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PublicouJoão Pedro Sequeira Figueira Alterado mais de 8 anos atrás
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Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying, depredação do patrimônio público, em todo o mundo e na escola.
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A política aponta o desejo de empreender relações mais solidárias, dialógicas e marcar a luta por justiça social e por educação em e para os direitos humanos. OBJETIVO Fomentar ações em rede intersetorial, visando subsidiar os profissionais da educação promoverem uma educação em e para os direitos humanos na Educação Básica. POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
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Orienta a criação de Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola/ NEPRE, NEPRE/SED NEPRE/GERED NEPRE/ESCOLA
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Constituir uma equipe composta por: Um coordenador Técnicos das Gerências da Diretoria de Gestão da Rede Educacional, identificando profissionais multidisciplinares (psicólogo, sociólogo, pedagogo, assistente social, entre outros) Um técnico representante das demais Diretorias da SED. Estrutura do Núcleo na SED
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Estrutura do Núcleo na GERED Constituir uma equipe coordenadora do Núcleo, com: Um coordenador Técnicos da Gerência, conforme a composição da estrutura, identificando profissionais multidisciplinares (psicólogo, sociólogo, pedagogo, assistente social, entre outros). NEPRE/SED
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Estrutura do Núcleo na ESCOLA Constituir uma equipe coordenadora do Núcleo, com: Coordenação técnica (preferencialmente de especialistas em assuntos educacionais; efetivos na unidade escolar) Gestor Representantes de alunos Representantes de pais Representantes de lideranças do entorno da escola. NEPRE/SED
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Atribuições do NEPRE/Escola Criar na escola um espaço de referência para: a) Ouvir e considerar as falas sobre violências, quer sejam feitas em sala de aulas, na sala do gestor ou de outros funcionários, privilegiando-se os espaços coletivos. b) Atender, com atenção, às demandas das famílias que procuram a escola para comunicar problemas de violências enfrentados por seus filhos, inclusive as que ocorrem no entorno da escola;
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Educação trabalho primordial da escola primeiro ato de prevenção Prevenção Focada nas violências na escola, significa evitar ou impossibilitar a ocorrência deste fenômeno. 10 passos (Rocha,2011, p. 29) Atenção na educação configura-se com metodologias de olhar, de escuta, de acolhimento e de diálogo na relação professor- aluno, Ações da Política
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Atendimento ação de solucionar situações e fatos já ocorridos, onde a educação, a prevenção e a atenção não foram efetivas. promoção da gestão democrática, constituindo-se, assim, a rede de atendimento.
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Principais Atribuições do NEPRE Difundir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens a valorização da vida como patrimônio fundamental da humanidade, visando à conscientização para o cuidado e o respeito pela vida. Fomentar a construção de uma rede de encaminhamentos às entidades para o atendimento às ocorrências das violências que fogem do alcance das estratégias de prevenção e soluções no próprio âmbito da escola. NEPRE/SED
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Principais Atribuições do NEPRE Contribuir para a efetivação da Educação em e para os Direitos Humanos na Educação Básica Garantir inclusão das temáticas violência, educação sexual, uso/abuso de álcool outras drogas, entre outros, nos Projetos Políticos-Pedagógicos.
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Principais Atribuições do NEPRE Implantar/implementar programas, projetos e campanhas Federal, Estadual e Municipal, que contribuem com as ações da Política APOIA, PROERD, PSE/SPE Instituir a cultura do respeito, da paz e da solidariedade, utilizando as metodologias da conciliação/mediação de conflito e justiça restaurativa.
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1º CADERNO PEDAGÓGICO REFLEXÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
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