A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula 8527141.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula 8527141."— Transcrição da apresentação:

1 IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula 8527141

2 Ivan Vilela “violeiro” Compositor, arranjador, p esquisador, professor e vio leiro brasileiro. Ivan Vilela é professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA). Em 2010, a TV Cultura exibiu o especial Ivan Vilela sobre o instrumentista. É diretor da Orquestra Filarmônica de Violas. É também endorsed das cordas Giannini.Compositorarranjadorp esquisadorprofessorvio leirobrasileiroEscola de Comunicações e Artes da Universidade de São PauloTV CulturaOrquestra Filarmônica de Violas

3 Problemática do Ensino Musical O conteúdo curricular de nível superior no Brasil refere-se em especial à música erudita Europeia; Não consideram a música popular de extrema distinção cultural e intelectual; Cultura de soma: é difícil abordar um tema musical específico sem pressupor aspectos xenofóbicos; Principais correntes metodológicas brasileiras foram importadas da França ou da Alemanha; Primeira Faculdade de Música Popular em 1989, de metodologia Norte Americana; Não há relevância no tratamento do tema.

4 Método por detrás da cultura “Acreditamos que a música popular deva ser ensinada nas escolas principalmente se aliada a ela o seu processo histórico, pois a música popular brasileira foi, desde o seu surgimento, a principal cronista dos anseios e acontecimentos ocorridos no seio do povo do Brasil.” “ Vamos criar algo pra ensinar a quem?” Música europeia + Música norte americana + Música Popular Brasileira; A Globalização deve agir de modo a instigar a aceitação e a tolerância.

5 A MÚSICA CONTANDO HISTÓRIA A música popular foi narradora de muitos dos acontecimentos históricos de nosso País: O que poderíamos saber do que ocorreu no sertão nordestino, nos morros cariocas nos anos de 1930, ou no seio das migrações caipiras para São Paulo se não fosse pela música popular que tudo narrou e registrou? Nos anos de chumbo da ditadura militar, quando a imprensa se encontrava amordaçada, foi a música a principal cronista dos acontecimentos de nossa sociedade? Arievaldo Viana: “Um forró em Canide”

6 “Cultura erudita x Cultura popular” Desde a Era Colonial, os princípios aqui vigorados eram baseados nos costumes europeus; Um rico processo sócio-histórico se descortinou, a cultura popular será então tratada por pessoas com “baixo nível, iletradas, das periferias”. Porém, de fato relacionava-se de modo próximo à realidade vivida pela maioria da época e difundiu-se com facilidade; A música popular entra como manifesto de um povo que não se “encaixava” nos padrões estabelecidos pela Coroa; Esse distanciamento promoveu, inclusive, interpretações ímpares de diversas peças eruditas na tentativa de “imitar” as referências: trunfo da ignorância.

7 Distanceamento de polos gerando diversidade “Gigante pela própria natureza” Brasil: riqueza e diversidade cultural inestimável Singularidade e Pluralidade expostas à ação do tempo: pela falta de comunicação e grafia dos manifestos populares, o que se consagra é a interpretação do artista ou, ainda, a memorização do povo em geral.

8 POIS ENTÃO, O QUE É MÚSICA POPULAR? O cotidiano do povo, narrado em canções e contos, foi registrado principalmente a partir de composições de negros e brancos pobres de classe média. Por meio de mestres imortais da música popular no início do século podemos, ainda hoje, partilhar dessa história que talvez não fora narrada de maneira precisa por outras vias de comunicação. A música popular exprime necessidades de uma população em um certo período de tempo.

9 Aprender música popular brasileira nas escolas pode ser uma maneira bela de percebermos que vivemos num mundo de multiculturalidade e não de monocultura como as mídias televisivas, radiofônicas e impressas insistem em nos mostrar. Aprender música popular brasileira nas escolas pode ser um jeito gostoso de conhecer o Brasil e sua exuberância natural e cultural. Aprender música popular brasileira nas escolas pode ser uma maneira de nos orgulharmos de sermos brasileiros por sermos os autores da maior expressão musical popular existente no planeta. Aprender música popular brasileira nas escolas pode ser uma maneira bonita de nos sentirmos brasileiros.

10 “ (...) a Escola passa também a ser um veículo importante de formação e divulgação da Música Popular Brasileira e valorização de nossa própria cultura, tão depreciada ultimamente.

11 Universidade de São Paulo FFCLRP Departamento de Música Prof. Marcos Câmara de Castro Maio / 2015


Carregar ppt "IVAN VILELA “Música Popular nas Escolas” Ana Carolina Bonagamba de Paula 8527141."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google