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UNIOESTE TRATORES E MOTORES CARLOS BREDA. Estabilidade de Tratores Agrícolas de Pneus.

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Apresentação em tema: "UNIOESTE TRATORES E MOTORES CARLOS BREDA. Estabilidade de Tratores Agrícolas de Pneus."— Transcrição da apresentação:

1 UNIOESTE TRATORES E MOTORES CARLOS BREDA

2 Estabilidade de Tratores Agrícolas de Pneus

3 Frota de tratores agrícolas de pneus 27,6 milhões de unidades no mundo 336 mil no Brasil Acidentes com tratores agrícolas A maioria é fatal 60% devidos ao tombamento INTRODUÇÃO

4 Introdução Estatística dos acidentes com tratores agrícolas 70% Tombamento lateral 15% Tombamento para trás

5 Introdução A estabilidade do trator Tem sido estudada por diversos pesquisadores Testes em pistas e simulações em sistemas computacionais Está correlacionada com o tombamento

6 Introdução Os estudos da dinâmica de tratores utilizando modelos matemáticos têm sido muito úteis para o desenvolvimento de projetos de tratores otimizados e mais seguros.

7 Equilíbrio lateral estático Importante no estabelecimento de declividades limites para uso de tratores

8 Declividade do terreno (d t ) É normalmente expressa em porcentagem

9 Ângulo da declividade (  ) É normalmente expresso em graus

10 Variáveis do equilíbrio lateral

11 B= bitola do trator

12 CG= centro de gravidade

13 y= cota vertical do CG

14  = ângulo de inclinação do terreno

15 Equação do equilíbrio lateral estático

16 d e = declividade estática

17 B= bitola do trator

18 y= cota vertical do CG

19 Declividade limite operacional

20 Equilíbrio estático longitudinal

21 Equilíbrio dinâmico longitudinal com tração

22 Centro de gravidade de tratores Triedro de referência do CG Coordenadas: longitudinal (x) vertical (y) transversal (z)

23 Localização do CG de tratores Valmet 118-4 Álcool xyz Sem lastro10539110 Com lastro1036793-4 Coordenadas do centro de gravidade do trator

24 Variáveis da estabilidade lateral A bitola do trator Coordenada vertical do CG Variáveis da estabilidade longitudinal Coordenada longitudinal do CG Distância entre eixos O trator desliza os rodados do lado do tombamento ou perde a dirigibilidade dos pneus frontais antes de ocorrer o tombamento lateral.

25 Exemplo


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