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FUNDAMENTOS DO MARKETING

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DO MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DO MARKETING
Prof. Jorge Henrique França

2 Fundamentos do Marketing
Função do Marketing nas Organizações Identificar as necessidades e os desejos do consumidor, determinando quais os mercados alvo que a organização pode servir melhor e planejar produtos, serviços e programas ade- quados a esses mercados.

3 Fundamentos do Marketing
O Mito do Marketing Marketing é visto apenas como propaganda ou vendas porém, o verdadeiro marketing não é tanto a arte de vender o que é produ- zido, mas sim saber o que deve ser produzido.

4 Fundamentos do Marketing
Questões para reflexão sobre o Marketing A quem interessa o Marketing ? O Marketing é restrito a um departamento ? Qual a importância de entender-se o Marke- ting para nossas vidas ?

5 Fundamentos do Marketing
Estrutura de Processo de Administração de Marketing Estabelecimento dos objetivos (Ambiência); Seleção dos Mercados-Alvo; Construção do Programa de Marketing; Avaliação do desempenho; Ajustes da estratégia de Marketing.

6 Fundamentos do Marketing
Definindo o Marketing “ É o conjunto de atividades humanas que têm por objetivo facilitar e consumar as relações de troca” (Kotler)

7 Fundamentos do Marketing
Conceitos Centrais em Marketing Necessidades, desejos e demandas; Produtos Valor, Satisfação e Qualidade Troca, Transações e Relacionamentos Mercados

8 Fundamentos do Marketing
PIRÂMIDE DE MASLOW AUTO REALIZAÇÃO AUTO ESTIMA SOCIAIS SEGURANÇA FISIOLÓGICAS

9 Fundamentos do Marketing
Definindo Necessidades “Necessidades Humanas”, são estados de carên cia percebida, são uma parte básica da consti- tuição do homem e, não são criadas pelos pro- fissionais de marketing. Quando uma necessida de não é satisfeita, ele tenta reduzi-la ou procu ra um objeto que satisfaça.

10 Fundamentos do Marketing
O que são os Desejos ? Desejos são as necessidades humanas molda- das pela cultura e pelas características indivi- duais.São objetos que satisfazem às necessi- dades e que aumentam pela evolução da so- ciedade e pela exposição dos objetos de desejo.

11 Fundamentos do Marketing
Definindo Demandas De forma simples demandas são desejos que podem ser comprados pois, embora os desejos do ser humano sejam quase ilimitados seus recursos não o são. O processo de aquisição só será efetivado com uma relação custo/benefí- cio justa na compra.

12 Fundamentos do Marketing
Definindo Produto O Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.

13 Fundamentos do Marketing
Valor para o cliente É a diferença entre os valores que o cliente ganha comprando e usando um produto e os custos para obter esse produto, sendo que além disso ele compara o valor obtido com a aquisição de um produto ou serviço com aque- les concorrentes, decidindo por aquele de maior valor percebido.

14 Fundamentos do Marketing
A Satisfação do Cliente É o resultado obtido através do desempenho do produto ou serviço adquirido com relação ao valor relativo às expectativas do cliente antes da aquisição.

15 Fundamentos do Marketing
A Qualidade para o Cliente É atender plenamente ao cliente em relação às suas necessidades atuais e futuras, explíci- tas e implícitas, objetivando a conquista e re- tenção desse cliente. Lembrete O cliente sempre julga um produto ou serviço de forma subjetiva ou genérica.

16 Fundamentos do Marketing
Troca e Transação A “Troca” é o ato de obter-se algo desejado dando alguma coisa em retribuição, gerando criação de valor e, representa apenas uma das maneiras de obtenção do objeto desejado. A “Transação” é uma unidade de medida que consiste em uma troca de valores entre duas partes, não envolvendo necessariamente dinheiro.

17 Fundamentos do Marketing
Marketing de Relacionamento É a construção de fortes laços econômicos e sociais no longo prazo prometendo e cumprin do as promessas feitas a todos os agentes em- volvidos no ambiente de atuação da empresa, gerando como conseqüência transações lucra- tivas.

18 Fundamentos do Marketing
Mercado É o conjunto formado por compradores reais e potenciais de um produto ou serviço que atendam às suas necessidades ou desejos específicos, os quais podem ser satisfeitos através de processos de troca.

19 Fundamentos do Marketing
Alguns tipos de Mercados Mercados de Necessidades; Mercados de Produtos; Mercados Demográficos; Mercados Regionais; Mercados Financeiros; Mercados de Trabalho; Mercados Filantrópicos.

20 Fundamentos do Marketing
Administração de Marketing É definida como a análise, planejamento, implementação e controle dos programas destinados a criar, desenvolver e manter trocas de benefícios com os compradores- alvo a fim de atingir objetivos organizacio- nais.

21 Fundamentos do Marketing
Administrando a Demanda Administrar o marketing é também adminis- trar a demanda, uma vez que essa atividade procura influenciar o nível, a duração e a na- tureza da demanda a fim de ajudar a organi- zação a atingir os seus objetivos.

22 Fundamentos do Marketing
Desenvolvendo Relacionamentos lucrativos É preciso conquistar e manter os clientes sob pena do castigo da falência da organização, os custos envolvidos na conquista de um novo cli- ente é de cinco vezes o de manutenção do cli- ente antigo satisfeito.

23 Fundamentos do Marketing
As novas realidades do Marketing Severa mudança demográfica; Economias em crescimento lento; Concorrência mais sofisticadas; Excesso de produção em determinados segmentos.

24 Fundamentos do Marketing
As novas realidades do Marketing As organizações estão percebendo que perder um cliente significa mais do que perder uma venda, significa perder todas as compras que o cliente faria ao longo da vida. Isto pode significar em casos como a GM e Ford algo em torno de US$ 340 mil.

25 Fundamentos do Marketing
A Filosofia da Produção no Mercado Essa filosofia sustenta que os consumidores preferem os produtos acessíveis e baratos, concentrando-se na melhoria da produção e na eficiência da distribuição.

26 Fundamentos do Marketing
Utilidade da filosofia da Produção Quando a demanda excede a oferta; Quando o custo do produto é bastante alto.

27 Fundamentos do Marketing
A Filosofia do Produto no Mercado Essa filosofia sustenta que os consumidores preferem os produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores, atuando permanentemente no aprimoramento de seus produtos.

28 Fundamentos do Marketing
A Filosofia da Venda no Mercado Essa filosofia sustenta que os consumidores só compram bastante produtos de uma em- presa quando ela desenvolve um grande es- forço em vendas e promoção, não existindo preocupação posterior com a satisfação do consumidor.

29 Fundamentos do Marketing
Prática da filosofia de Venda Para produtos de baixa procura; Para organizações sem fins lucrativos; Para campanhas eleitorais; Quando existe excesso de produção.

30 Fundamentos do Marketing
A Filosofia do Marketing no Mercado Essa filosofia sustenta que para atingir as metas organizacionais é preciso determinaras necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar a satisfação desejada de forma mais eficiente que seus concorrentes.

31 Fundamentos do Marketing
A Filosofia do Marketing Social no Mercado Essa filosofia sustenta que a organização deve determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvo, e então proporcionar aos cli- entes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade.


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