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Correspondências empresariais

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Apresentação em tema: "Correspondências empresariais"— Transcrição da apresentação:

1 Correspondências empresariais
Prof.ª Esp. Bárbara Franco

2 São aquelas trocadas entre empresas ou entre empresas e pessoas físicas.

3 TIPOS DE CORRESPONDÊNCIAS

4 Carta Comercial: também chamada de correspondência técnica, é um documento com objetivo de executar-se uma comunicação comercial, empresarial. Deve ser organizada, com linguagem correta e impessoal, em papel com timbre da empresa contendo todos os dados necessários.

5 A redação comercial tem como características comuns: a) clareza: o texto, além de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que prejudica os comunicados e negócios.

6 b) estética: a fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras ou “sujeiras” impregnadas ao papel.

7 c) linguagem: seja objetivo: passe as informações necessárias, sem ficar usufruindo de recursos estilísticos. Seja impessoal, ou seja, não use de sentimentalismo. Escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da língua.

8 É muito importante que haja correção, pois um possível equívoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem financeira. Como fazer uma carta comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida:

9 1º passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, já vem impresso. 2º passo: Coloque o nome da localidade e data à esquerda e abaixo do timbre. Coloque vírgula depois do nome da cidade! O mês deve vir em letra minúscula, o ano dever vir junto (2009), sem ponto ou espaço. Use ponto final após a data.

10 3º passo: Escreva o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data.
4º passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.

11 5º passo: Inicie o texto fazendo referência ao assunto, tais como: “Com relação a...”, “Em atenção à carta enviada..”, “Em atenção ao anúncio publicado...”, “Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras. Evite iniciar com: “Através desta”, “Solicito através desta”, “Pela presente” e similares, Está claro que o meio de comunicação adotado é a carta.

12 6º passo: Exponha o texto, de forma clara e objetiva
6º passo: Exponha o texto, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviações do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc. 7º passo: Corresponde ao fecho da carta, o qual é o encerramento da mesma. Despeça-se em tom amigável: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações cordiais, etc. Observação: Evite terminar a carta anunciando tal fato (Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeço-me).

13 Antes de escrever, organize seu pensamento, traçando um plano:
o que vai comunicar; a quem; como deve transmitir; que informações são relevantes. Quando o papel é timbrado, pode-se suprimir o local antes da data, uma vez que o endereçamento completo aparece no pé de página.

14 Modelo de carta comercial

15 LM - Loja da Maria Goiânia, 03 de março de 2009.
Ao diretor Joaquim Silva Rua das Amendoeiras, 600 Belo Horizonte – MG Prezado Senhor:          Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor três mil reais referente ao mês de fevereiro. Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária.          Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração. Atenciosamente, Amélia Sousa Gerente comercial LM - Loja da Maria Maria e Cia. Ltda. - Comércio de Utensílios. Av. João, 100 -Goiânia – GO

16 Circular: é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas. Tem o nome de circular porque indica a função de divulgar as informações entre todos os destinatários.

17 Externa: é utilizada para comunicar mudanças de endereço, abertura de novas filais, alterações de preços, lançamentos de novos produtos etc.; Interna: é utilizada para comunicar férias coletivas, alterações no horário de trabalho, bem como outros fatos que sejam do interesse de todos dentro da empresa. As circulares, por interessarem a várias pessoas ou empresas, são feitas com cópias de igual conteúdo e finalidade. Por este motivo, nelas não constam os dados de identificação do destinatário, os quais serão subscritos somente nos envelopes.

18 Este documento oficial deve ter:
1. Timbre (logotipo do órgão, brasão, símbolo do departamento); 2. Título e número (circular nº. 02/2009);

19 3. Data (sem a localidade, nome da cidade);
4. Ementa (síntese do assunto que será abordado no texto); 5. Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;

20 6. Texto (bem explicado e claro);
7. Despedida breve; 8. Assinatura (sem linha e sobre o nome datilografado, com o cargo de quem assina); Ao final da página, caso haja necessidade de um controle maior por parte da administração, pode-se colocar (em letras menores) as iniciais de quem redigiu e de quem digitou a circular. Veja o modelo.

21 CIRCULAR Nº. 02/09. Em 14 de fevereiro de 2009
CIRCULAR Nº. 02/09. Em 14 de fevereiro de Ementa: Feriado de carnaval Senhores funcionários: Comunicamos que no dia 21 deste mês teremos expediente normal. Porém, nos dias 23 e 25 que, respectivamente, antecede e precede a data do feriado (24), não haverá expediente. Em relação a este fato, estimo bom descanso a todos. Atenciosamente, Joaquim João de Oliveira. Gerente administrativo R:ACM D: CVS LM - Loja da Maria Maria e Cia. Ltda. - Comércio de utensílios. Av. João, 100 -Goiânia – GO

22 Memorando: é um aviso por escrito de caráter interno e administrativo, uma vez que estabelece a comunicação entre as unidades, departamentos ou setores de uma mesma empresa, instituição, órgão.  Pode apresentar algumas finalidades: complementar uma correspondência anteriormente enviada, 2. expor projetos e ideias, 3. apresentar novas diretrizes, dentre outras.  

23 É uma carta de tramitação rápida, simples e eficaz, sem se prender a burocracias iminentes. O despacho pode ser realizado na própria folha do memorando de modo resumido, o que permite agilidade e transparência no andamento das decisões tomadas. 

24 A estrutura, do memorando deve ter identificação por número, local e data, assunto, vocativo, texto objetivo e claro, despedida e destinatário com a menção do cargo que o mesmo ocupa. A linguagem é formal. Veja o modelo.

25 Memorando Nº. 01/09     Belo Horizonte, ____ de _____ de ______.
Ao Sr. Chefe de Recursos Humanos Assunto: Desligamento de funcionário        Com base na determinação do próprio funcionário Luciano da Silva, comunicamos que o mesmo foi desligado, hoje, deste departamento e, portanto, está sob orientação dos senhores para as tramitações legais. Atenciosamente, Chefe administrativo do Departamento de Produção. Maria e Cia. Ltda. - Comércio de utensílios. Av. João, 100 -Goiânia – GO LM - Loja da Maria

26 Requerimento: deriva-se do verbo requerer, de acordo com seu sentido denotativo, significa solicitar, pedir, estar em busca de algo. E principalmente, que o pedido seja deferido, ou seja, aprovado. Podemos fazer um requerimento a um órgão público, a um colégio, a uma faculdade, e mais a uma infinidade de outros destinatários. É importante sabermos que o requerimento pertence à chamada redação técnica, pois como todo texto, o mesmo constitui-se de algumas técnicas específicas para redigi-lo.

27 Quanto à estrutura, ele compõe-se de: Título da autoridade - A quem se dirige o texto. Texto  Nome do solicitante Identificação do solicitante Exposição do que se quer Fecho A fórmula convencional Local e data Assinatura

28 Observações importantes: Num requerimento, as expressões “abaixo-assinado”, “muito respeitosamente” já se tornaram arcaicas, devem ser abolidas. O nome do solicitante deve vir acompanhado de informações que o identifiquem, conforme a natureza do requerente. Para se fazer o pedido, pode-se usar uma das seguintes formas:  Pede a V. S.ª, Solicita a V. S.ª, Requer a V. S.ª

29 • Pede a aguardar deferimento - P. e A. D.
As fórmulas convencionais de requerimento admitem as seguintes variações: • Pede a aguardar deferimento - P. e A. D. • Termos em que pede deferimento • Espera deferimento - E. D. • Aguarda deferimento - A. D.

30 Il.mº. SR. Diretor da Escola Estadual Dom Bosco (Nome da pessoa que solicita o requerimento), aluna regularmente matriculada no nono ano do ensino fundamental desta escola, vem respeitosamente solicitar a V. Sª a expedição dos documentos necessários à sua transferência para outro estabelecimento de ensino. Nestes termos, pede deferimento. Londrina, 04 de novembro de (Assinatura)

31 Carta de cobrança: é o documento pelo qual se notifica a empresa ou pessoa que se encontra com débitos pendentes, lhe concedendo um determinado prazo para regularização da situação sob pena da adoção de medidas cabíveis para recebimento.

32 De acordo com os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8078/90), na comunicação da empresa com seus devedores, em especial quando se tratar de consumidor inadimplente é necessário evitar expô-lo ao ridículo, constrangimento ou mesmo utilizar-se de ameaças como técnica de cobrança das dividas não quitadas. Este cuidado deve ser redobrado quando se tratar de comunicação escrita.

33 A carta de cobrança deverá ser apresentada pessoalmente, em duas vias, sendo que uma delas ficará com o remetente, devidamente protocolada, ou enviada pelos correios com Aviso de Recebimento (AR) se for o caso. Veja dois modelos de carta de cobrança.

34 Modelo 1 (Local e data) Ao Sr.(a) (nome do consumidor inadimplente) (endereço completo) Prezado(a) Senhor(a) Informamos a V.Sa. que se encontra em aberto, junto à nossa empresa, um débito não quitado representado por (estabelecer o tipo de título de crédito, por exemplo cheque n. ..., ou duplicata n.) no valor de R$ (valor por extenso), referente à (informar o tipo de operação que resultou na emissão do título de crédito, como por exemplo: vendas de mercadorias, prestação de serviços), cujo vencimento se deu em / / Tendo em vista que até o presente momento não acusamos o recebimento de referida prestação, solicitamos a V.Sa. a quitação desta ou seu comparecimento em nosso estabelecimento a fim de regularizar tal pendência no prazo máximo de dias. Informamos ainda que a não regularização de referida pendência no prazo acima estabelecido ensejará a tomada das seguintes providências legais: - encaminhamento de vosso nome ao serviço de proteção ao crédito; - protesto do título; - propositura da competente ação judicial para o recebimento do valor principal, acrescido de juros legais, mora além dos honorários advocatícios, fixados neste ato em 20% do valor da causa. Desta forma, a fim de evitar-se tal situação, reiteramos o pedido no sentido promover a quitação da referida dívida ou então o seu comparecimento em nosso estabelecimento no prazo máximo de .... dias a fim de resolvermos tal pendência. Informamos ainda que V. Sa. encontra-se constituído em mora para todos os efeitos legais a partir do recebimento da presente notificação, conforme os termos do artigo 397 da Lei /02. Solicitamos a V.Sa. desconsiderar a presente caso o referido débito já tenha sido quitado. Respeitosamente, NOME DA EMPRESA Nome do gerente ou diretor Cargo ocupado

35 Modelo 2 NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL À Nome da empresa ou pessoa CNPJ ou CPF Endereço Cep Cidade - Estado A empresa (informar o nome), via de seu gerente infra assinado, vem através desta notificar a empresa (ou o cliente) acima qualificada por inadimplência no pagamento referente à venda (ou serviço) representado pela nota fiscal nº. xxxx. As parcelas em inadimplência são aquelas com vencimento em (indicar todos as parcelas em débito), que importam em um débito total de R$ xxx,xx. Favor entrar em contato dentro de 48 horas para regularizar a situação sob pena da adoção das medidas judiciais cabíveis. Localidade, dia, mês e ano. Nome da empresa (assinar acima) Nome do gerente ou diretor Cargo ocupado

36 Declaração: pode ser manuscrita em papel almaço simples (tamanho ofício) ou
digitada/datilografada. Quanto ao aspecto formal, divide-se nas seguintes partes: Timbre – impresso como cabeçalho, contendo o nome do órgão ou empresa. Atualmente a maioria das empresas possui um impresso com logotipo. Nas declarações particulares usa-se papel sem timbre. Título – deve-se colocá-lo no centro da folha, em caixa alta. Texto – deve-se iniciá-lo a cerca de quatro linhas do título. Nele deve constar:

37 Citação do fato a ser atestado. Veja o modelo.
Identificação do emissor. Se houver vários emissores, é aconselhável escrever, para facilitar: os abaixo assinados. O verbo atestar/declarar deve aparecer no presente do indicativo, terceira pessoa do singular ou do plural. Finalidade do documento: em geral costuma-se usar o termo “ para os devidos fins”, mas também pode-se especificar: “ para fins de trabalho” , “para fins escolares” ,etc. Nome e dados de identificação do interessado. Esse nome pode vir em caixa alta, para facilitar a visualização. Citação do fato a ser atestado. Veja o modelo.

38 que o Sr. ANTÔNIO CARDOSO, portador da cédula de identidade
(TIMBRE) DECLARAÇÃO Paulo Barbosa de Castro, diretor da Divisão de Transportes da Empresa de Laticínios Santa Cruz, declara para os devidos fins que o Sr. ANTÔNIO CARDOSO, portador da cédula de identidade n° , fez parte do nosso quadro de funcionários, no período de 2 de janeiro de a 30 de abril de 1996, quando se efetivou a sua cessão para o Setor Almoxarifado. Poços de Caldas, 5 de junho de 1996. Assinatura

39 P r o c u r a ç ã o: é um documento que autoriza uma pessoa ( empresa ou órgão ) a agir em nome de outra. Muitas vezes não é possível nos ausentarmos, por causa do trabalho por exemplo, e surgem situações que nos obrigam a buscar documentos, fazer matrículas ou resolver problemas de negócios em lugares distantes. São nessas situações que a procuração nos é muito útil porque, de posse dela, qualquer pessoa de nossa confiança poderá nos representar e agir por nós sem a necessidade da nossa presença. A procuração pode ser geral ou especial.

40 Geral: quando o constituinte declara poderes ilimitados.
Especial: quando o constituinte estipula no documento quais são os poderes, limitando-os. Quem outorga ( admite ) tais poderes é o mandante, outorgante ou constituinte. b) Quem recebe tais poderes é o mandatário, outorgado ou procurador. c) É escrita ou digitada em papel almaço simples ( tamanho ofício ).

41 Tipos de Procuração

42 Procuração a rogo: é aquela passada por quem não sabe ler nem escrever (analfabeto ) ou por quem está impossibilitado de assinar, mesmo que saiba escrever. Esta procuração só pode ser dada em cartório. b) Procuração Particular: é o escrito particular, dado pelo próprio outorgante, sem registro no cartório. Para que haja validade, basta que tenha a assinatura e o reconhecimento de firma do outorgante. c) Procuração Pública: é a procuração lavrada em cartório. Lavrada por tabelião público em seus livros, a pedido do interessado.

43 PROCURAÇÃO PARA VENDA DE BEM IMÓVEL
Modelo. PROCURAÇÃO PARA VENDA DE BEM IMÓVEL OUTORGANTE: (nome de quem passa os poderes), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), na cidade de (informar) - (informar estado). OUTORGADO: (nome de quem recebe os poderes), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), na cidade de (informar) - (informar estado). Através do presente instrumento particular de mandato, o OUTORGANTE nomeia e constitui como seu procurador o OUTORGADO para providenciar a venda do imóvel localizado à (informar endereço), na cidade de (informar) - (informar estado), com área de (informar as dimensões do imóvel), registrado junto ao Cartório do (informar) Ofício de Registro de Imóveis sob a Matrícula nº (informar), livre de ônus ou quaisquer dívidas. O OUTORGADO deverá realizar a venda pelo maior preço oferecido, para tanto, recebendo poderes para receber o pagamento, dando a devida quitação, e providenciando toda a documentação necessária à transcrição do registro, a fim de providenciar ao comprador a posse e a propriedade do imóvel. localidade), (dias) de (mês) de (ano). (Nome e assinatura do Outorgante)

44 IMPORTANTE. RECONHECER FIRMA NA PROCURAÇÃO
IMPORTANTE * RECONHECER FIRMA NA PROCURAÇÃO. * A PROCURAÇÃO É O DOCUMENTO MEDIANTE O QUAL UMA PESSOA, POR ESCRITO, ATRIBUI VOLUNTARIAMENTE A OUTRA PESSOA PODERES PARA REPRESENTÁ-LO. * OS MENORES DE 16 ANOS DEVEM SER REPRESENTADOS, E OS MENORES ENTRE 16 E 18 ANOS ASSISTIDOS, POR SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS LEGAIS. OS EMANCIPADOS DEVEM COMPROVAR SUA EMANCIPAÇÃO.

45 ATA É um documento que registra resumidamente e com clareza as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembleias. Deve ser redigida de maneira que não seja possível qualquer modificação posterior.

46 Para que isso deve ser escrita:
- sem parágrafos ou alíneas (ocupando todo o espaço da página); - sem abreviaturas de palavras ou expressões; - números por extenso; - sem emendas ou rasuras; - sem uso de corretivo (tipo erro-ex); - com emprego do verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo (Exemplo: verbo falar: falou, falaram; verbo discutir: discutiu, discutiram; verbo comentar: comentou, comentaram).

47 - com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões
- com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões. Quem redige a Ata não põe os participantes da reunião a falar diretamente, mas faz-se intérprete delas, transmitindo ao leitor o que elas (as pessoas) disseram. (Exemplo: Em vez de "Inicialmente, eu Manuel de Araújo, presidente do Centro, determino a sra. vice-presidente, que apresente o calendário que fizemos para que os presentes o conheçam."

48 Deve ser redigida assim: "Inicialmente o sr
Deve ser redigida assim: "Inicialmente o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento.)" Se o relator (secretário) cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa digo, como neste exemplo: "Aos dez dias do mês de dezembro, digo, de janeiro, de dois mil e quatro...". Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo. Exemplo: "Em tempo: Onde se lê senhor janeiro, leia-se fevereiro".

49 MODELO DE ATA Data, horário, local e objetivos:
Aos vinte e três dias do mês de janeiro de dois mil e quatro, com início às vinte horas, na sala de reuniões do Centro Espírita Amigos de Jesus, sito à na Rua Euclydes de Oliveira, número trezentos e vinte e cinco, Ribeirão Preto, realizou-se uma reunião administrativa da diretoria do Centro, com o objetivo de preparar o calendário de atividades para o ano de dois mil e quatro. O presidente, a secretária da reunião e as pessoas presentes: A reunião foi presidida pelo presidente do Centro, sr. Manuel de Araújo, tendo como secretária a sra. Joaquina da Silva. Contou com a participação de doze diretores e três conselheiros. Relato da reunião propriamente dita: Inicialmente, o sr. Manuel de Araújo solicitou à vice-presidente, sra. Maria de Souza, que apresentasse o calendário elaborado para que os presentes tivessem seu conhecimento. Foi esclarecido que a meta, do ano em curso, é divulgar por todos os meios a Doutrina Espírita, tanto em atividades internas como externas. Após ouvidas variadas sugestões, o presidente da reunião solicitou fosse votado o calendário apresentado, submetido às sugestões oferecidas, para que se chegasse a um consenso, o qual seria, posteriormente, divulgado no próprio Centro, bem como no Jornal Verdade e Luz, mantido pelo órgão de unificação dos espíritas da cidade e região de Ribeirão Preto. Após debatidas as sugestões apresentadas, obteve-se, democraticamente, a uma conclusão, que considerada excelente. Encerramento: Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que assinada por mim, Joaquina da Silva, secretária, pelo presidente da reunião e pelos demais presentes.

50 Recibo Modelo de recibo:
A comprovação de pagamentos ou entrega de objetos entre pessoas físicas ou mesmo jurídicas se faz, geralmente, por meio de um recibo. Modelo de recibo:

51 RECIBO Recebi do Sr.___________________________________________________,
portador de RG____________________ e CPF ____________________a importância de R$ __________( _________________________), referente à venda de ___________________________________________________ marca ___________________________ , modelo _____________conforme, Nota Fiscal nº _______________ em anexo. Assinatura Nome: ______________________________ RG: _______________________________ CEP________________________________ Londrina, ____ /_________________/ _______ Obs.: Firma reconhecida

52 Ofício Ofício é a correspondência de caráter oficial, equivalente à carta. É dirigido por um funcionário a outro, da mesma ou de outra categoria, bem como por uma repartição a uma pessoa ou instituição particular, ou, ainda, por instituição particular ou pessoa a uma repartição pública. Por tratar-se, sobretudo, de comunicação de caráter público, o ofício requer certo grau de formalidade, por exemplo, solicitar um serviço ou autorização para realização de eventos. Segue um modelo de ofício para prefeitura:

53 (localidade), (dia) de (mês) de (ano) Ofício nº XXX/XXXX À Prefeitura Municipal de XXX Ref. Pedido de Autorização A (nome da entidade), inscrita no CNPJ nº (informar), com sede à (endereço), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria solicitar autorização para realização de (informar o evento) na (endereço onde ocorrerá o evento) em (data e horário do evento). O evento se destina à (informar a que se refere o evento, qual seu objetivo, qual o público esperado e outras informações relevantes). Certos do deferimento do pedido, aguardamos a autorização. Atenciosamente, (assinatura) (nome) ( cargo na instituição)

54 Abreviaturas mais usuais na Correspondência Empresarial
aos cuidados apartamento Avenida Artigo Assinado Caixa Capítulo Citação Código companhia com cópia confere, confira, conforme a/c ou A/C ap. ou apart. Av. Art. (a) cx. cap. Cit. Cód. Cia. c/c cf. conta corrente crédito decreto desconto documento em mãos endereço telegráfico exemplo folha., folhas grama (s) idem Índice Companhia nesta cidade Observação créd. Dec. Desc. Doc. E.M. End. Tel. Ex. Fl. Fls. g id. Índ. Cia N/C Obs.

55 PRONOMES DE TRATAMENTO
São pronomes usados no trato com as pessoas, conforme a categoria destas, usamos expressões mais ou menos cerimoniosas. Alguns pronomes de tratamento:

56 Você (V): no tratamento de pessoas do nosso nível
Senhor (Sr.); Senhora (Sr.ª): tratamento respeitoso Senhorita (Srta.): para moças solteiras Vossa Senhoria (V.S.ª); Vossas Senhorias (V.S.as): para pessoas de cerimônia (muito usado em cartas comerciais) Vossa Excelência (V.Ex.ª) Vossas Excelências (V.Ex.as): para altas autoridades

57 Vossa Reverendíssima (V.Rev.ª): para padres, pastores
Vossa Eminência (V.Em.ª): para cardeais, bispos Vossa Santidade (V.S): para o papa Vossa Majestade (V.M.): para reis, rainhas Vossa Alteza (V.A .): para príncipes, princesas, duques Meritíssimo (M.): para juízes Doutor (Dr.): para pessoas de curso superior em geral, médicos e advogados.

58 S I G L A S CAN = Correio Aéreo Nacional
CDB = Certificado de Depósito Bancário CEP = Código de Endereçamento Postal CEEBJA= Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos CES = Centro de Estudos Supletivos CGC = Cadastro Geral dos Contribuintes CNPJ= Cadastro Nacional de pessoas jurídicas CIC = Cadastro de Identificação do Contribuinte

59 CPI = Comissão Parlamentar de Inquérito
CUT = Central Única dos Trabalhadores DNER = Departamento Nacional de Estradas de Rodagem EMBRATEL = Empresa Brasileira de Telecomunicações FBI = "Federal Bureau of Investigation" (Serviço Federal de Investigação) FGTS = Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

60 FIFA = "Fedération Internationale de Foot-Ball Association" (Federação Internacional de Futebol
IBGE = Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBOPE = Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística ICMS = Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ONU = Organização das Nações Unidas PROCON = Procuradoria e Defesa do Consumidor RG = Registro Geral

61 SEED = Secretaria de Estado de Educação
SENAC = Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAI = Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SESI = Serviço Social da Indústria SESC - Serviço Social do Comércio SPC = Serviço de Proteção ao Crédito SINE = Sistema Nacional de Emprego UF = União Federativa ( = Estado ) UNICEF = "United Nations International Children's Emergency Fund”( Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas em prol da Criança).

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