A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO Aula 9 PLT – Capítulo VIII, pág. 345 (3ª ed), OU 355 (4ª ed.)  Ergonomia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO Aula 9 PLT – Capítulo VIII, pág. 345 (3ª ed), OU 355 (4ª ed.)  Ergonomia."— Transcrição da apresentação:

1 1 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO Aula 9 PLT – Capítulo VIII, pág. 345 (3ª ed), OU 355 (4ª ed.)  Ergonomia

2 2 cristianomagalhaes.wordpress.com Conceito da Ergonomics Research Society (1949): “É o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”. NR-17: “Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 198 e 199 da CLT.”artigos 198 e 199 da CLT

3 3 cristianomagalhaes.wordpress.com Conceito da International Ergonomics Association (IEA) “ A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida”. Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) “A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”.

4 4 cristianomagalhaes.wordpress.com Desenvolvimento atual da ergonomia Pode ser caracterizado segundo quatro níveis de exigências: As exigências tecnológicas: técnicas de produção As exigências econômicas: qualidade e custo de produção As exigências sociais: melhoria das condições de trabalho As exigências organizacionais: gestão participativa Aborda questões relativas ao trabalho como por exemplo: alto índice de acidentes de trabalho; problemas associados a doenças do trabalho; questões relacionadas à redução da produtividade no local de trabalho, alto índice de absenteísmo, retrabalhos, diminuição de motivação, etc; qualidade de Vida no Trabalho (QVT), proporcionando mais do que um posto de trabalho melhor, mas também uma vida melhor no trabalho.

5 5 cristianomagalhaes.wordpress.com Principais itens previstos na NR-17: I – Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso II – Mobiliário dos Postos de Trabalho III – Equipamentos dos Postos de Trabalho IV – Organização do Trabalho V – Condições Ambientais de Trabalho I – Levantamento, Transporte e Descarga Industrial de Peso O objetivo é estabelecer parâmetros que propiciem conforto ao trabalhador durante a execução do serviço, como peso máximo para homens, mulheres e menores de 18 anos.

6 6 cristianomagalhaes.wordpress.com Peso limite: a) Homens: 60 kg b) Mulher: 20 kg para trabalho contínuo, ou 25 kg para trabalho ocasional A restrição não se aplica a transporte de cargas por meio de impulsão ou tração. Sobre esse aspecto, dispõe ainda: Necessidade de treinamento para preservar a saúde; Utilização de meios técnicos apropriados; Para mulheres e menores, o peso deve ser inferior ao admitido para os homens; No uso de equipamentos, o trabalho deve ser feito de forma a não comprometer a sua saúde.

7 7 cristianomagalhaes.wordpress.com

8 8 II – Mobiliário A NR-17 dispõe que o mobiliário deve assegurar as melhores condições de conforto para o trabalhador, com relação à postura, sua distribuição no ambiente de trabalho, acessibilidade, jornada de trabalho, assim como estabelece períodos de intervalo em determinadas atividades, como no caso de digitação, operador de telemaketing. Problemas relacionados ao trabalho em pé: Tendência de acumulação de sangue nas pernas; Sensações dolorosas nas articulações e superfície de contato, que suportam o peso do corpo; Tensão muscular permanente dificulta a execução de tarefas de precisão; Penosidade reforçada se houver posturas inadequadas dos braços, tronco ou outros seguimentos corporais;

9 9 cristianomagalhaes.wordpress.com Posição sentada Considerada a mais confortável para o trabalhador, deve ser proporcionada sempre que possível. Vantagens: Pouco esforço dos membros inferiores – redução da sensação de desconforto e cansaço; Diminui o esforço corporal, e com isso, o consumo de energia; Facilita a circulação sanguínea nos membros inferiores. Desvantagens: Sedentarismo; Adoção de posturas desfavoráveis, dando causa a lordose ou cifose; Se mal posicionado, pode ocasionar compressão das coxas e panturrilha, reduzindo o fluxo sanguíneo.

10 10 cristianomagalhaes.wordpress.com III - Equipamento dos Postos de Trabalho A adequação dos equipamentos nos postos de trabalho é de fundamental importância, uma vez que deve haver compatibilidade entre a postura do trabalhador e o equipamento, de forma a proporcionar conforto e preservar a saúde. Estabelece a NR-17: “17.4.1. Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.”

11 11 cristianomagalhaes.wordpress.com A NR-17 dá tratamento especial aos trabalhos que envolvam digitação, mecanografia, datilografia e processamento de dados: Deve ser fornecido suporte adequado para documentos, para proporcionar uma boa postura, visualização e operação; Deve ser usado documento de fácil legibilidade, proibido o uso de papel brilhante ou outro que provoquem ofuscamento; Ajuste da tela do equipamento à iluminação ambiente; Teclado independente que proporcione mobilidade e ajuste conforme cada tarefa; Equilíbrio de distância entre os olhos, tela, teclado e documentos Devem estar posicionados em superfícies de altura ajustável.

12 12 cristianomagalhaes.wordpress.com  O Trabalho na Postura Sentada Assento muito macio: não oferece quase nenhuma resistência fazendo com que a face posterior das coxas, quando encontra-se totalmente apoiada no assento, promove um lento e progressivo esmagamento dos tecidos da coxa. Assento duro: produz uma concentração de pressão sobre a parte inferior da cintura pélvica, sobre duas tuberosidades localizadas na base da bacia. É que todo o peso do corpo que se encontra acima da bacia é concentrado nesta região, apenas sobre dois pontos.

13 13 cristianomagalhaes.wordpress.com  Alcance Motor e o Alcance Visual Alcance Motor: relaciona-se a tudo aquilo que precisamos alcançar com as mãos ou com os pés (alavancas, botões, chaves, objetos, peças, pedais, etc.). Alcance Visual: relaciona-se a tudo que devemos ver e que conseguimos interpretar (visores, mostradores, telas, teclados, painéis, trajetórias, etc.).

14 14 cristianomagalhaes.wordpress.com

15 15 cristianomagalhaes.wordpress.com

16 16 cristianomagalhaes.wordpress.com IV – Organização do Trabalho No princípio da industrialização, para se obter maior eficiência, dividiram-se as etapas da produção, criando o trabalho especializado. Frederick Winslow Taylor (1856-1915) desenvolve um modelo administrativo que buscava a execução do trabalho de forma mais eficiente, em menor tempo, através de uma organização metódica de cada uma das atividades do processo produtivo, de modo a não haver desperdício operacional. Porém, esse modelo foi questionado anos depois, principalmente com o crescimento de problemas relacionados ao trabalho como LER (lesão por esforço repetitivo) e DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).

17 17 cristianomagalhaes.wordpress.com Contudo, ainda hoje são poucos os processos produtivos em que há uma organização do trabalho de forma a buscar um conforto para o trabalhador e proporcionar a preservação da saúde. Exemplo de previsão de organização do trabalho é a que trata das atividades de processamento eletrônico de dados, que possui regras objetivas, tais como: Proibição de sistemas de avaliação baseada em número de toques sobre o teclado; Tempo máximo de trabalho não pode ser superior a 05 horas, executando outra atividade no período restante; Obrigação de 10 minutos de intervalo para cada 50 minutos de trabalho (subitem 17.6.4, mais favorável que o art. 72 da CLT);

18 18 cristianomagalhaes.wordpress.com V – Condições Ambientais A NR-17 busca estabelecer nesse item parâmetros que proporcionem conforto e proteção à saúde do trabalhador, com relação ao ambiente onde o mesmo executa o trabalho, considerando: Níveis de ruído; Temperatura efetiva; Umidade relativa do ar; Velocidade do ar; Iluminação; Qualidade do ar;

19 19 cristianomagalhaes.wordpress.com Observe que o cotovelo está acima da linha do ombro; a articulação do punho esquerda está em desvio radial e o dedo polegar está totalmente abduzido, enquanto faz pressão sobre a madeira. Esta postura pode resultar numa doença chamada Doença de DeQuervain, inflamação nos dois tendões que correm numa única bainha sinovial do polegar. FLEXÃO NEUTRO EXTENSÃO DESVIO RADIALDESVIO ULNAR

20 20 cristianomagalhaes.wordpress.com Bancada de trabalho para estanhar contatos eletromecânicos: O operário flexiona toda a coluna para obter alcance dos contatos, pois a bancada é muito baixa (Estatura do operário = 1,90 m).

21 21 cristianomagalhaes.wordpress.com A banqueta desta vez é estofada, mas o Eletricista não a usa...não dá (não há espaço para as pernas quando se senta defronte à bobina) = trabalho constante em pé; Os cavaletes usados para se apoiar a bobina não têm regulagem de altura = o Eletricista se abaixa para ver o que está fazendo e alcançar os contatos a serem refeitos.

22 22 Acesse: http://cristianomagalhaes.wordpress.com/


Carregar ppt "1 SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO Aula 9 PLT – Capítulo VIII, pág. 345 (3ª ed), OU 355 (4ª ed.)  Ergonomia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google