A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
OHSAS 18001 Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho

2 Histórico 1996 – publicação da norma inglesa BS 8800
1997 – A ISO define que a OIT é o organismo adequado para editar norma sobre este assunto. 1999 – 20 organizações se reuniram para elaborarem uma norma sobre saúde e segurança no trabalho, entre elas as empresas certificadoras SGS, BSI, BVQI, DNV, LLOYDS e os organismos nacionais de certificação da Irlanda, Austrália, África do Sul e Inglaterra. Surge a OHSAS 18000 2000 – Publicada a OHSAS 18002:2000 2007 – Publicada a atualização da OHSAS 18001:2007

3 Passos para Implementação
Estabelecer uma política de Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho. Detectar perigos para a saúde e a segurança dos trabalhadores e planejar a identificação, avaliação e o controle dos riscos existentes no trabalho, quer físicos, químicos, biológicos ou organizacionais. Cumprir a legislação vigente na área. Documentar os processos, definir os registros necessários e mantê-los.

4 ... Passos para Implementação
Avaliar e verificar permanentemente o sistema através de auditorias internas. Divulgar a política a todos os trabalhadores e demais partes interessadas da organização. Revisar a política de gestão, mantendo-a apropriada à organização e promovendo a melhoria contínua da mesma, com o envolvimento dos trabalhadores e da direção da empresa.

5 Benefícios com a implementação
Melhoria da imagem e credibilidade da organização no mercado; Garantia do cumprimento da legislação aplicável em vigor; Redução de riscos de acidentes de trabalho; Redução de riscos de doenças profissionais.

6 Estrutura da norma OHSAS 18001 sobre Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional
POLÍTICA DE SSO PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO VERIFICAÇÃO E AÇÃO CORRETIVA ANÁLISE CRÍTICA PELA ADMINISTRAÇÃO MELHORIA CONTÍNUA

7 Termos e definições Para os efeitos desta especificação OHSAS aplicam-se os seguintes termos e definições: Acidente: Evento não-planejado que resulta em morte, doença, lesão, dano ou outra perda. Auditoria: Exame sistemático para determinar se as atividades e resultados relacionados estão em conformidade com as providências planejadas, e se essas providências estão implementadas efetivamente e são adequadas para atender à política e aos objetivos da organização.

8 Melhoria contínua: Processo de aprimoramento do Sistema de Gestão da SSO, visando atingir melhorias no desempenho global da Segurança e saúde ocupacional, de acordo com a política de SSO da organização. Perigo: Fonte ou situação com potencial para provocar danos em termos de lesão, doença, dano à propriedade, dano ao meio ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes.

9 Identificação de perigos: Processo de reconhecimento que um perigo (ver 3.4) existe, e de definição de suas características. Incidente: Evento que deu origem a um acidente ou que tinha o potencial de levar a um acidente. Um incidente em que não ocorre doença, lesão, dano ou outra perda também é chamado de "quase-acidente". O termo "incidente" inclui " quase-acidente " Parte interessada: Indivíduo ou grupo preocupado com, ou afetado pelo, desempenho da SSO de uma Organização.

10 Segurança e saúde ocupacional (SSO): Condições e fatores que afetam o bem-estar de funcionários, trabalhadores temporários, pessoal contratado, visitantes e qualquer outra pessoa no local de trabalho. Sistema de Gestão da SSO: Parte do sistema de gestão global que facilita o gerenciamento dos riscos de SSO associados aos negócios da organização. Isto inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política de SSO da organização.

11 Risco: Combinação da probabilidade de ocorrência e da(s) conseqüência(s) de um determinado evento perigoso. Avaliação de riscos: Processo global de estimar a magnitude dos riscos, e decidir se um risco é ou não tolerável. Segurança: Isenção de riscos inaceitáveis de danos. Risco tolerável: Risco que foi reduzido a um nível que pode ser suportado pela organização, levando em conta suas obrigações legais e sua própria política de SSO.

12 DIFERENÇA ENTRE: ACIDENTE X INCIDENTE


Carregar ppt "Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google