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PublicouFelipe Alves Bergler Alterado mais de 8 anos atrás
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PLANEJAMENTO DA PESQUISA Disciplina: Tecnicas de Pesquisa Geciane Porto Referencias para leitura: Cooper, Schindler capítulos 3, 4 e 6
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PLANEJAMENTO DA PESQUISA Orienta o pesquisador nas etapas a serem desenvolvidas ao longo da pesquisa Destaca os procedimentos para cada atividade de pesquisa É um plano baseado em atividades, tempo e recursos Orienta a seleção de fontes e tipos de informações
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PLANEJAMENTO - Por quê? Justificativa da escolha do problema - O quê? Problema de investigação, hipóteses, base teórica e conceitual - Para quê? Propósitos, objetivos do estudo - Como? Procedimentos metodológicos - Quando? Cronograma de execução - Com que recursos? Orçamento - Pesquisado por quem? Equipe de trabalho - Quem disse? Bibliografia Todo Planejamento deve responder as seguintes perguntas:
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PLANEJAMENTO DA PESQUISA 1) Preparação da Pesquisa: primeiros passos que definirão a pesquisa 2) Fases da Pesquisa: definição das etapas que compõem a pesquisa 3) Execução da Pesquisa: desenvolvimento da pesquisa 4) Relatório da Pesquisa: produto final da pesquisa
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PREPARAÇÃO DA PESQUISA 1) Decisão: determinar o que se pretende investigar 2) Especificação dos objetivos: objetivo limitado e claramente definido 3) Elaboração de um esquema: fluxo da pesquisa sob a forma de um diagrama, que aparece a ordem lógica do trabalho Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema …
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PREPARAÇÃO DA PESQUISA 4) Constituição da equipe de trabalho: recrutamento e treinamento de pessoas distribuição das tarefas ou funções indicação de locais de trabalho equipamento necessário a cada pesquisador 5) Levantamento de recursos: previsão de gastos para a instituição contratante da pesquisa 6) Cronograma: tempo necessário para a execução das etapas
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FASES DA PESQUISA 1) Escolha do tema: assunto que se deseja estudar e pesquisar deve ser preciso, relevante e específico deve ser viável, tangível deve ser relevante, estar ligado a uma questão teórica que mereça atenção responde a pergunta: O que será explorado?
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TEMA Considerar: disponibilidade de tempo, interesse, utilidade e determinação para se prosseguir o estudo e terminá-lo (apesar das dificuldades) e as qualificações pessoais Deve-se optar por temas que necessite melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre o mesmo Convém superar a tendência muito comum de escolher temas que, por sua extensão e complexidade, não permitem a profundidade; também deve-se evitar assuntos fáceis e sem interesse
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TEMA Escolher o tema significa: selecionar um assunto de acordo com as inclinações, as possibilidades, as aptidões e as tendências de quem se propõe a elaborar um trabalho científico encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa Ex de Tema: Cultura Organizacional
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PLANEJANDO A PESQUISA 2) Justificativa explicitar os motivos de ordem teórica e prática que justificam a pesquisa Em que o estudo é importante para a área na qual você está atuando, ou para a área na qual busca formação acadêmica, ou para a sociedade em geral? Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando a necessidade de se realizar tal estudo Geralmente contém as seguintes informações: motivo da escolha do trabalho (relevância ou importância do trabalho) relação do problema estudado com o contexto social aspectos inovadores do trabalho contribuição prática e acadêmica do trabalho viabilidade interesse pessoal (opcional)
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JUSTIFICATIVA “O associativismo é visto hoje como uma das principais alternativas para os pequenos e médios supermercadistas ganharem poder na negociação junto aos fornecedores e enfrentarem a concorrência com os hipermercados” Hiroshi (2000). “A central de compra é uma idéia fantástica, que deve ser aprimorada” Martinelli (2000). Relevância do estudo e relação com o contexto social: o associativismo é visto como uma das poucas alternativas para a sobrevivência do pequeno varejo Aspectos inovadores: proposta para aperfeiçoamento/sustentabilidade das redes Contribuição acadêmica e prática redes de compras: falta de um maior conhecimento sobre o tema no setor poucos estudos sobre o assunto proposta de sustentabilidade Viabilidade: facilidade de acesso: contatos Interesse pessoal: 7 anos trabalhando com assuntos relacionados ao varejo brasileiro
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FASES DA PESQUISA 3) Formulação do problema: questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar resposta, via pesquisa deve ser formulado sob a forma de pergunta a pergunta deve ser redigida de forma clara e concisa deve ser definido de tal forma que a solução seja possível. Tenho como encontrar a solução? Ex. de problema: Qual a relação entre cultura organizacional e o desempenho funcional dos administradores?
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Problema de Pesquisa- Regras Práticas verificar, antes de tudo, se o que pensou é realmente um problema científico o problema deve ser formulado sob a forma de pergunta a pergunta deve ser redigida de forma clara e concisa o problema deve ser definido de tal forma que a solução seja possível. Tenho como encontrar a solução?
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Problema de Pesquisa- Vantagens delimita com exatidão qual o tipo de resposta que deve ser procurado leva o pesquisador a uma reflexão benéfica e proveitosa sobre o assunto fixa roteiros para o início do levantamento bibliográfico e da coleta de dados
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Problema de Pesquisa Exemplos: Qual a correlação entre produtividade e qualificação da mão-de-obra? Como o clima organizacional afeta o desempenho administrativo? Quais as possibilidades e dificuldades da implantação da Gestão pela Qualidade Total? Quais os fatores determinantes das políticas de meio ambiente implantadas no Brasil, no século XXI, pelos diferentes governos?
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EXEMPLOS: TEMA X PROBLEMA tema: Acidentes de trabalho problema: Como reduzir o índice de acidentes de trabalho na construção civil? tema: Franchising problema: Por que o mercado brasileiro tem se mostrado atraente para a prática do franchising? tema: Ensino de 3º Grau: evasão problema: Quais as causas da evasão escolar no 3º grau?
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PLANEJANDO A PESQUISA 4) Definição dos objetivos Nesta fase, o investigador buscará resposta à questão: Para que fazer a pesquisa? O objetivo é um resultado a alcançar Quando alcançado, dá resposta ao problema Os objetivos devem ser claros e atingíveis (objetivos vagamente enunciados não serão atingidos)
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Objetivos da Pesquisa Os objetivos dividem-se em: objetivo geral e objetivos específicos Pode-se fixar um objetivo geral e enunciar outros objetivos específicos (esse procedimento ajudará a definir todas as ações, possibilitando menor risco de fugas por parte do pesquisador) Na definição dos objetivos, é comum o uso do verbo na forma do infinitivo (caracterizar, descrever, identificar, avaliar, classificar, distinguir, explicar etc.)
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PROBLEMA E OBJETIVO Pergunta de Pesquisa: Quais as possíveis consequências desse fato para a administração no Brasil? Quais as possíveis consequências desse fato para a administração no Brasil? Objetivo geral: Apresentar a consolidação de reflexões sobre as possíveis consequências, para a administração do Brasil, das referências utilizadas por nossos autores Apresentar a consolidação de reflexões sobre as possíveis consequências, para a administração do Brasil, das referências utilizadas por nossos autores Problema: Alguns autores brasileiros têm afirmado que a produção brasileira em organizações está fortemente calcada em referencial estrangeiro, sobretudo de origem americana.
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PROBLEMA E OBJETIVO Objetivos específicos: Levantar as nacionalidades das referências utilizadas por autores brasileiros de análise organizacional Verificar se os pesquisadores nacionais que publicam no exterior são mais citados do que os pesquisadores nacionais que publicam também em revistas nacionais Levantar as principais razões que levam esses autores à utilização do tipo de referencial indicado Verificar a grau de adesão das referencias mapeadas com as características organizacionais das empresas brasileiras
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PROBLEMA E OBJETIVO Tema: A pesquisa cientifica realizada no Estado de São Paulo é capaz de contribuir para a criação de empresas que venham a fortalecer a economia Problema de Pesquisa: Como mensurar a contribuição da pesquisa cientifica para o surgimento de empresas de base tecnológica Objetivo geral: Propor indicador para mensurar a conversão de ciência em inovação por meio da criação de spin-off nos campi da USP de Sã Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto
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Objetivos Específicos: Levantar dados de artigos patentes e spin-off gerados nos campi da USP de São Paulo, São Carlos e Ribeirão Preto Levantar os dados de artigos científicos dos pesquisadores que são inventores de patentes Propor índices para medir a conversão de ciência básica em inovação, em termos de criação de empresas de base tecnológica, Propor índices para medir a contribuição econômica que as EBT´s proporcionam para a economia em termos de recolhimento de impostos e criação de postos de trabalho.
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Atividade Realização do projeto de pesquisa: Tema Justificativa Pergunta de Pesquisa Objetivos Geral específicos Formar equipes de 4 alunos para entregar atividade do temas da pesquisa no stoa
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