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Sistemas de Transposição de Desnível da UHE Tucuruí

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Apresentação em tema: "Sistemas de Transposição de Desnível da UHE Tucuruí"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Transposição de Desnível da UHE Tucuruí
(Eclusas de Tucuruí) Engº Gleilson Mendes Nunes Assistente da DAQ/DNIT (61)

2 Canal intermediário: 5,5 km Desnível: 69 m
1. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS Câmaras: 02 (210 x 33m) Canal intermediário: 5,5 km Desnível: 69 m Capacidade Comboio tipo: t Capacidade de carga: 70 milhões t/ano Convenente: Eletronorte Principais empresas contratadas: - Camargo Corrêa (Obras civis) - Consórcio Odebrecht/Bardella (Equipamentos)

3 2. PRINCIPAIS CONTRATOS CONTRATOS: Contrato 009/98-MT: execução das obras civis das eclusas 1 e 2, canal e dique intermediário tendo como contratada a empresa Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A. Este contrato foi sub-rogado pelo DNIT à Eletronorte em 28/03/2007 conforme previsto no item 2.I da Cláusula Terceira do Convênio. Contrato 037/99-MT: execução do projeto, fabricação, fornecimento, transporte, montagem e teste na obra dos equipamentos mecânicos e eletromecânicos das eclusas. Este contrato foi sub-rogado à Eletronorte em 28/02/2008.

4 3. HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO
Em 1981, foram iniciadas as obras do Sistema de Transposição de Desnível pela Eclusa 1, obras essas consideradas como obrigatórias para o barramento do rio e o enchimento do Reservatório. Até 1984 as obras tiveram andamento normal e, a partir daí, o ritmo foi diminuindo até a total paralisação em

5 Concreto Convencional: 431.000 m³
3. HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO Escavação Comum: Escavação em Rocha: Concreto Convencional:

6 3. HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO
Em 1997 foram elaborados estudos técnicos de atualização do Projeto Básico, necessários à conclusão das Eclusas de Tucuruí. Em setembro de 1998 o Ministério dos Transportes assinou o Termo Aditivo ao Contrato DT-TUC-100/81, para a conclusão das obras civis das Eclusas de Tucuruí, com a empresa Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A.

7 3. HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO
De 2002 a 2004 (32 meses) as obras civis estiveram paralisadas, inicialmente em conseqüência da suspensão dos recursos financeiros por ordem do TCU, posteriormente o Ministério dos Transportes através da portaria nº 05 de , determinou a suspensão de todos os contratos administrados pelo DNIT. Somente em julho/2004 as obras foram retomadas.

8 3. HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO
Eclusa 1 Com a emissão da Ordem de Serviço nº.01/2004 em , as obras foram reiniciadas em ritmo intenso, sendo gradativamente desacelerada, em conseqüência da não continuidade na liberação dos recursos previstos no Orçamento Geral da União – OGU de 2005, e totalmente paralisadas em outubro de 2005. Canal Intermediário - Dique Eclusa 2 Canteiro

9 3. HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO
Com a emissão da Ordem de Serviço nº.01/2007 em , as obras foram reiniciadas, com a previsão de operação do Sistema de Transposição em

10 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA
Eclusa 1 Eclusa 2 Canal Intermediário

11 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA
LINHA B Eclusa 1 LINHA C LINHA A Dimensões internas da câmara: Comprimento: 210m Largura: 33m Volume: m³ BLOCO DE RESTITUIÇÃO MURO GUIA DE MONTANTE MURO GUIA DE JUSANTE BLOCO MÁSCARA

12 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA
Eclusa 1

13 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA
Eclusa 1

14 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA
Canal Intermediário - Vertedouro

15 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA
MURO GUIA DE JUSANTE LINHA “A” LINHA “B” LINHA “C” MURO GUARDA DE JUSANTE CANAL DE ESVAZIAMENTO BLOCO COMPORTA DE ESVAZIAMENTO TÚNEL DE ESVAZIAMENTO MURO GUIA DE MONTANTE PONTE DE JUSANTE TÚNEL DE ENCHIMENTO BLOCO COMPORTA DE ENCHIMENTO TOMADA D’ÁGUA Eclusa 2

16 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA
Eclusa 2

17 4. CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA
Eclusa 2

18 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS ECLUSA 1: 94% LEGENDA: 1981-2005
(REALIZADO) (MARÇO 2009) (A REALIZAR)

19 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Eclusa 1

20 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Eclusa 1

21 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Eclusa 1

22 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Eclusa 1

23 CANAL INTERMEDIÁRIO: 84%
5. SITUAÇÃO DAS OBRAS CANAL INTERMEDIÁRIO: 84% LEGENDA: (REALIZADO) (MARÇO 2009) (A REALIZAR)

24 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS CANAL INTERMEDIÁRIO: VERTEDOURO

25 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS CANAL INTERMEDIÁRIO: DIQUE

26 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS ECLUSA 2: 70% LEGENDA: 1981-2005
(REALIZADO) (MARÇO 2009) (A REALIZAR)

27 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Eclusa 2

28 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Eclusa 2

29 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Eclusa 2

30 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Eclusa 2

31 Avanço físico Eclusa 1: 94% Avanço físico Canal Intermediário: 84%
5. SITUAÇÃO DAS OBRAS Avanço físico Eclusa 1: 94% Avanço físico Canal Intermediário: 84% Avanço físico Eclusa 2: 70% Avanço físico Total: 83%

32 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS RESIDÊNCIAS PARA REALOCAÇÃO DE FAMÍLIAS

33 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS RESIDÊNCIAS PARA REALOCAÇÃO DE FAMÍLIAS

34 5. SITUAÇÃO DAS OBRAS RESIDÊNCIAS PARA REALOCAÇÃO DE FAMÍLIAS

35 6. EXECUÇÃO FINANCEIRA Tabela 1 – Quadro resumo dos recursos Orçamentários

36 Ministério dos Transportes


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