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Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade

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Apresentação em tema: "Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Texto VI Hospitalidade Urbana: acessibilidade, legibilidade e identidade. Lucio Grinover Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade

2 Na hospitalidade se encontra sempre a fronteira entre o pertencer a alteridade (caráter ou qualidade do que é outro). O local da hospitalidade é um lugar que não é o seu e onde não se deve permanecer, senão não seria hospitalidade, seria uma partilha ou um encontro num lugar neutro sem hospitalidade. É o lugar da regeneração constante do social, uma vez que é o lugar onde se vive a prova do estrangeiro.

3 A relação de hospitalidade, pressupõe sempre abertura, respeito e delicadeza.
Quando nos dispomos a receber alguém, fazemos com o máximo de cortesia, sem desrespeitar a sua condição de outro. A hospitalidade constitui um acontecimento ético por excelência, devendo dizer respeito a todas as práticas de relação social que nos permitem fazer um mundo mais humano. A hospitalidade não é a partilha onde tudo pertence a todos. Ela cria fronteira, limites e obriga a um jogo de papéis.

4 As práticas de hospitalidade contribuem para dar uma configuração antropológica aos lugares do cotidiano, na riqueza da sua diversidade e pluralidade, os destinos individuais. A hospitalidade não deve estar ligada a um sentido artificial, reduzida a um ritual de comércio e falsa cortesia, ligada à sensibilidade presente na essência do ser humano. A necessidade de ampliar a visão de Hospitalidade estimulam um estudo no contexto social, antropológico e filosófico mais amplos.

5 O que é uma cidade hospitaleira?

6 Dimensões da Hospitalidade nas Cidades
A hospitalidade pública pode ser analisada sobre três fatores: Acessibilidade Legibilidade Identidade Essas categorias nos faz refletir no sentido mais amplo e real da relação da cidade com o seu anfitrião (trajetos do cotidiano) e seu hóspede (atrativos turísticos).

7 Acessibilidade A “acessibilidade” é entendida inicialmente como a modalidade de acesso da população ao consumo, ao usufruto de serviços e dos encargos correspondentes. Para superar os obstáculos relacionados à discriminações, seleções, ausência de informações sobre a existência e o uso de determinados serviços. Aspectos tangíveis: estado do sistema de transporte, infra-estrutura viária, localização do local que deseja ter acesso. Aspectos Intangíveis: espaços de contato, representações.

8 Acessibilidade – São Paulo

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10 Legibilidade Entende-se por “legibilidade” de ambiente urbano, a qualidade visual de uma cidade, ou de um território, analisada por meio de estudos da imagem mental que dela fazem, antes de mais nada, seus habitantes. Com “legibilidade” pretende-se indicar a facilidade com que as partes de uma cidade (ou de um território) podem ser reconhecidas e organizadas num modelo coerente (bairros, marcos,vias). Interpretação da imagem da cidade (lugar de olhar e ser olhado). Semiótica urbana: percepção, leitura e interpretação. Mensagens e significados.

11 Legilibidade – São Paulo

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13 Identidade A“identidade” entende-se como sendo determinada pela fonte de significado e experiência de um povo. Calhoun, citado por Castells em “O Poder da Identidade” (1999), diz: “Não temos conhecimento de um povo que não tenha nomes, idiomas ou culturas em que alguma forma de diferenciação entre o eu e o outro, nós e eles não seja estabelecida...”. Representação do território em uma perspectiva cultural, econômica, social e política.

14 Identidade – São Paulo

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16 Hospitalidade Pública ou Social
No espaço público a hospitalidade assume sua dimensão política. Por melhor que seja a nossa hospitalidade doméstica ou os cuidados com que um cerca o hóspede, seu interesse está na cidade que recebe. A única maneira de construir a hospitalidade pressupõe a capacidade de conhecer a cidade como ela é, e reconhecê-la como realidade. A hospitalidade doméstica e a hospitalidade comercial são espaços preliminares ao verdadeiro espaço da hospitalidade que é a cidade.

17 Análise e Reflexões Tanto a hospitalidade comercial como a hospitalidade pública nutrem-se da mesma matriz, a hospitalidade doméstica. Verifica-se que a hospitalidade privada exerce forte influência sobre a comercial e isso pode ser identificado na questão da influência cultural dos povos, de seus gestos e símbolos. Não existem políticas e explícitas em hospitalidade, considerando a escassez de estudos neste campo. Entretanto, a partir do que já investigamos, algumas hipóteses podem ser propostas.

18 OS DESAFIOS DA HOSPITALIDADE
Repensar o turismo – a hospedagem mais importante do que a viagem Repensar a hotelaria – quem recebe é a cidade Repensar a gastronomia – a comensalidade Repensar os eventos – rituais de recepção Repensar o lazer urbano – a dimensão do entretenimento


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