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PublicouAndré Madureira Bergmann Alterado mais de 8 anos atrás
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Fundamentos do Marketing Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conteúdo Programático 1.Introdução 2.Conceitos Básicos 3.Definição de Necessidade 4.Definição de Desejo 5.Orientações de Marketing
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo INTRODUÇÃO
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Origem da Palavra MARKET + ING Do inglês Mercado Gerúndio Mercado em movimento ou a dinâmica do mercado Mercadologia Mercadização Marketing
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo GlobalizaçãoConcorrência Tecnologia O Novo Mercado ? ? ?
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo O Novo Consumidor RENDA TEMPO FAMÍLIA CÓDIGO DO CONSUMIDOR
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Necessidades e Desejos Conceito de Marketing Produtos ou Serviços Valor, Satisfação e Qualidade Troca, Transações e Relacionamentos Mercados Conceitos Centrais de Marketing
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo O que não é Marketing? Marketing não é vendas... mas vendas faz parte do marketing Marketing não é propaganda... mas propaganda faz parte do marketing Marketing não é enganar, ludibriar, dobrar ou mentir para as pessoas Marketing não é “perfumaria”, acessório ou dispensável
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo O que é marketing? Administrar mercados para chegar a trocas, com o propósito de satisfazer as necessidades e desejos do indivíduo; (Kotler, 1999)
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo O que é marketing? Atingir os objetivos da organização através da satisfação das necessidades dos consumidores, melhor do que os principais concorrentes Orientação para o consumidor Esforço Integrado Consecução dos objetivos
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo O que é marketing? Entender e atender mercados;
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Marco Histórico II Guerra Mundial (1938-1944) –Desenvolvimento tecnológico –Produção em massa –Mudança do papel da mulher na sociedade (vai ao trabalho) –Estados Unidos emerge como potência capitalista –Oferta supera a demanda (excedente)
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo CONCEITOS BÁSICOS
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Necessidades Estado de privação, falta de... Inerentes ao ser humano Não são criadas pelo marketing Podem ser classificadas como: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Objetivo de Maslow... “A teoria de Maslow ajuda o profissional de marketing entender como vários produtos se ajustam aos planos, metas e vidas dos consumidores potenciais”.
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Afirmação de Maslow “A liberdade para falar e agir como se deseja, desde que não se fira o direito alheio, liberdade de auto-expressar-se, de investigar e procurar informações, de se defender e buscar justiça, equidade e ordem dentro do grupo são exemplos de condições prévias para que sejam satisfeitas as necessidades fundamentais”. Maslow 1975
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Figura 6.2 Slide 6-2 Hierarquia de Necessidades de Maslow Férias, cursos universitários, organizações de caridade Necessidades sociais Amizade, amor, associação Necessidades de auto-estima Status, respeito Marcas de prestígio Títulos de sócios em clubes, cartões de agradecimento Fechaduras, seguros Farinha, feijão, água encanada Necessidades de segurança Segurança física e financeira Necessidades fisiológicas (básicas) Comida, água, descanso, sexo, ar Necessidades de auto- realização, auto-satisfação Necessidades Produtos
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Desejos São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas preferências individuais. Podem ser criados através do marketing, mas não necessariamente. O marketing é um influenciador
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Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Conceitos Básicos Desejos São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas preferências individuais. Podem ser criados através do marketing, mas não necessariamente. O marketing é um influenciador
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