A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu Matéria: Estudo de Usuários Professora: Adriana Bogliolo Grupo: Joana Gabriela Julia Santos Lucas Marques Maria Eduarda Coelho Pamela Caroline Poliana Quintas

2 População Todos os usuários da biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD) da UFMG. Por usuários, refere-se a qualquer indivíduo (alunos, professores, pesquisadores) que pertença à comunidade acadêmica interna e externa à UFMG que já tenha consultado pelo menos uma vez a BDTD UFMG.

3 Amostra Alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu de todas as áreas do conhecimento existentes nos Programas de pesquisa e pós-graduação da UFMG. Gráfico com amostra da população estudada

4 Objetivos Objetivo Geral Investigar o comportamento de busca por informação de usuários da BDTD UFMG. Objetivos Específicos Indicar padrões de busca; Diferencia-los por área de conhecimento; Identificar processos de busca utilizados pelo usuário;

5

6

7

8 Áreas do conhecimento referenciadas na pesquisa. ( Usamos como base a relação de áreas do conhecimento do CNPq)

9 Relação entre a relevância do conteúdo da BDTD e as áreas do conhecimento.

10 Finalidade de acesso à BDTD por area de conhecimento

11 Alunos que sempre utilizam a BDTD em suas pesquisas

12 Operadores de busca Campo “busca avançada”

13

14 Grau de satisfação em relação ao acervo

15 Inferências A princípio não houve diferenças significativas no comportamento de busca por informação Poucos procuram a ajuda de bibliotecários em suas pesquisas Para a próxima etapa: pretendemos observar como os usuários fazem uma pesquisa na BDTD. Se fazem e como fazem uma expressão de busca, qual o seu sucesso ao realizar uma pesquisa e seu nível de satisfação.

16 Conclusões A área de Ciências Sociais é a que mais atribui relevância ás pesquisas feitas na BDTD UFMG. Buscas por base teórica para artigos e/ou projetos consta como a maior parte das pesquisas que são feitas na BDTD UFMG. A busca por assunto é a mais utilizada. Os doutorandos de ciências sociais aplicadas são os que mais utilizam a BDTD Em todas as áreas pesquisadas, os operadores de busca são pouco utilizados, em contrapartida, os alunos de ciências sociais aplicadas são os que mais utilizam o campo “busca avançada” e os que menos usam esse recurso são os de ciências exatas e da terra.

17 Joana Gabriela: criação do questionário, aplicação de questionários, cruzamento de dados dos gráficos Júlia Santos: aplicação de questionários, inferências e conclusões. Lucas Marques: aplicação do pré-teste, aplicação de questionários. Maria Eduarda Gomes: criação do questionário, aplicação de questionários, slides. Poliana Quintas: criação do questionário, aplicação de questionários, levantamento dos dados em gráficos, cruzamento de dados dos gráficos Pâmela Silva: aplicação de questionários


Carregar ppt "Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google