Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDébora Cuba Alterado mais de 11 anos atrás
1
Marketing em Design 1. Conceituação e objetivos do marketing em design Profª Ms. Angela Maria Ramos
2
O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros.
3
Para explicar essa definição, precisamos entender os conceitos centrais do marketing...
4
Principais conceitos de marketing
Necessidades, desejos e demandas Produtos E Serviços Mercados Principais conceitos de marketing Troca, Transações e relacionamentos Valor, satisfação e qualidade
5
O conceito de mercado nos leva ao conceito de marketing:
Marketing significa administração de mercados para efetuar trocas e relacionamentos com o propósito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos.
6
Principais participantes e forças em um sistema de marketing moderno
Empresa Fornecedores Intermediários de marketing Consumidor Final Concor-rentes
7
Administração de Marketing:
É a análise, planejamento, implementação e controle de programas para aplicar o marketing, para que seja alcançado os objetivos organizacionais. Administração da demanda: Análise da demanda para encontrá-la, mudá-la, aumentá-la ou reduzi-la (demarketing).
8
Filosofia de Administração de Marketing
Para entender qual é a filosofia que deve conduzir os esforços de marketing, vamos conhecer um pouco da sua história...
9
Conceitos Centrais do Marketing Moderno
Século XVIII - Revolução Industrial: baixo poder aquisitivo das pessoas; as indústrias produziam produtos padronizados, de qualidade razoável e com poucas opções de escolha. as empresas não precisavam competir pela preferência do consumidor. orientação era voltada para a produção.
10
Final da década de 20: Preocupação central com a produção e finanças. Final da década de 30: Aumentou a capacidade produtiva das indústrias; Em alguns setores a produção superou a demanda. Setores de monopólio começaram a enfrentar a concorrência. Orientação para as vendas.
11
Consumo continuava um fator relegado a segundo plano.
Não se sabia que a demanda poderia ser criada. Quando características e atributos do produto são determinados pelo consumidor, dá-se o nome de utilidade. Utilidade é o conceito dado à satisfação de necessidades e inclui quatro tipos: Utilidade de forma Utilidade de tempo Utilidade de lugar Utilidade de posse
12
Devido a percepção de que era necessário conhecer mais profundamente o consumidor, nasce em 1950, a orientação do marketing para o mercado.
13
Surge então a definição da Unilever inglesa:
“Marketing é o planejamento e execução de todos os aspectos de um produto (ou serviço), em função do consumidor, visando sempre maximizar o consumo e minimizar os preços, tudo resultando em lucros contínuos e a longo prazo para a empresa”.
14
Atualmente, algumas pessoas questionam se a orientação de marketing é adequada a uma época de deterioração ambiental, escassez de recursos, explosão demográfica, fome e miséria em todo o mundo e serviços sociais negligenciados...
15
Faça uma análise da seguinte crítica:
O setor de fast-food oferece um alimento saboroso, mas pouco saudável. Os hambúrgueres têm um alto teor de gordura, e os restaurantes fazem promoções de batatas fritas e tortas – dois produtos com alto teor de amido e gordura. Os produtos são acondicionados em embalagens práticas, o que faz com que se produza muito lixo. Ao satisfazer os desejos dos consumidores, esses restaurantes prejudicam a sua saúde e causam danos ambientais.
16
Situações como essa requerem um novo termo que se aplique a orientação de marketing.
Marketing humanista? Marketing ecológico? Surge então a orientação de marketing societal.
17
Cabe a organização: determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo; fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência; preservando ou melhorando o bem-estar do consumidor e da sociedade.
18
Surgiu então a expressão ... Marketing Social
A criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações de planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing. (Kotler apud Cobra, 1996, p )
19
Como fica então a decisão da Administração de Marketing em relação as Filosofias?
Orientação de produção = larga escala Orientação de produto = inovação Orientação de vendas = promoções Orientação de marketing = necessidades e desejos dos consumidores Orientação de marketing societal = necessidades e desejos dos consumidores, mas o bem-estar da sociedade seja mantido
20
O conceito de marketing pode ainda ser aplicado:
Indústria (marketing industrial); campanhas eleitorais (marketing político ou eleitoral); produtos e serviços agropecuários (marketing rural); organizações sem fins lucrativos que estão em contato com determinados mercados e deles dependem (marketing de instituições que não visam ao lucro).
21
E a diferença entre marketing e vendas?
Conceito Objeto Meios Objetivos Vendas Produtos Venda e Promoção Lucros decorrentes do volume de vendas Marketing Necessidades dos consumidores Marketing integrado Lucros decorrentes da satisfação do consumidor
22
Desafios do Marketing na atualidade
Conexão com os clientes - De maneira mais seletiva Para o resto da vida diretamente Tecnologias de conexão Computador Informação Comunicação Transporte Conexão com os parceiros de marketing -com os outros departamentos da empresa Com fornecedores e distribuidores Por meio de alianças estratégicas Conexão com o mundo ao redor Globais Com valores e responsabilidades ampliadas
23
Agora, vamos pensar juntos
Agora, vamos pensar juntos. Como podemos aplicar o marketing na área de design?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.