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BNCC: currículo, educação e língua portuguesa

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Apresentação em tema: "BNCC: currículo, educação e língua portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Márcia Mendonça – Dep. de Linguística Aplicada (Unicamp)

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3 COMO FICA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

4 Roteiro Possíveis sentidos de uma base curricular comum.
Polêmicas em torno da BNCC Análises preliminares da BNCC quanto ao componente Língua Portuguesa

5 Possíveis sentidos de uma base nacional comum curricular
Sinalizar Nortear Regular Sinalizar aprendizagens consideradas essenciais para os alunos das escolas brasileiras, em termos de conteúdos, habilidades e competências. Nortear a elaboração de currículos locais. Regular a natureza das avaliações.

6 Possíveis sentidos de uma base nacional comum curricular
Restringir? Limitar? Obrigar?

7 Polêmicas em torno da BNCC
Anterior ao documento. Interior ao documento. Posterior ao documento. As etapas não se sucedem, mas se imbricam e se implicam, o tempo todo.

8 Críticas gerais à 1a versão da BNCC
Relações com outros documentos curriculares. Temas integradores / temas transversais (PCN EFII) Objetivos gerais da área Eixos de ensino Natureza da redação dos objetivos de aprendizagem – interferência de descritores de avaliação. Detalhamento de objetivos.

9 Aspectos gerais da organização da BNCC
Campos de atuação / campos de experiências. Eixos de formação. Objetivos de aprendizagem. Progressão de aprendizagens ao longo dos anos.

10 EIXOS DE FORMAÇÃO LETRAMENTOS E CAPACIDADE DE APRENDER.
LEITURA/ INTERVENÇÃO DO/NO MUNDO NATURAL E SOCIAL. ÉTICA E PENSAMENTO CRÍTICO/ PENSAMENTO CRÍTICO E PROJETO DE VIDA. SOLIDARIEDADE E SOCIABILIDADE.

11 TEMAS INTEGRADORES Economia, educação financeira e sustentabilidade
Culturas indígenas e africanas Culturas digitais e computação Direitos humanos e cidadania Educação ambiental

12 O COMPONENTE CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

13 CAMPOS DE ATUAÇÃO (LP) EF I e EF II EM CAMPO DA VIDA COTIDIANA
CAMPO LITERÁRIO CAMPO POLÍTICO-CIDADÃO CAMPO INVESTIGATIVO CAMPO DAS PRÁTICAS LITERÁRIAS I, II E III CAMPO DAS PRÁTICAS POLÍTICO-CIDADÃS CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISA (CAMPO DO TRABALHO) (CAMPO CULTURAL DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO)

14 Língua como prática social
Diversidade textual (de gêneros e esferas). Ênfase nas capacidades de linguagem. Conhecimentos linguísticos atrelados às práticas de linguagem nos eixos da leitura, oralidade e escrita.

15 Eixos de ensino no componente LP
LEITURA ORALIDADE/SINALIZAÇÃO ESCRITA CONHECIMENTOS SOBRE A LÍNGUA (E SOBRE A NORMA PADRÃO – EM) SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA CONVENÇÕES DA ESCRITA VOCABULÁRIO PCN (EFII) USOS LEITURA/ ESCUTA PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA REFLEXÃO SOBRE OS USOS

16 Novidades em relação à tradição escolar em LP
EFI e EFII Destaque para o campo investigativo: gêneros discursivos; eventos de letramento; capacidades de linguagem envolvidas nesse campo. Ensino Médio Inversão cronológica das obras e autores literários no EM.

17 Campo investigativo (LP)
Participação em situações de leitura de textos que possibilitem conhecer os gêneros expositivos e argumentativos, a linguagem e as práticas relacionadas ao estudo, à pesquisa e à divulgação científica, favorecendo a aprendizagem dentro e fora da escola.

18 Campo investigativo (LP)
Enunciados de tarefas escolares Entrevistas Relatos de experimentos Notas de divulgação científica Quadros Gráficos Tabelas Verbetes de enciclopédia Obras disponibilizadas em meios digitais virtuais.

19 Campo investigativo (EF) / Campo das práticas de estudo e pesquisa (EM)
EIXO ORALIDADE

20 Eixo da LEITURA (todos os campos – EFI)

21 Eixo da LEITURA (campo político-cidadão-EFI)

22 Eixo da LEITURA – campo político-cidadão-EFII

23 Eixo da LEITURA – campo político-cidadão-EM

24 Comparando as versões da BNCC
1ª versão Menção à literatura de matriz africana e indígena mencionada no 6o ano e no 1o ano do EM. Campo do trabalho Campo cultural das tecnologias de informação e comunicação. 2ª versão Maior ênfase no cânone nacional. -----

25 Um pouco do atual estado de coisas?
Decisões que desconsideram a lei, como o golpe perpetrado contra a democracia brasileira. Novas leis que proíbem o trabalho com questões de gênero e identidade sexual. Liminares que proíbem professores – da escola básica e das universidades - de falar e se posicionar acerca de certos assuntos. Perspectiva de retrocesso em políticas sociais de: acesso à educação e permanência na escola; Formação de professores; ….

26 COMO FICA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

27 COMO FICA A DEMOCRACIA BRASILEIRA?

28 #VAI TER LUTA PELA DEMOCRACIA BRASILEIRA

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