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 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,

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Apresentação em tema: " Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,"— Transcrição da apresentação:

1  Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying, depredação do patrimônio público, em todo o mundo e na escola.

2 A política aponta o desejo de empreender relações mais solidárias, dialógicas e marcar a luta por justiça social e por educação em e para os direitos humanos. OBJETIVO Fomentar ações em rede intersetorial, visando subsidiar os profissionais da educação promoverem uma educação em e para os direitos humanos na Educação Básica. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA

3 Orienta a criação de Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola/ NEPRE, NEPRE/SED NEPRE/GERED NEPRE/ESCOLA

4 Constituir uma equipe composta por:  Um coordenador  Técnicos das Gerências da Diretoria de Gestão da Rede Educacional, identificando profissionais multidisciplinares (psicólogo, sociólogo, pedagogo, assistente social, entre outros)  Um técnico representante das demais Diretorias da SED. Estrutura do Núcleo na SED

5 Estrutura do Núcleo na GERED Constituir uma equipe coordenadora do Núcleo, com:  Um coordenador  Técnicos da Gerência, conforme a composição da estrutura, identificando profissionais multidisciplinares (psicólogo, sociólogo, pedagogo, assistente social, entre outros). NEPRE/SED

6 Estrutura do Núcleo na ESCOLA Constituir uma equipe coordenadora do Núcleo, com:  Coordenação técnica (preferencialmente de especialistas em assuntos educacionais; efetivos na unidade escolar)  Gestor  Representantes de alunos  Representantes de pais  Representantes de lideranças do entorno da escola. NEPRE/SED

7 Atribuições do NEPRE/Escola  Criar na escola um espaço de referência para: a) Ouvir e considerar as falas sobre violências, quer sejam feitas em sala de aulas, na sala do gestor ou de outros funcionários, privilegiando-se os espaços coletivos. b) Atender, com atenção, às demandas das famílias que procuram a escola para comunicar problemas de violências enfrentados por seus filhos, inclusive as que ocorrem no entorno da escola;

8 Educação  trabalho primordial da escola  primeiro ato de prevenção Prevenção  Focada nas violências na escola, significa evitar ou impossibilitar a ocorrência deste fenômeno.  10 passos (Rocha,2011, p. 29) Atenção  na educação configura-se com metodologias de olhar, de escuta, de acolhimento e de diálogo na relação professor- aluno, Ações da Política

9 Atendimento  ação de solucionar situações e fatos já ocorridos, onde a educação, a prevenção e a atenção não foram efetivas. promoção da gestão democrática, constituindo-se, assim, a rede de atendimento.

10 Principais Atribuições do NEPRE  Difundir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens a valorização da vida como patrimônio fundamental da humanidade, visando à conscientização para o cuidado e o respeito pela vida.  Fomentar a construção de uma rede de encaminhamentos às entidades para o atendimento às ocorrências das violências que fogem do alcance das estratégias de prevenção e soluções no próprio âmbito da escola. NEPRE/SED

11 Principais Atribuições do NEPRE  Contribuir para a efetivação da Educação em e para os Direitos Humanos na Educação Básica  Garantir inclusão das temáticas violência, educação sexual, uso/abuso de álcool outras drogas, entre outros, nos Projetos Políticos-Pedagógicos.

12 Principais Atribuições do NEPRE  Implantar/implementar programas, projetos e campanhas Federal, Estadual e Municipal, que contribuem com as ações da Política  APOIA, PROERD, PSE/SPE  Instituir a cultura do respeito, da paz e da solidariedade, utilizando as metodologias da conciliação/mediação de conflito e justiça restaurativa.

13 1º CADERNO PEDAGÓGICO REFLEXÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA


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