A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus

3

4 A Liturgia desta NOITE Fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados, mas envia uma "Criança" para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. Porque se celebra a 1.ª Missa de hoje durante a NOITE? Não seria mais fácil celebrá-la durante o dia? Com certeza, mas a noite de Natal para nós é um Sinal especial: “O Povo que andava nas trevas viu uma grande Luz”.

5 A 1.ª leitura anuncia a chegada de "um menino", da descendência de David. Esse "menino" eliminará a guerra, o ódio, o sofrimento e inaugurará uma era de alegria, de felicidade e de paz sem fim. (Is 9,1-6) As Leituras aprofundam o sentido: * O "menino de Belém" dá sentido pleno a esta profecia messiânica de Isaías. Essa "Luz" é símbolo da presença no mundo do "Filho de Deus", que vai iluminar o mundo, dissipando as trevas do egoísmo e do pecado.

6 * Deus não se serve da força e do poder para intervir na história e para mudar o mundo. É através de uma “criança", símbolo máximo da fragilidade e da dependência, que Deus propõe aos homens o seu projecto de salvação. Acolher Jesus, celebrar o seu nascimento, é aceitar esse projecto de justiça e de paz. Ele "veio de Deus" para vencer as trevas e as sombras da morte e instaurar o mundo novo da justiça, da paz e da felicidade.

7 Na 2.ª Leitura, São Paulo dá o sentido da vinda (Natal) de Cristo. É a manifestação da graça de Deus e fonte de salvação. Se quisermos que a Luz se manifeste é preciso mudar de vida. (Tito 2,1-14) O Evangelho apresenta a realização da promessa do Profeta: Jesus é o "menino de Belém", que vem trazer essa Luz. (Lc 2,1-14) A narrativa de Lucas apresenta uma CATEQUESE sobre Jesus, e dá umas indicações:

8 - BELÉM é Lugar do Nascimento de Jesus (mais teológico). O objectivo do autor é sugerir que este Jesus é o Messias, da descendência de David, anunciado pelos profetas. O nascimento de Jesus integra-se no plano de salvação que os profetas anunciaram e cuja realização o Povo de Deus aguardava ansiosamente.

9 - O PRESÉPIO é o Quadro do Nascimento. Lucas descreve com pormenores a pobreza e a simplicidade que rodeiam a vinda ao mundo do libertador dos homens: a falta de lugar na hospedaria, a manjedoura dos animais a fazer de berço, os panos improvisados que envolvem o bebé, a visita dos pastores… É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação. É assim que Deus entra na nossa história…

10 - OS PASTORES são as Testemunhas do nascimento. Trata-se de gente considerada rude, violenta, marginal, que invadiam com os rebanhos as propriedades alheias. Lucas coloca esses marginais como as "testemunhas". Quer dizer que a partir de agora, os pobres, os débeis, os marginalizados, os pecadores, são convidados a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus.

11 - OS TíTULOS dados a Jesus pelos anjos que anunciam o nascimento: Ele é “o Salvador, Cristo Senhor”. * O título “Salvador” era usado para designar o imperador ou os deuses pagãos; Lucas apresenta-o como a única alternativa possível a todos os absolutos que o homem cria…

12 * O título “Cristo” equivale a “ Messias ” : aplicava-se a um rei da descendência de David, que viria restaurar o reino ideal de justiça e de paz; Lucas sugere que o “menino de Belém” é esse rei esperado. * Com estes três títulos, Lucas apresenta Jesus aos homens e define o seu papel e a sua missão. *O título “Senhor” expressa o carácter transcendente da pessoa de Jesus e o seu domínio sobre a humanidade.

13

14 "No princípio era o Verbo"

15 Prezados amigos, é Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, Ele está entre nós. Montou a sua casa entre os homens. Quer participar da nossa vida. Quer ser igual a nós, na simplicidade, no trabalho, na luta pelo bem.

16 A liturgia deste dia convida-nos a contemplar o amor de Deus, que em Jesus se faz a "Palavra" (Verbo) de Deus, e vem habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “Filhos de Deus". ISAIAS anuncia a chegada do Deus libertador. (Is 52,7-10) Para reavivar a esperança dos exilados, o profeta imagina a chegada à Jerusalém destruída de um mensageiro: Na 1.ª Leitura,

17 O Mensageiro anuncia um REINO de "Paz“ e de "Salvação". As sentinelas vêem o próprio Javé regressar à cidade. Com Deus, Jerusalém voltará a ser uma cidade harmoniosa. O profeta convida as próprias pedras da cidade em ruínas a cantar em coro, porque a libertação chegou. * Essa alegria é imagem da alegria de todos os homens que hoje celebram o começo de um mundo novo e contemplam os sinais do seu crescimento. Nós somos as SENTINELAS que o percebem ao longe e o anunciam a todos.

18 apresenta, em resumo, o Plano salvador de Deus. (Hb 1,1-6) Deus revelou-se aos homens de muitos modos... Na plenitude dos tempos, enviou-nos o próprio Filho, a sua imagem perfeita, a sua "Palavra", o seu "Verbo". *Jesus é a revelação mais perfeita do Pai, que devemos escutar e acolher. A 2.ª Leitura

19 É um hino cristológico, pelo qual a comunidade cristã expressava a sua fé em Cristo enquanto Palavra viva de Deus, a sua origem divina, a sua influência no mundo e na história, possibilitando aos homens que O acolhem e escutam tornarem-se "filhos de Deus". "O Verbo que fez-se carne e habitou entre nós". (Jo 1,1-18) O Evangelho apresenta a "Palavra" viva de Deus tornada pessoa em Jesus:

20 - "Verbo" significa Palavra: é o meio através do qual comunicamos o que guardamos na mente e no coração. O "Verbo" veio como "Luz" no meio das trevas. É o "Princípio" de uma nova CRIAÇÃO. - E nós devemos encarnar em nós Cristo-Palavra do Pai, tornando-nos sua Palavra para o mundo. * A transformação da “Palavra” em “carne” é a espantosa aventura de um Deus que ama e que, por amor, aceita revestir-se da nossa fragilidade.

21 - Neste dia, somos convidados a contemplar, numa atitude de adoração, esse amor sem limites. * Acolher a “Palavra” é deixar que Jesus nos transforme, nos dê a vida plena, para nos tornarmos, verdadeiramente, “filhos de Deus”. - O presépio que hoje contemplamos é um convite a acolher a “Palavra”, e a crescer no homem novo.

22 É o Nascimento de Cristo... em Belém, que relembramos e revivemos hoje... Cristo nasceu... e está entre nós. * Algo de NOVO, deve nascer dentro de nós! É um convite à Alegria: “Eu vos anuncio uma grande alegria... nasceu um Salvador”... *Qual é o motivo da nossa alegria? N A T A L... Deus feito criança... numa gruta... num lugar perdido no tempo... - Deus fez-se pequeno... E nós? É uma lição de Humildade e Pobreza:

23 É um apelo de Amor e Paz: - DEUS "tendo amado os seus enviou-nos o seu próprio filho": CRISTO: fruto do amor de Deus para com os homens... - ANJOS: "Glória a Deus nas alturas e PAZ na terra..." Podemos incluir-nos entre os que promovem a Paz? + Olhando para o PRESÉPIO, sentimos emoções fortes. Uma criança toca sempre o nosso coração... que se dirá de um Deus feito criança?

24 Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 25.12.2007 O FELIZ NATAL que lhes desejo é de muita alegria, muito amor, muita paz... que é possível no humilde presépio das nossas casas, que é possível na pobre manjedoura do nosso coração. FELIZ NATAL A TODOS!...


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google