A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma"— Transcrição da apresentação:

1 Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
SAÚDE DO IDOSO Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma

2 Introdução Cientificamente o envelhecimento do organismo como um todo está relacionado com o fato das células somáticas  do corpo irem morrendo uma após outra e não serem substituídas por novas como acontece na juventude. O envelhecimento é um processo continuo de crescimento, emocional, intelectual e psicológico .

3 Política Nacional de atenção a Saúde do Idoso
Politica que rege ao SUS garantir a atenção integral á Saúde do idoso, dando ênfase no envelhecimento saudável e ativo. A saúde da pessoa idosa e o envelhecimento são preocupações relevantes do Ministério da Saúde; é uma das áreas estratégicas do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (DAPES) do Ministério da Saúde.

4 Leis Diante da crescente demanda de uma população que envelhece e em acordo com os direitos previstos na Constituição de 1988, em 1994 foi promulgada a Política Nacional do Idoso, através da Lei 8.842/94, regulamentada em 1996 pelo Decreto 1.948/96. Esta política assegurou direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade e reafirmando o direito à saúde nos diversos níveis de atendimento do SUS.

5 Em 1999, a Portaria Ministerial nº 1
Em 1999, a Portaria Ministerial nº 1.395/99 estabelece a Política Nacional de Saúde do Idoso, na qual se determina que os órgãos do Ministério da Saúde relacionados ao tema promovam a elaboração ou a adequação de planos, projetos e ações em conformidade com as diretrizes e responsabilidades nela estabelecidas.

6 Em 2002 é proposta a organização e implantação de Redes Estaduais de Assistência à Saúde do Idoso (Portaria GM/MS nº 702/2002) tendo como base a condição de gestão e a divisão de responsabilidades, definidas pela Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS 2002). Como parte de operacionalização das redes, são criados os critérios para cadastramento dos Centros de Referência em Atenção à Saúde do Idoso. Na portaria 703 de 2002 instituiu o Programa de assistência aos portadores de Alzheimer e o Protocolo para os portadores da mesma.

7 Em 2003, o Congresso Nacional aprova e o Presidente da República sanciona o Estatuto do Idoso, considerado uma das maiores conquistas sociais da população idosa em nosso país, ampliando a resposta do Estado e da sociedade às necessidades da população idosa. O Capítulo IV da referida Lei, que reza especificamente sobre o papel do SUS na garantia da atenção à saúde da pessoa idosa de forma integral e em todos os níveis de atenção.

8 No decreto n° 5.109, de 17 de junho de 2004, dispõe sobre a composição , estruturação, competências e funcionamento do Conselho Nacional dos direitos dos idosos, o qual tem a finalidade de elaborar as diretrizes para formular a politica voltada ao Idoso.

9 A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, Portaria nº 2
A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, Portaria nº de 2006 tem por finalidade primordial recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.

10 A Política Nacional de Saúde do Idoso visa a promoção do envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria da habilidade funcional dos idosos, a prevenção de doenças, aos que adoecem promove a recuperação da saúde e possível reabilitação daqueles que venham a ter a sua capacidade funcional restringida, de modo a garantir estabilidade no meio em que convivem, exercendo independentemente sua função na sociedade.

11 Principais Doenças que Atingem Idosos
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças mais comuns apresentadas por idosos são: Doenças Cardiovasculares: hipertensao,Infarto, Angina, Insuficiência Cardíaca Derrames (Acidente Vascular Cerebral – AVC)  Câncer Pneumonia Enfizema e Bronquite Crônica Infecção urinária Diabetes Osteoporose Osteartrose Mal de Alzheimer e Parkinson Depressão

12 Ações que promovem promoção, proteção e recuperação da saúde
Capacidade de identificar os fatores determinantes da qualidade de vida da pessoa idosa, em seu contexto familiar e social. Estimular a organização de grupos de idosos para discussão e troca de experiências relativas à sua saúde e como melhorar a qualidade de vida. Construir um saber direcionado às práticas de educação em saúde do idoso.

13 Para a OMS a participação em atividades físicas leves e moderadas pode retardar os declínios funcionais. Assim, uma vida ativa melhora a saúde mental e contribui na gerência de desordens como a depressão e a demência. Existe evidência de que idosos fisicamente ativos apresentam menor prevalência de doenças mentais do que os nãos ativos. Sendo assim, deve-se estimular a população idosa à prática de atividades físicas capazes de promover a melhoria da aptidão física relacionada à saúde. Segundo estudos epidemiológicos, a prática das atividades físicas proporciona benefícios nas áreas psicofisiológicas.

14  Os profissionais de saúde devem contribuir para independência e o envelhecimento ativo dos idosos, organizarem a atenção levando em conta os recursos necessários para responder de forma flexível às necessidades de saúde dos idosos e suas famílias.

15 Referências bibliográficas
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília , p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006, v. 12) Acesso em 01/06/2016


Carregar ppt "Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google