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Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.

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1 Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008

2 Foi estruturada da seguinte forma: Introdução Cap. 1 Justificativas Cap. 2 Escolhas teórico-metodológicas Cap. 3 A pesquisa de campo Cap. 4 Considerações finais Referências Anexos

3 Introdução Grande falta de motivação dos alunos em aprender matemática e a insatisfação dos professores de matemática em ensinar Melhor compreender os problemas de ensino de álgebra Desenvolveriam estratégias que os levassem a construir uma fórmula para o temo geral de uma P.A. Porque escolhi esse assunto? Assunto? O que perturba e inquieta sobre o assunto?

4 Cap. 1 Justificativas Alunos - A matemática não tem sentido Dissertação de Peres (2006) PCN do Ensino Fundamental Artigo de Magda Pereira e Manuel Joaquim Saraiva (2005) Site: Keith Devlin Fiorentino Revista: Vale, Pimentel (2005) Seria possível fazer com que a classe regular de alunos do ensino médio público chegasse a generalizar o termo genérico de uma sequência do tipo P.A. Que literatura? Questão ou perguntas que se pretende responder? Questões referentes ao assunto? Professor - Alunos são os culpados pelo próprio fracassos

5 Cap. 2 Escolhas teórico-metodológicas Dissertação Modane (2003) CD ROM - Pereira, Saraiva (2005) Site: Goldenberg (1999) Revista: Santos (2007) Revita: Machado (2006) Revista: Vale Pimentel (2005) Site: Braumann (2002) Que literatura?

6 Cap. 3 A pesquisa de campo Pediu autorização a diretora e aos pais dos alunos menores 3 sessões (90 min. cada) 18 voluntários Feita uma análise a priore e a posteriori depois de cada sessão Processo de analise ou tratamentos dos dados? Metodologia de pesquisa? Autorização? 2° Série do EM noturno Apresentam maior dificuladas do que os alunos do diurno Filmados e audigravados além dos questionários das atividades Os alunos realizaram a atividade em dupla Engenharia didática Público alvo? Quantos alunos? Qual a duração? Registros?

7 Cap. 4 Considerações finais Dados coletados por meio de protetores e audigravações de cada dupla Dificuldades em trabalhar com duplas Registros? Fato de nenhum protocolo de alunos registrar uma fórmula para o enésimo termo, parece indica a falta desse trabalho constante e competente em toda a trajetória escolar Auxiliar a provocar novas pesquisas sobre o assunto, contribuindo para melhorar o ensino e a aprendizagem de álgebra no ensino médio Se os alunos estivessem acostumados a trabalhar com observação e Generalização de padrões, os resultados com o ensino e a aprendizagem da algebra seriam melhores Desenvolvimento aprendizagem ou ensino? Conclusões? Contribuições?


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