A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização de Eventos Eventos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização de Eventos Eventos"— Transcrição da apresentação:

1 Organização de Eventos Eventos
Disciplina : Eventos

2 Conceitos O que são os eventos???
“Evento é um fenômeno multiplicador de negócios, pelo seu potencial de gerar novos fluxos de visitantes...Há uma distinção marcante para os eventos, é sua capacidade de atração constante, em qualquer época...” Andrade (2002) “Evento é um componente do mix da comunicação, que tem por objetivo minimizar esforços, fazendo uso da capacidade sinérgica da qual dispõe o poder expressivo no intuito de engajar pessoas numa idéia ou ação.” Giácomo (1993)

3 Conceitos O que são os eventos???
Ação profissional mediante pesquisa, planejamento, organização, coordenação, controle e implantação de um projeto, visando atingir seu público-alvo com medidas concretas e resultados projetados; Realização de um ato comemorativo, com finalidade mercadológica ou não, visando apresentar, conquistar ou recuperar o seu público-alvo; Soma de ações previamente planejadas com objetivos de alcançar resultados definidos perante seu público alvo.

4 Classificação em Relação ao Público
Eventos Fechados: ocorrem dentro de determinadas situações, com público-alvo definido, que é convocado ou convidado a participar. Ex : Casamentos, aniversários, festas institucionais, reuniões, etc. Eventos Abertos : podem ser divididos em eventos abertos por adesão e evento aberto em geral. Ex de eventos abertos por adesão: Shows, congressos, feiras, exposições e etc. Ex de eventos abertos em geral : Shows em praça pública, exposições, feiras, desde que tenham entrada franca.

5 Classificação em Relação Área de Interesse
Artístico – relacionado a qualquer manifestação de arte ligado à música, pintura,poesia, literatura e outras; Científico- trata de assuntos referentes às ciências naturais e biológicas, por exemplo, medicina, botânica e outros; Cultural – ressalta os aspectos de determinada cultura, para conhecimento geral ou promocional; Cívico – assuntos ligados à pátria; Desportivo – ligados à prática de esporte, independente da modalidade;

6 Classificação em Relação Área de Interesse
Folclórico – trata de manifestações culturais regionais de um país, abordando lendas, tradições, hábitos e costumes típicos; Lazer – proporciona entretenimento ao participante; Promocional – promove um produto, pessoa, entidade ou governo, quer seja promoção da imagem ou apoio ao marketing; Religioso – trata de assuntos religiosos, seja qual for o credo; Turístico – explora os recursos turísticos de uma região ou país, por meio de viagens de conhecimento profissional ou não.

7 Critérios de Classificação
DIMENSÃO Macroevento; Evento de grande porte; Evento de médio porte; Evento de pequeno porte DATA Fixa; Móvel; Esporádica PERFIL Geral; Dirigido; Específico OBJETIVO Cientifico e Cultural; Comercial

8 Critérios de Classificação
Exemplos: Copa do Mundo: Dimensão : Macroevento Data : Fixa (ocorre de quatro em quatro anos) Perfil dos participantes : Geral Objetivo : Cultural e Desportivo. Multiminas: Dimensão : Evento de médio porte Data : Fixa (ocorre todo ano) Perfil dos participantes : Dirigido ( profissionais de turismo,agentes de viagens, estudantes, etc) Objetivo : Comercial.

9 Critérios de Classificação Dimensão ( tamanho, alcance)
Macroevento Eventos que ocupam todo o parque hoteleiro de uma ou várias cidades,mobilizam milhares de pessoas em sua organização e operação, envolve entidades privadas e públicas, assim como exigem divulgação em âmbito internacional. Atraem pessoas de diferentes partes do mundo. São geralmente coordenados por entidades públicas. De modo geral são raros e quando acontecem, as empresas escolhidas para promovê-los são as maiores dos mercados nacional e internacional. Exemplos : Copa do Mundo, Jogos Olímpicos; Encontros Internacionais como a “Eco 92”

10 Critérios de Classificação Dimensão ( tamanho, alcance)
Eventos de Grande Porte Geralmente privados, esse tipo de evento envolve um grande número de participantes e público de milhares de pessoas. Utilizam boa parte das ofertas locais de espaço para sua realização e beneficiam toda área de turismo e hotelaria. Normalmente são idealizados por empresas de porte nacional e internacional para público de interesse geral. Exemplo : Salão do Automóvel, ABAV, Feira Nacional de Artesanato.

11 Critérios de Classificação Dimensão ( tamanho, alcance)
Eventos de Pequeno Porte Compõem a maioria dos eventos no mundo inteiro. Podem ser de caráter empresarial, público ou privado, mas sempre de um setor ou de um segmento definido, com presença reduzida de participantes. Exemplo : Feira de Artesanato Indígena da Serra do Cipó, V Encontro dos Funcionários da Fiat Betim, Seminário sobre Educação Física da UFMG.

12 Critérios de Classificação Dimensão ( tamanho, alcance)
Eventos de Médio Porte São o grande alvo da maioria das empresas que se dedicam a eventos. Quase sempre de origem privada e podem atingir um grande público. São feiras, exposições, seminários setoriais, congressos nacionais e outros encontros que acontecem regularmente em várias regiões do país, possibilitando a participação da população regional. Utilizam apenas um centro de convenções ou exposições. Exemplo : Unilar; Congresso Mineiro da Imprensa Esportiva; Seminário Regional de Medicina Estética.

13 Critérios de Classificação Data de Realização
Eventos com data fixa : Eventos com datas invariáveis, tais como comemorações cívicas, religiosas e outras. Realizam-se todos os anos com data fixa, no mesmo dia ou com periodicidade determinada. Ex data fixa: Sete de Setembro, Padroeiros. Ex data com periodicidade determinada : Copa do Mundo, Bienal do Livro. Eventos com data móvel : Eventos que sempre acontecem, mas com data variável, segundo o calendário ou interesses da organização promotora. Exemplo : Carnaval, Semana Santa Eventos com data esporádica : Eventos que acontecem em função de fatos extraordinários, porém programados e previstos. Cerimônia do Vaticano quando da morte de um Papa.

14 Critérios de Classificação Perfil dos Participantes
Geral : Evento realizado para clientela não definida, limitada apenas em função da capacidade do local de realização. Em alguns casos a idade é um fator de restrição. Ex : Desfiles de escolas de samba, Copa do Mundo, Encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém Dirigido : Evento restrito ao público que possui afinidade com o tema. De modo geral esse público se divide em grupos de interesse diversificado. Ex: Salão do Automóvel, exposições agropecuárias, feiras de calçados. Específico : Evento realizado para público claramente definido em função do interesse, envolvimento ou da identificação com a área de atividade em questão.Ex : Congressos de áreas médicas, seminários de educação.

15 Critérios de Classificação Objetivos
Eventos Científicos e Culturais : Os objetivos desses eventos variam segundo a área de interesse, que pode ser : educacional, política, artística,esportiva, etc. Ex: congressos, seminários, simpósios e convenções. Eventos de Caráter Comercial : O objetivo é basicamente, comercialização de um ou mais produtos. Ex: Feiras, exposições e salões.

16 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Origem dos Primeiros Eventos Jogos Olímpicos da Era Antiga, datado de 776 a.C. Evento de caráter religioso, ocorria na Grécia de quatro em quatro anos. Lenda do Espírito de Hospitalidade

17 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Festas Saturnálias, instituídas em 500 a.C., das quais derivaram o carnaval; Consolidação do Cristianismo e queda do Império Romano. A civilização Antiga deixou de herança para o Turismo e o Turismo de Eventos o espírito de hospitalidade, a infra-estrutura de acesso e os primeiros espaços de eventos.

18 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Idade Média – Poderio da Igreja e Crescimento da Atividade Comercial Pouca expressão no turismo de Lazer ( falta de segurança nas estradas) Guia de Estradas , de Charles Estiene (1552) / Of Travel, de Francis Bacon (1612) A Idade Média praticamente plantou as bases para o Turismo de Eventos

19 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Idade Média – Os principais tipos de eventos : Religiosos – Concílios e representações teatrais Comerciais – Feiras Comerciais Surgiram em função das necessidades dos indivíduos de se vestir, comer, comprar armas e etc. As mais antigas foram as feiras da região de Champanhe-França ( 427). Elas tinham duração de seis a sete semanas.

20 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Declínio da Idade Média Trouxe de volta o espírito investigativo, estimulando o deslocamento. (artistas, artesãos, músicos e poetas) Grand Tour - viagens realizadas por jovens da nobreza para complementarem seus estudos e adquirir experiência profissional. Aparecimento de novos meios de hospedagem ( albergues ou estalagens) – mais conforto (carruagens).

21 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Revolução Industrial – evolução nos meios de transporte e comunicação. - Surgimento dos Eventos Técnicos e Científicos: Eventos Científicos : Promovidos por entidades ligadas aos ramos das ciências naturais e biológicas. Eventos Técnicos : Promovidos por entidades ligadas ao ramo das ciências exatas e sociais.

22 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
- Surgiu como atividade organizada no séc. XIX, quando o inglês Thomas Cook organizou a ida de um grupo de pessoas para participação de um congresso. Era o Congresso Antialcoólico nas cidades de Leicester e Loughborough, em Thomas Cook levou 570 pessoas para participaram do congresso. Thomas Cook

23 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Primeiros Eventos Científicos e Técnicos Primeiro congresso científico ocorreu em 1681, em Roma . Foi o Congresso de Medicina Geral, que deu início aos eventos de cunho não religioso. Posteriormente surgem os eventos técnicos. O primeiro deles foi o Congresso de Viena, em Após a derrota de Napoleão, para as potências européias tratarem o acordo de paz e redistribuírem os territórios invadidos pela política expansionista de Napoleão.

24 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Consolidação do Turismo de Eventos – século XVIII - Construção dos primeiros espaços para realização de Feiras. O primeiro foi a Society of Arts, rebatizado mais tarde como Royal Society of Arts, criado em Com o obejtivo de estimular a arte e a indústria. Londres. Prédio Royal Society of Arts

25 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
O primeiro pavilhão de feiras e exposições do mundo foi o Palácio de Cristal, em Hyde Park, na Inglaterra, construído em 1851, que foi sede inúmeras feiras internacionais. Foi destruído por um incêndio em 1936

26 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Rainha Vitória abre a primeira exposição universal, A Terra das Maravilhas da Tecnologia, A estrutura de ferro tinha 33 metros de altura, o que destruiu as noções contemporâneas do espaço. O bilhete de entrada correspondia a seis vezes o salário semanal de um operário fabril. Atraiu 6 milhões de visitantes e estiveram representados quarenta países. Teares mecânicos, grandes telescópios, prensas hidráulicas, maquinas em movimento - testemunhas da capacidade inventiva do homem; mas também diversas ferramentas para a agricultura e produtos para a família. A idéia inicial da exposição ficou a dever-se ao Príncipe Alberto, marido da Rainha, que procurou que a exposição mostrasse todo o progresso Industrial da Grã-Bretanha.

27 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Em 1853, os Estados Unidos, construíram um edifício semelhante ao Palácio de Cristal para sediar a Feira de Nova York. Em 1855, a primeira Exposição Universal de Paris. Foi construído o Palais de L´Industrie.

28 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Após a realização da exposição Mundial de Londres, várias outras exposições aconteceram pelo mundo, dando início as construções dos grandes espaços para Feiras. No séc. XX foram instituídas as Feiras de Amostra. A feira de Leipzig (1894), - fotos - Alemanha,foi a precursora delas.Em 1939, a Feira de Leipzig precisou de 24 pavilhões espalhados pela cidade, tal grandiosidade que alcançou. Até os dias de hoje faz parte dos calendários de feiras Internacionais, e recebe milhares de pessoas durante sua realização.

29 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Jogos Olímpicos Após serem interrompidos, em 1896, os Jogos Olímpicos foram reiniciados. A cidade de Atenas foi sede dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Esse evento é um dos principais acontecimentos mundiais, que a cada ano atrai um número maior de visitantes.O município para ser sede de uma Olimpíada precisa oferecer toda infra-estrutura de hospedagem, transporte, acessos, sinalização, estádios, centros de treinamento e tudo mais que o Comitê Olímpico Internacional exige.

30 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Copa do Mundo Evento mundial que envolve uma série de países. O Uruguai foi escolhido em 1930 como sede da primeira copa porque sua seleção havia vencido os torneios olímpicos de 1924, em Paris e de 1928, em Amsterdã. Das seleções européias, apenas França. Bélgica, Romênia e Iugoslávia se dispuseram a pegar um navio para Montevidéu. Com relação a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, contribuíram para que o evento acontecesse no Brasil a volta de Getúlio Vargas ao poder e porque o Brasil era o único país fora da Europa – destruída pela II guerra – disposto e com condições de sediar o evento. A copa de 50 coincidiu com a inauguração do Estádio Mário Filho – Maracanã. Maracanã

31 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Copa do Mundo A Copa do Mundo realizada na França, em 1998, recebeu seleções de 32 países, 13 mil jornalistas para cobrir o evento e aproximadamente 2,5 milhões de espectadores. O que movimentou a economia do país.

32 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Eventos no Brasil Anterior a chegada da Família Real no Brasil, eram realizadas algumas feiras que possuíam características semelhantes às que ocorriam na Idade Média. Isso é, ocorriam em locais abertos, onde os comerciantes armavam suas barracas para vender seus produtos.Ocorriam geralmente aos domingos, em paralelo aos festejos religiosos. Sempre havia as figuras do cego cantador, poeta popular,os contadores de histórias e os mais diversos tipos de personagens típicos do povo brasileiro.

33 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Eventos no Brasil O primeiro evento que se tem conhecimento, ocorrido em espaços destinados à realização de eventos, foi um Baile de Carnaval em 7 de fevereiro de Ocorreu no Hotel Itália, Rio de Janeiro. O Brasil não tinha nenhuma experiência em organizar eventos técnicos e científicos, feiras e exposições. Para isso começou a participar das Feiras Internacionais, a partir de 1862 na Exposição Internacional de Londres.

34 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Eventos no Brasil Em 1908 ocorreu no Pavilhão de Feiras da Praia Vermelha a Exposição Nacional. Primeira realizada em um espaço próprio. Em 1922, com a Exposição Internacional do Centenário, o Brasil se firma como organizador de eventos. A exposição contou com a participação de 14 países expositores no Palácio de Festas no RJ e em vários outros locais espalhados na cidade. Recebeu pessoas, uma média de visitantes por dia.

35 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Eventos no Brasil Em 1923, foi inaugurado o Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, local que abrigou em seus imensos salões todo tipo de eventos. Até os dias de hoje ainda recebe hospedes, visitantes e eventos. Houve uma estagnação com o período da II guerra mundial, Mas na década de 40 foram inaugurados vários hotéis-cassino, responsáveis por inúmeros eventos artísticos e culturais. Copacabana Palace

36 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Eventos no Brasil Em 1953, criou-se no Rio de Janeiro a primeira Associação Brasileira de Agentes de Viagens – ABAV, a a partir daí os outros estados foram se organizando. Em 1959 ocorreu o I Congresso Brasileiro de Agências de Viagens. Nessa época, o país ainda não possuía um Centro de Convenções. Devido ao tamanho desse evento, vários estados se empenharam construindo centros para sediar os congressos da ABAV. Esse foi o caso de Recife em 1979, Belém em 1986, Natal em 1987 e Foz o Iguaçu em 1993.

37

38

39 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Parque do Ibirapuera - Em 1954 foi inaugurado o conjunto arquitetônico do Ibirapuera, projetado por Oscar Niemayer e as áreas verdes a cargo do paisagista Burle Marx. O conjunto era composto por: pavilhão de feiras, vários museus,áreas esportivas, lagos e outros. - No pavilhão de feiras é que aconteciam as feiras como : Salão do Automóvel e outras grandes feiras da época.

40                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           A - Pavilhão Manoel da Nóbrega B - PRODAM C - Bienal D - Museu da Aeronáutica / Museu do Folclore E - Grande Marquise F - Detran G - Planetário e Escola Municipal de Astrofísica H - Pavilhão Japonês I - Assembléia Legislativa J - Monumento às Bandeiras K - Homenagem a Pedro Álvares Cabral L - Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 1932 M - Viveiro Manequinho Lopes N - Monumento Ayrton Senna

41 Pavilhão Manoel da Nóbrega
Museo de Arte Moderna Museo da Aeronáutica Pavilhão Japonês

42 Adventure Sport Fair

43 Estatísticas Adventure Sport Fair

44 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Anhembi - Em 1970 é inaugurado o Palácio das Convenções do Anhembi.

45 Evolução Histórica dos Eventos ao Turismo de Eventos no Mundo
Riocentro Com uma área total de 571 mil m², o Riocentro é um espaço multifuncional, especialmente desenvolvido para receber eventos nacionais e internacionais, indoor ou ao ar-livre, formado por cinco pavilhões interligados. O complexo conta ainda com heliponto, gramados, jardins e um lago natural, podendo sua área ser alugada total ou parcialmente. Entre os principais serviços disponíveis, destacam-se restaurantes, postos de atendimento médico, estacionamento para até carros e transporte interno.

46 Clique na planta abaixo para maiores detalhes.
Riocentro - mapa                                                       

47


Carregar ppt "Organização de Eventos Eventos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google