A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR"— Transcrição da apresentação:

1 O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR
Profa. EVA ZAN

2 Antecedentes : FLORENCE NIGHTINGALE:
- Redução índice mortalidade entre os feridos (Guerra da Criméia); - Conhecimentos de epidemiologia, estatística e administração; - Organização do trabalho da enfermagem no hospital; - Fundação de Escolas de Enfermagem; - Divisão social do trabalho: nurses e ladies-nurses; FLORENCE NIGHTINGALE:

3 Antecedentes : Consolidação do saber médico em bases mais fortes;
Relações de hierarquia e subordinação; Evolução da organização do Serviço de Enfermagem: c/ base na ciência administrativa.

4 O que é o Serviço de Enfermagem?
É o órgão responsável pelo desenvolvimento dos cuidados de enfermagem, através dos profissionais com formação e competência legalmente estabelecidos, em consonância com os padrões de qualidade almejados pela profissão e em sintonia com os objetivos organizacionais.

5 O que é o Serviço de Enfermagem?
É a departamentalização (T. Clássica). Outras denominações: Supervisão de Enfermagem; Gerência de Enfermagem; Superintendência de Enfermagem; Setor de Enfermagem; Departamento de Enfermagem.

6 Algumas Influências Teóricas:
Divisão do trabalho e especialização (Administração Científica); Manuais de normas e rotinas, regimentos, regulamentos, POP (T. Burocracia); Princípios de ordem, disciplina, hierarquia, ... (T. Clássica); Sistema aberto (T. Sistemas).

7 Características: Congrega grande contingente de pessoal;
Tem seu pessoal alocado em diferentes setores do hospital; É um sub-sistema de um sistema maior que é o hospital; Como sub-sistema interage e se inter-relaciona com os demais sub-sistemas; É hierarquizado e obedece a uma cadeia de comando;

8 Características: Congrega profissionais com diferentes níveis de formação; Desenvolve atividades de diferentes níveis de complexidade; Trabalho: fragmentado; Requer continuidade; Lida com a imprevisibilidade e interrupções; Confrontação com o sofrimento; Permanência no setor ou status residencial.

9 Estrutura e organização:
Organograma do Hospital Linha ou linha-staff Circular Organograma do Serviço de Enfermagem

10 Organograma do Hospital - Exemplo 1.1 Organograma Hierárquico

11 Organograma do Hospital - Exemplo 1.2 Organograma Hierárquico

12 Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 2
Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 2.1 Organograma Hierárquico

13 Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 2
Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 2.2 Organograma Hierárquico

14 Organograma do Hospital - Exemplo 3 Organograma Circular
SUPERINTENDÊNCIA GERÊNCIA ENFERMAGEM PAC EC HOME CARE P I PACIENTE CCIH POB CEE PEX P CIR ASSESSORIA

15 Organograma do Serviço de Enfermagem - Exemplo 4 Organograma Pirâmide Invertida
Paciente Profissionais Superintendência

16 Pressupostos norteadores do cuidado de enfermagem:
Humanização do Cuidado Visão Holística Qualidade do Cuidado Foco no Cliente Primary Nursing

17 PADRÕES DE QUALIDADE ESTABELECIDOS PELOS PROFISSIONAIS
QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE SATISFAÇÃO DA CLIENTELA/ CONSUMIDOR ? PADRÕES DE QUALIDADE ESTABELECIDOS PELOS PROFISSIONAIS ?

18 A QUALIDADE NA OPINIÃO DA CLIENTELA
Cortesia social Oferecimento de privacidade Atmosfera de alegria Pouco ruído proveniente do posto Atendimento rápido da campainha Transporte adequado dentro do hospital Sensibilidade do funcionário em relação ao inconveniente da hospitalização Satisfação com o companheiro de quarto Qualidade das refeições Fonte: MARQUIS & HUSTON. Leadership roles and management functions in nursing

19 A QUALIDADE NA OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS
Baixa incidência de infecção hospitalar Menor duração da internação Baixa taxa mortalidade Mudança comportamental do cliente frente aos conhecimentos adquiridos sobre a doença Potencial de reabilitação Fonte: MARQUIS & HUSTON. Leadership roles and management functions in nursing

20 A Equipe de Enfermagem:
Profissionais: Enfermeiro Técnico de Enfermagem Auxiliar de Enfermagem

21 A Equipe de Enfermagem:
Lei N (25/06/86) - dispõe sobre o Exercício Profissional Decisão COREN - normatiza atribuições dos profissionais Lei N (20/12/96) - Diretrizes e Bases da Educação Nacional

22 A Equipe de Enfermagem:
Atribuições: Enfermeiro: direção de órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, chefia de serviço e de unidade de enf.; planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços; consultoria, auditoria e emissão de parecer; consulta de enfermagem; prescrição da assistência de enfermagem; cuidados diretos a pacientes graves com risco de vida; cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica.

23 A Equipe de Enfermagem:
Atribuições: Técnico de Enfermagem: Exercer atividades de nível médio atribuídas à equipe de enfermagem; Prestar cuidados integrais a pacientes em unidades de maior complexidade técnica (ex.: centro cirúrgico, neonatologia, emergência), sob supervisão do enfermeiro; Executar tratamentos prescritos e de rotina nas unidades de internação sob a supervisão do enfermeiro.

24 A Equipe de Enfermagem:
Atribuições: Auxiliar de Enfermagem: Exercer atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples, em processos de tratamento, cabendo-lhe principalmente: Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas; Executar ações de tratamentos simples; Prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente.

25 A Equipe de Enfermagem:
Profissionais de enfermagem Fonte: COREN

26 BIBLIOGRAFIA KRON, T. e GRAY, A Administração dos cuidados de enfermagem ao paciente. 6.ed. Rio de Janeiro: Interlivros, p. KURCGANT, P. et al. Administração em Enfermagem. São Paulo: EPU, 1991 MARQUIS, B. e HUSTON, C. J. Administração e liderança em enfermagem: teoria e Aplicação. 2ed. Porto alegre: Artes Médicas, 1999. MOURA, G. S. S. ,MAGALHÃES, A.M., e CHAVES, E. O serviço de enfermagem hospitalar: apresentando este gigante silencioso. Rev. Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 54, n. 3, p , 2001


Carregar ppt "O SERVIÇO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google