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Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha

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Apresentação em tema: "Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha"— Transcrição da apresentação:

1 Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Vídeo na Educação TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA MÍDIAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha

2 PLANO DE AULA Conteúdo: Separação do lixo Público alvo: 2º ano (a partir de 7 anos) Objetivos: - Diferenciar os tipos de lixo que produzimos em nosso dia a dia; - Relacionar as cores das lixeiras conforme o lixo correspondente; - Perceber a importância da separação do lixo, para que este possa ser reaproveitado; - Compreender que como nós produzimos o lixo é nossa responsabilidade dar a ele o destino correto; - Estimular a coordenação motora, através de atividades para colorir, recorte, colagem e atividade lúdica.

3 Recursos utilizados: Vídeo “Reciclagem”, como explanação do tema, montado pelas professoras, onde mostra as diferentes lixeiras e alerta sobre não colocar lixo no chão.

4 Montagem de um porta-lápis reutilizando uma garrafa pet.
Será solicitado aos alunos que tragam de casa: cola, tesoura e uma garrafa pet (vazia e limpa). Deverão recortar a garrafa ao meio e as professoras fornecerão materiais (cola colorida, fitas, adesivos ou figuras) para que os alunos decorem suas respectivas garrafas e, por fim, colarão o símbolo da reciclagem, também fornecido pelas professoras.

5 Dinâmica: A Separação do Lixo
Esta dinâmica consiste em: organizar a sala de uma maneira que esta fique parecendo um local poluído, contendo diversos desenhos de lixos espalhados pelo chão. Em um determinado local, haverá desenhos de lixeiras adequadas para cada tipo de lixo. Este ambiente será propiciado pelas professoras. Será solicitado aos alunos que juntem os lixos do chão e os grudem na lixeira correspondente. As lixeiras estarão dispostas nas seguintes cores: vermelha (plástico), azul (papel), verde (vidro), amarelo (metal) e marrom (orgânico). Após separarem o lixo, as professoras irão conferir e, se necessário, com o auxílio da turma, corrigir os possíveis erros cometidos.

6 Texto de Apoio: Educação Ambiental, página 107, retirado do livro Coleção Marcha Criança Ciências, da editora Scipione.

7 Desenvolvimento: A aula iniciará com os alunos assistindo ao vídeo “Reciclagem” elaborado pelas professoras, onde observarão como podemos ajudar a não poluir o nosso planeta. Após, será feita a leitura do texto, abordando a importância da separação do lixo, contribuindo para não poluir o meio ambiente, a leitura poderá ser feita oral, cada aluno lê uma parte e, juntos, tiram as dúvidas que surgirem. As professoras abrirão um espaço para uma conversa acerca do que eles entendem sobre a separação do lixo: - Quem separa o lixo em casa? O que entendem por separação de lixo? O que acham que acontece com o lixo após a coleta?

8 Quando voltarem do intervalo, a professora deixará a sala pronta para a dinâmica de separação do lixo, no final da atividade quando a sala já estiver limpa e os alunos terminarem de separar por categoria os lixos, poderão conversar sobre o que acharam da dinâmica, como se sentiram separando o lixo e poderão dar dicas de como realizar esta tarefa em casa e na comunidade onde vivem. Para finalizar a aula, construirão o porta-lápis (já explicado em recursos) com o auxílio da professora.

9 Referências  SILVA, Marco Aurélio da. Como fazer um plano de aula. Disponível em < Acesso em 07 nov TEREZA Maria, CARMO Maria do, COELHO Armando. Marcha Criança: ciências. São Paulo: Scipione, 1996.


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