A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A escola como agente de socialização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A escola como agente de socialização"— Transcrição da apresentação:

1 A escola como agente de socialização
Dois Tipos de Socialização: Formal: transmissão de conhecimentos e competências relacionadas com conteúdos específicos. Informal: encontro de grupos secundários diferentes permite uma socialização complementar que incide sobre comportamentos, atitudes ( exs manual: assoc.estudantes)

2 A Escola e a Reprodução Social
A reprodução cultural consiste no modo como as escolas, conjuntamente com outras instituições sociais contribuem para perpetuar as desigualdades económicas e sociais ao longo das gerações. Este conceito incide sobre os meios pelos quais as escolas influenciam a aprendizagem de valores, atitudes e hábitos, através do currículo oculto. Illich salienta a relação existente entre o desenvolvimento da educação e as exigências económicas de disciplina e hierarquia. Assim, o currículo oculto ensina às crianças que o seu papel na vida é” saber qual é o seu lugar e conformar-se com ele”( Illich 1973)

3 Segundo Illich,as escolas induzem um consumo passivo- uma aceitação acrítica da ordem social existente. Escolaridade obrigatória:????? Parece que esta questão não é consensual. É uma invenção recen te e não há razões para ser aceite como algo inevitável pois as escolas não promovem a igualdade nem o desenvolvimento das potencialidades criativas individuais. Os estudantes deveriam escolher o seu currículo , ter acesso aos recursos disponíveis em qualquer altura da sua vida. ( pág 516) Ver textos do manual- págs.207,208 e 210

4 A escola reproduz as desigualdades sociais pois transmite a linguagem, a cultura e os saberes das classes médias e altas. Assim, as crianças mais desfavorecidas ficam em desvantagem o que se reflectirá nos seus resultados negativos. A escola face à diversidade cultural A escola não tem em conta a diversidade cultural das suas crianças?? Ex. minorias étnicas. O respeito pela diversidade e pelo pluralismo cultural tornou-se uma preocupação na actualidade pois é cada vez mais comum o contacto de diferentes culturas nomesmo espaço.

5 A Escola vê-se na necessidade de gerir a sua diversidade cultural interna e de educar os jovens para uma cidadania plena. Por esta razão, alguns autores defendem a aposta na educação intercultural enquanto modelo que reconhece a diversidade dos alunos e que procura alcançar um amaior justiça social, garantindo iguais oportunidades de sucesso escolar. ( ver texto “a diferença na sala de aula”- porto Editora.

6 A Educação ao longo da vida
Hoje em dia, não se considera que a formação de uma pessoa fique completa num dado momento da sua vida. As novas tecnologias da informação e da comunicação exigem um actualização constante. Ora, dada esta diversidade de fontes e formas de saber, tem-se dado preferência ao termo aprendizagem, mais do que educação, reforçando a ideia de que a aquisição de novos conhecimentos ocorre ao longo da vida e não apenas no seu início. Segundo esta perspectiva, o que distingue as sociedades actuais das do passado é a importância atribuída à informação e ao conhecimento.

7 A Sociedade do conhecimento ou da Informação
as oportunidades tendem a aumentar em função de factores como : A capacidade de adaptação a novos contextos; a flexibilidade e polivalência no trabalho; O espírito empreendedor e criativo; A abrangência e especialização dos conhecimentos; A disponibilidade para a formação permanente O domínio das TICS e Línguas estrangeiras,

8 Realização de Actividades das págs 182 Porto Editora
Debate a partir de textos dos manuais ( fotocopiar)


Carregar ppt "A escola como agente de socialização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google