A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA"— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
CONCEITO: Logística Reversa é o processo logístico de retirar produtos novos ou usados de seu ponto inicial na cadeia de suprimento, como devoluções de clientes,  inventário excedente ou mercadoria obsoleta, e redistribuí-los usando regras de gerenciamento dos materiais que maximizem o valor dos itens no final de sua vida útil original.

2 SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO FABRICANTE FORNECEDOR CLIENTE Onde podemos considerar a Logística Reversa dentro da linha do Suply Chain Management?

3 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
CONCEITO: Uma operação de logística reversa é consideravelmente diferente das operações normais.  Deve-se estabelecer pontos de recolocação para receber os bens usados do usuário final, ou remover ativos da cadeia de suprimento para que se possa atingir um uso mais eficiente do inventário / material.

4 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
CONCEITO: Requer sistemas de embalagem e armazenagem que garantam que a maior parte do valor que ainda há no item usado não se perca por um manuseio incorreto.  Também requer frequentemente de um meio de transporte que seja compatível com o sistema logístico regular.  A disposição dos materiais pode incluir a devolução de bens ao inventário ou armazém,  devolução de bens ao fabricante original, venda dos bens num mercado secundário, reciclagem, ou uma combinação que gere o maior valor para os bens em questão.

5 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
CONCEITO: Logística Reversa é um termo bastante geral.  No sentido mais amplo, Logística Reversa significa o conjunto das operações relacionadas ao reuso de produtos e materiais.   A gestão destas operações pode ser chamada de Gestão de Recuperação de Produtos (PRM - Product Recovery Management).  PRM lida com o cuidado com os produtos e materiais depois do seu uso.  Algumas destas atividades são, até certo ponto, similares às que ocorrem no caso de devoluções internas de itens defeituosos gerados por processos produtivos.  No entanto, a Logística Reversa se refere a todas as atividades logísticas de recolher, desmontar e processar produtos usados, partes de produtos e/ou materiais para garantir uma recuperação sustentável (e benéfica ao meio ambiente).

6 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
CONCEITO: A Logística Reversa lida com 5 questões básicas: 1. Quais alternativas estão disponíveis para recuperar produtos, partes de produtos e materiais? 2. Quem deve realizar as diversas atividades de recuperação? 3. Como estas atividades devem ser realizadas? 4.  É possível integrar as atividades típicas da logística reversa com sistemas de distribuição e produção clássicos? 5. Quais são os custos e benefícios da logística reversa, do ponto de vista econômico e ambiental?

7 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
Porque a Logística Reversa? Tradicionalmente, empresas de manufatura não se sentiam responsáveis por seus produtos depois do uso pelos clientes.  A maior parte dos produtos usados eram jogados fora com consideráveis danos ao ambiente.  Hoje em dia, consumidores e autoridades esperam que os fabricantes reduzam o lixo gerado por seus produtos.  Isto aumentou a atenção com o gerenciamento de resíduos.  Recentemente, devido a novas leis de gerenciamento de resíduos, a ênfase se voltou à recuperação, devido aos altos custos e impactos ambientais do descarte. 

8 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
CONCEITO: As principais razões para aderir à logística reversa são: 1. leis ambientes que forçam as empresas a receber de volta seus produtos e cuidar de seu tratamento. 2. benefícios econômicos de usar produtos devolvidos no processo produtivo, ao invés de descartá-los. 3. a crescente consciência ambiental dos consumidores.

9 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
MOTIVO PELO QUAL A LOGÍSTICA REVERSA VEM SE DIFUNDINDO, BEM COMO A PREOCUPAÇÃO COM O TEMA:

10 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
MOTIVO PELO QUAL A LOGÍSTICA REVERSA VEM SE DIFUNDINDO, BEM COMO A PREOCUPAÇÃO COM O TEMA: Canais reversos de pós-venda: Produtos não consumidos que por diferentes motivos voltam pela mesma cadeia de suprimentos que os levou para o mercado; Cadeia reversa de pós-consumo: Produtos já consumidos ou usados voltam por cadeias reversas normalmente constituídas por agentes especializados e diversos daqueles que os levaram ao mercado.

11 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
POR QUE ANTES DE APLICAR A LOGÍSTICA REVERSA DEVEMOS CONHECER SOBRE SUA EQULIZAÇÃO OU COMPENSAÇÃO? Esta quantidade crescente de produtos consumidos ou não consumidos voltam, ou em alguns casos deveriam voltar, em quantidades proporcionalmente crescentes àquelas que foram para o mercado “visibilizando” a Logística Reversa, cujo foco principal é o equacionamento eficiente e destinação correta com recaptura de valor de diversas naturezas destes bens retornados. Estes produtos que não retornam por falta de equacionamento adequado de sua Logística Reversa constituem a poluição contaminante ou por excesso, gerando diversos inconvenientes para as grandes metrópoles.

12 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
POR QUE A PREOCUPAÇÃO EM ACELERAR A LEGISLAÇÃO BEM COMO OS TEMAS RELATICOS A LOGÍSTICA REVERSA? Profusão de Novos produtos com alta variedade e baixo ciclo de vida mercadológica. Atualmente os produtos são lançados em profusão para consumo em cada micro segmento de mercado e com ciclo de vida mercadológico cada vez mais curto. Decorre a obsolescência e descarte dos bens cada vez maiores que alimentam as cadeias reversas de pós-venda e de pós-consumo, e em consequência aumentam a necessidade empresarial e governamental de melhor equacionar estes fluxos através da Logística Reversa.

13 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
ALGUMA ESTRATÉGIAS IMPORTANTES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA: Estratégias de Supply Chain: Este aspecto, que justifica o crescimento do interesse pela Logística Reversa, está mais relacionado ao retorno de pós—venda onde as empresas dedicam-se a manter seus clientes satisfeitos e encantá-los com serviços de retorno, seja pela Internet, cujo crescimento é grande também no Brasil, seja para assistência técnica de pós- venda, seja para facilitar a operação de giro de produtos no varejo, entre outros motivos. Todas estas atividades crescem com as quantidades, variedade de produtos e também pelo acirramento da concorrência como forma de fidelização dos clientes pela satisfação de pós-venda.

14 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
ALGUMA ESTRATÉGIAS IMPORTANTES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA: Imagem Empresarial. Trabalhando suas estratégias de gestão de riscos as empresas procuram resguardar-se em suas atitudes empresariais no sentido de assegurar o retorno de seus produtos, principalmente após serem consumidos, minimizando eventuais maus usos dos componentes ou embalagens ou até mesmo o produto. Da mesma forma, através de atitudes proativas de não agressão ao meio ambiente causadas por seus produtos as empresas procurarão reforçar suas imagens de responsabilidade e sustentabilidade empresarial, aspecto cada vez mais considerado pelo investidores e parceiros nas cadeias de suprimentos de empresas modernas, mantendo suas reputações no mercado e perenizando suas atividades.

15 CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA
ALGUMA ESTRATÉGIAS IMPORTANTES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA: Legislações Ambientais Crescentes. Em todo o mundo crescem as legislações regulamentando o retorno de produtos, tanto daqueles que ainda não foram usados, ou com pouco uso, como daqueles que já foram usados e precisam ter destinação adequada. Legislações sobre as condições de retorno e de responsabilidades dos agentes da cadeia de suprimentos em relação ao cliente final, sob a denominação de legislações de proteção ao consumidor, agem no sentido de obrigar os agentes destas cadeias a organizar retornos através da Logística Reversa. Legislações sobre os produtos usados, duráveis ou descartáveis, contaminantes ou não do meio ambiente, são catalizadoras do crescimento de cadeias reversas de diferentes produtos e em consequência do crescimento da Logística Reversa.


Carregar ppt "CAPÍTULO 1 – LOGÍSTICA REVERSA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google