A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Anglo Saxônica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Anglo Saxônica"— Transcrição da apresentação:

1 América Anglo Saxônica
8º Ano

2 A colonização dessa parte do continente iniciou no século XVl, os grupos indígenas que habitavam a região sofreram constantes ataques. Ingleses: Instalaram-se no litoral do Atlântico. Fundaram cidades, entre elas Nova York e Boston. Franceses: Ocuparam a Foz do rio São Lourenço, chegaram a foz do rio Mississipi e fundaram as cidades de Quebec e Montreal. Espanhóis: Ocuparam a região do Golfo do México até o litoral do Pacífico (parte sul da América Anglo Saxônica). Russos: Ocuparam o extremo norte (região do atual Alasca).

3

4 Os Estados Unidos deixaram de ser colônia e tornaram-se país independente (1776). Expandiram –se para o oeste, posteriormente várias partes foram compradas e outras conquistadas por meio de guerras. Quebec, Canadá é uma área de forte influência francesa (idioma, cultura e tradições), gerando a questão da emancipação dessa província.

5

6 Relevo O relevo está assentado em diferentes estruturas geológica: no oeste, dobramentos modernos deram origem as cadeias montanhosas; na parte central grandes planícies assentaram-se sobre as bacias sedimentares; a leste encontram-se antigos planaltos.

7

8 Montanhas rochosas Canadá

9 Hidrografia Apresenta densa rede hidrográfica, a área tracejada no mapa representa a bacia Mississipi-Missouri. Os importantes afluentes são: Ohio e ArKansas Os principais rios que correm para o Pacífico são: Colorado, Colúmbia e Yucon. Apresenta de grande número lagos, entre os Estados Unidos e Canadá, denominados Grandes Lagos, intensamente utilizados para navegação. O rio que faz ligação entre o conjunto dos grandes lagos e o oceano Atlântico, sendo uma importante hidrovia da América porção Norte é o rio São Lourenço.

10

11 A posição geográfica e fatores como a disposição do relevo, as correntes marítimas, a latitude e a continentalidade determinam a ocorrência de vários climas.

12

13 O território recebe influência direta de frentes frias polares vindas do Ártico, as amplitudes térmicas variam muito (temperaturas noturnas mais baixas que as diurnas), a latitude que se estende desde áreas subtropicais até polares caracterizando locais muito quentes ou extremamente frios. Na porção oeste a corrente marítima da Califórnia tira a umidade do ar, enquanto que as cadeias montanhosas funcionam como barreiras à baixa umidade vinda do Pacífico, criando desertos. Na costa oeste, a passagem de corrente quente do golfo e as baixas altitudes permitem a penetração dos ventos úmidos (ocorrências de climas chuvosos).

14 A inter-relação entre os fatores climáticos dá origem não somente às características climáticas, mas também a umas séries de fenômenos meteorológicos, entre eles os tornados. Tornados: Coluna de ar giratória desde as nuvens até o chão (ar quente e úmido próximo do solo, ar frio numa altitude mais elevada e tesouras de vento que mudam de direção e velocidade conforme a altitude. Ocorre EUA nas regiões de grandes planícies.

15 Tornado nos EUA

16 Parte da vegetação que recobria o território foi devastada, originando áreas com atividades agropecuárias e industriais. Os governos estadunidense e canadense criaram leis rígidas de controle e preservação de áreas de vegetação nativa, com o objetivo de proteger o meio ambiental e os parques nacionais diminuindo o desmatamento sem manejo.

17

18 O território apresenta grande variedade de recursos minerais e energéticos, fator importante para o processo de industrialização. Nos Estados Unidos, a região dos Montes Apalaches tem grande produção de carvão mineral. Na região dos Grandes Lagos existe a produção de ferro, cobre e níquel.  A produção de petróleo dos Estados Unidos não é satisfatória ao país, a produção interna é fraca, logo importa o produto. Com o avanço da tecnologia passaram a explorar o gás xisto para a produção de energia.

19

20 Gás de xisto faz EUA sonhar com autossuficiência energética

21 A América Anglo-Saxônica apresenta produção agrícola variada, devido ao uso de moderna tecnologia e eficiente mecanização.

22 Nos Estados Unidos a produção agrícola é realizada em regiões especializadas que recebem o nome de belts (cinturões). São eles: Cotton belt (Cinturão do algodão) Wheat belt (Cinturão do trigo) Corn belt (Cinturão do milho) Dairy belt (Cinturão do leite)  No Canadá mais de 50% das terras são consideradas improdutivas, permanece coberto de gelo a maior parte do ano impedindo o aproveitamento agrícola. Porém, está entre os dez maiores produtores mundiais de trigo e soja. A classificação do Canadá em relação à produção de trigo e soja pode ser explicada pela produção moderna com o uso de máquinas.

23

24 Parque industrial dos Estados Unidos representa 25% da produção mundial, com indústrias tradicionais e atualmente indústrias de ponta que exigem integração entre ciência, tecnologia empresa, universidade e Estado.   Existem nos EUA os tecnopolos, locais onde se reúnem empresas de alta tecnologia (informática, microeletrônicos) e centros de pesquisa e formação de técnicos especializados (grandes universidades). A maioria dos centros industriais tem acesso as hidrovias facilitando o transporte de produtos aos portos e os mesmos serem escoados para outros países.

25 Vale do Silício, o maior polo mundial de tecnologia

26 O Canadá é um país populoso e pouco povoado, isto porque existem espaços vazios devido ao clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de montanhas rochosas. O território foi ocupado pelo desenvolvimento de atividades econômicas: agropecuárias, área de pesca, área de extração de madeira (floresta boreal situada no norte do país), destacando a indústria de papel, possui alto nível tecnológico e científico (Tecnopolo) e a indústria mecânica.

27 Apesar de todos recursos, o Canadá enfrenta a dependência do capital dos Estados Unidos.
As áreas mais industrializadas do Canadá estão localizadas próximas aos Estados Unidos, tal proximidade favoreceu a transferência de empresas estadunidense para o Canadá e se tornaram peças chave no processo industrialização devido aos investimentos que tornaram a economia canadense dependente e subordinada.

28


Carregar ppt "América Anglo Saxônica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google