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O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.

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2 O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP

3 Derrubando os Mitos em Torno da EAD Primeiro programa de EAD no Ensino Superior: University of London External System – 1858 EAD vai além de atividades com estrutura de curso: realidade virtual, operação de equipamento científico sofisticado via web, consulta a bibliotecas, museus e arquivos online Massificação de acesso ao conhecimento avançado: Distance University Indira Gandhi – Índia -- 3.2 milhões de alunos

4 O Que Está “Quente” em EAD Hoje Estudar “anytime, anywhere”, como você quiser...BYOD Centrada no aprendiz, não no professor Aluno não é mais um “silo”--- mas faz a descoberta do conhecimento, com colaboração Valorização de “outputs” e não só de “inputs” Não há ainda um “padrão dominante” Quem resiste a tais mudanças corre o risco de ficar irrelevante

5 O Que Está “Quente” em EAD Hoje Universidades Abertas Objetos de Aprendizagem Recursos Educacionais Abertos MOOCs/MOOPs [Massive Open Online Courses] E-books Ambientes Virtuais 3-D e Realidade Aumentada Redes Sociais – blogs, wikis, Facebook, Twitter Culto do Amador, Andrew Keen

6 O Que Está “Quente” em EAD Hoje Peer-Assisted Learning [Ajuda dos pares] Correção de trabalhos e de exames de alunos totalmente automatizada Bibliotecas sem paredes Badges [para indicar aprendizagem fora da sala de aula] (www.badgeville.com)www.badgeville.com EAD não é para todo mundo.....

7 O Que Está “Quente” em EAD Hoje Resultados do ENADE [MEC] 2007-2012: quem estudou a distância tirou média de notas mais alta do que quem estudou presencialmente Alunos EAD deveriam receber benefícios de programas FIES e Prouni Aloizio Mercadante, Ministro da Educação: “Não há como atender a demanda se não for por EAD” [18/7/2013]

8 Crescimento do Ensino Superior no Brasil, 2001 – 2012 (Dados INEP) ANO PRESENCIALCRESCIMENTO EADCRESCIMENTO 2001 3.030.754 5.359 2002 3.479.913 14.8% 40.714 659.7% 2003 3.887.022 11.7% 49.911 22.6% 2004 4.163.733 7.1% 59.611 19.4% 2005 4.453.156 7.0% 114.642 92.3% 2006 4.676.646 5.0% 207.206 80.7% 2007 4.880.381 4.4% 369.766 78.5% 2008 5.080.056 4.1% 727.961 96.9% 2009 5.115.896 0.7% 838.125 15.1% 2010 5.449.120 6.5% 930.179 11.0% 2011 5.746.762 5.5% 992.927 6.7% 2012 5.923.838 3.1% 1.113.850 12.2%

9 Distribuição Geográfica das Instituições Participantes do CensoEAD.BR 2012

10 Instituições formadoras do CensoEAD.BR 2012, segundo a natureza administrativa

11 Instituições formadoras segundo o tempo de atuação no âmbito da EAD em 2012.

12 Cursos EAD autorizados segundo o nível/modalidade educacional, em 2012

13 EAD autorizados, segundo as áreas de conhecimento abrangidas, em 2012.

14 Cursos EAD autorizados da área de Ciências Sociais, em 2012

15 Conclusões em cursos EAD autorizados (completos), segundo a natureza jurídica da instituição ofertante, em 2012

16 Conclusões em cursos EAD autorizados (completos), segundo localização geográfica da sede da instituição ofertante, em 2012.

17 Conclusões em cursos EAD autorizados (completos), segundo o nível/modalidade educacional, em 2012.

18 Índices de evasão registrados no período 2010-2012 pelo CensoEAD.BR, realizado pela ABED

19 Distribuição dos alunos de cursos EAD, segundo o sexo, em 2012

20 Perfil dos investimentos realizados em 2012, no âmbito da Educação a Distância

21 Produtos mais fortes e clientes segundo as empresas fornecedoras de produtos e serviços de EAD fornece doras

22 Volume de projetos de JOGOS realizados pelos fornecedores de produtos e serviços, em 2012

23 Redes sociais das quais participam os professores independentes, em 2012

24 Recursos usados pelos professores independentes para estabelecer comunicação com seus alunos, em 2012.

25 Obrigado pela atenção! frmlitto@usp.br www.abed.org.br/censo2012


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