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10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD

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Apresentação em tema: "10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD"— Transcrição da apresentação:

1 10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
CAPÍTULO I

2 INTRODUÇÃO O OFICIO DO PROFESSOR FOI, POR MUITO TEMPO, ASSIMILADO A AULA MAGISTRAL, SEGUIDA DE EXERCÍCIOS.

3 INTRODUÇÃO COM EXCEÇÃO DAQUELES QUE ESTÃO FAMILIARIZADOS AS PEDAGOGIAS ATIVAS E COM OS TRABALHOS EM DIDÁTICA DAS DISCIPLINAS, OS PROFESSORES ATUAIS NÃO SE CONCEBEM ESPONTANEAMENTE COMO “CONCEPTORES – DIRIGENTES DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM”

4 INTRODUÇÃO AS REFLEXOES SOBRE AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS COMEÇA COM A QUESTÃO DE SAINT-OINGE (1996) “EU ENSINO, MAS ELES APRENDEM?”

5 INTRODUÇÃO ORGANIZAR E DIRIGIR SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E MANTER UM ESPAÇO JUSTO PARA TAIS PROCEDIMENTOS. “, SOBRETUDO, DESPENDER ENERGIA E TEMPO E DISPOR DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NECESSÁRIAS PARA IMAGINAR E NÃO OUTROS TIPOS DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE AS DIDÁTICAS CONTEMPORÂNEAS ENCARAM COMO SITUAÇÕES AMPLAS, ABERTAS, CARREGADAS DE SENTIDO E DE REGULAÇÃO.

6 RELACIONAR OS CONTEÚDOS À OBJETIVOS E À SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM;
CONHECER, PARA DETERMINADA DISCIPLINA, OS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS A SUA TRADUÇÃO EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM RELACIONAR OS CONTEÚDOS À OBJETIVOS E À SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM;

7 CONHECER, PARA DETERMINADA DISCIPLINA, OS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS A SUA TRADUÇÃO EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM OS OJETIVOS INTERVÊM EM TRÊS ESTÁGIOS: DO PLANEJAMENTO DIDÁTICO; DA ANÁLISE A POSTERIORI DAS SITUAÇÕES E DAS ATIVIDADES; DA AVALIAÇÃO.

8 CONHECER, PARA DETERMINADA DISCIPLINA, OS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS A SUA TRADUÇÃO EM OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM A COMPETÊNCIA REQUERIDA HOJE EM DIA É O DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS COM SUFICIÊNCIA FLUÊNCIA E DISTÂNCIA PARA CONSTRUÍ-LOS EM SITUAÇÕES ABERTAS E TAREFAS COMPLEXAS, APROVEITANDO OCASIÕES, PARTINDO DOS INTERESSES DOS ALUNOS, EXPLORANDO OS ACONTECIMENTOS, EM SUMA, FAVORECENDO A APROPRIAÇÃO ATIVA E A TRANSFERÊNCIA DOS SABERES, SM PASSAR NECESSARIAMENTE POR SUA EXPOSIÇÃO METÓDICA, NA ORDEM PRESCRITA POR UM SUMÁRIO.

9 ESSA FACILIDADE NAS ADMINISTRAÇÕES DAS SITUAÇÕES E DOS CONTEÚDOS EXIGE UM DOMINÍO PESSOAL NÃO APENAS DOS SABERES, MAS TAMBÉM DAQUILO QUE DEVELAY (1992) CHAMA DE MATRIZ DISCIPLINAR, OU SEJA, OS CONCEITOS, AS QUESTÕES E OS PARADIGMAS QUE ESTRUTURAM OS SABERES NO SEIO DE UMA DISCIPLINA. SEM ESSE DOMÍNIO, A UNIDADE DOS SABERES ESTÁ PERDIDA, OS DETALHES SÃO SUPERESTIMADOS É A CAPACIDADE DE CONSTRUIR UM PLANEJAMENTO DIDÁTICO A PARTIR DOS ALUNOS DOS ACONTECIMENTOS ENCONTRA-SE ENFRAQUECIDA.

10 POR ISSO, A IMPORTÂNCIA DE SABER IDENTIFICAR NAÇÕES-NÚCLEO (MEIRIEU, 1989, 1990) OU COMPETÊNCIA-CHAVE (PERRENOUD, 1998a) EM TORNO DAS QUAIS ORGANIZAR AS APRENDIZAGENS E EM FUNÇÃO DA QUAIS ORIENTAR O TRABALHO EM AULA E ESTABELECER PRIORIDADES.

11 TRABALHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DO ALUNO
TRABALHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS NÃO CONSISTE EM FAZÊ-LAS EXPRESSAREM-SE PARA DESVALORIZÁ-LAS IMEDIATAMENTE.

12 TRABALHAR A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES DO ALUNO
A COMPETÊNCIA DO PROFESSOR É, ENTÃO, ESSÊNCIALMENTE DIDÁTICA AJUDÁ-O A FUNDAMENTAR-SE NAS REPRESENTAÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS, SEM SE FECHAR NELAS, A ENCONTRAR UM PONTO DE ENTRADA EM SEU SISTEMA COGNITIVO UMA MANEIRA DE DESESTABILIZA-LOS APENAS O SUFICIENTE PARA LEVÁ-LOS A REESTABELECEREM O EQUILIBRIO, INCORPORANDO NOVOS ELEMENTOS AS REPRESENTAÇÕES EXISTENTES, REORGANIZANDO-AS SE NECESSÁRIO.

13 TRABALHAR A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM
APRENDER NÃE É PRIMEIRAMENTE MEMORIZAR, ESTOCAR INFORMAÇÕES, MAS REESTRUTURAR SEU SISTEMA DE COMPREENSÃO DO MUNDO.

14 TRABALHAR A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM
COLOCAR OS ALUNOS DIANTE DE UM OBSTÁCULO COGNITIVO

15 TRABALHAR A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM
UMA VERDADEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA OBRIGA A TRANSPOR UM OBSTÁCULO GRAÇAS A UMA APRENDIZAGEM INÉDITA, QUER SE TRATE DE UMA SIMPLES TRANSFERÊNCIA DE UMA GENERALIZAÇÃO OU DA CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO INTEIRAMENTE NOVO.

16 TRABALHAR A PARTIR DOS ERROS E DOS OBSTÁCULOS À APRENDIZAGEM
CONSIDERAR O ERRO COMO FERRAMENTA PARA ENSINAR. (Astolfio, 1997)

17 CONSTRUIR E PLANEJAR DISPOSITIVOS E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS
SEQUÊNCIAS E DISPOSITIVOS DIDÁTICOS INSCREVEM-SE, POR SUA VEZ, EM UM CONTRATO PEDAGÓGICO DIDÁTICO, REGRAS DE FUNCIONAMENTO E INSTITUIÇÕES INTERNAS ÀS CLASSE.

18 CONSTRUIR E PLANEJAR DISPOSITIVOS E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS
ADQUIRIR FERRAMENTA INDISPENSÁVEL;

19 CONSTRUIR E PLANEJAR DISPOSITIVOS E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS
PROFESSOR ORIENTADOR;

20 CONSTRUIR E PLANEJAR DISPOSITIVOS E SEQÜÊNCIAS DIDÁTICAS
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO É UMA TRAJETÓRIA COLETIVA QUE O PROFESSOR ORIENTA, CRIANDO SITUAÇÕES E DANDO AUXILIO, SEM SER O ESPECIALISTA QUE TRANSMITE O SABER, NEM O GUIA QUE PROPÕE A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA.

21 ENVOLVER OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE PESQUISAS EM PROJETOS DE CONHECIMENTO
TORNAR ACESSÍVEL E DESEJÁVEL SUA PRÓPRIA RELAÇÃO COM O SABER E COM A PESQUISA, ENCARNAR UM MODELO PLAUSÍVEL DE APRENDIZAGEM;

22 ENVOLVER OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE PESQUISAS EM PROJETOS DE CONHECIMENTO
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SÓ SE DESENVOLVE SE OS ALUNOS ACEITAREM E TIVEREM REAL INTERESSE NESSA APRENDIZAGEM;

23 ENVOLVER OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE PESQUISAS EM PROJETOS DE CONHECIMENTO
COMO FAZÊ-LOS ACREDITAR QUE PRECISARÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS EM UMA SOCIEDADE NA QUAL AS TECNOLOGIAS FUNCIONAM, QUER ISSO SEJA MOTIVO DE LAMENTO OU DE ALEGRIA, APESAR DOS DESCONHECIMENTO DE SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS PELA MAIORIA DOS USUÁRIOS?

24 Lessandra de Souza Dias Marta Paranhos Didática Profª Ana Gabriela


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