A CTION (A GIR ) A melhoria contínua é feita a partir do momento em que as metas estabelecidas são atingidas; Volta-se à fase planejar e revisar as metas já atingidas traçando novos desafios, procedimentos, etc.
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O M ÉTODO DE S OLUÇÃO DE P ROBLEMAS PDCAFluxogram a FaseObjetivo 1Identificação do Problema Definir claramente o problema e reconhecer sua importância P2ObservaçãoInvestigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sistêmica 3AnáliseDescobrir as causas fundamentais 4Plano de AçãoConceber um plano para bloquear as causas fundamentais D5AçãoBloquear as causas fundamentais
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O M ÉTODO DE S OLUÇÃO DE P ROBLEMAS PDCAFluxogram a FaseObjetivo C6VerificaçãoVerificar se o bloqueio foi efetivo ?(Bloqueio foi efetivo) A7PadronizaçãoPrevenir contra o reaparecimento do problema 8ConclusãoRecapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro
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P ROCESSO PDCA pode ser utilizado em qualquer processo; Relacionamento Causa-Efeito: Sempre que algo ocorre ( fim, efeito, resultado ) existe sempre um conjunto de causas ( meios ) que podem ter influenciado”.
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C ONTROLE DE P ROCESSO Estabelecer diretriz de controle (Planejamento) Objetivos e metas; Método.
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C ONTROLE DE P ROCESSO Manutenção do nível de controle Atuar no resultado; Atuar na causa.
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C ONTROLE DE P ROCESSO Alteração da diretriz de controle (Melhorias)
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F OCOS NO PDCA Melhoria de resultados Processo não repetitivo; Meta com valor definido ; Procedimentos próprios para alcançar meta ; Ênfase na chefia; Descrito pelo “Método de solução do problemas”
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F OCOS NO PDCA Manter resultados Processo repetitivo; Meta com faixa variável de valores; Métodos com procedimento-padrão; Ênfase no operador
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C ENÁRIOS Projeção Estratégica : Cenários, em princípio, sem grandes surpresas, pela projeção estratégica das variáveis estudadas conforme parece que vai acontecer; Prospectiva Estratégica : Cenários alternativos, busca pelas “sementes de futuro” que levam a situações à frente de nosso tempo diversas do esperado (projeção de população daqui a 50 anos, de acordo com variáveis como expectativa de vida, taxas de natalidade, novos fatos, etc)
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C ENÁRIO Prospectiva Estratégica : Cenários alternativos, busca pelas “sementes de futuro” que levam a situações à frente de nosso tempo diversas do esperado (projeção de população daqui a 50 anos, de acordo com variáveis como expectativa de vida, taxas de natalidade, novos fatos, etc)
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O BJETIVOS E M ETAS Objetivos: Refletem-se na determinação e qualificação de todas as situações a atingir, definidas de acordo com as necessidades; Metas: São os desdobramentos dos objetivos; Podem ser refletidos em números a serem atingidos para que os objetivos possam ser alcançados
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M ETAS São os alvos que se procura atingir. Devem sempre, ser devidamente aprazadas e quantificadas;
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M ETAS METAS SMART S - Específica M - Mensurável A - Atingível R - Realizável T - Temporal
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E XERCÍCIO EM GRUPO Identifique as etapas de um processo TOTALMENTE entendido pela equipe; Determinem objetivos de melhoria para este processo; Traduza os objetivos em metas, números, dados; Quais seriam os possíveis problemas a serem controlados nesta proposição de melhoria? Como poderiam ser controlados?
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