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Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)

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Apresentação em tema: "Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
Aula: Administração Científica – Cap. 3 Livro: CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, Cap. 3 Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)

2 Origem da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA: Estados Unidos, a partir dos trabalhos de Taylor ( ). Preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento dos operários – Ênfase nas tarefas é a principal característica. Fayol ( ), desenvolveu na França a abordagem da Corrente Anatômica e Fisiologista – Ênfase na estrutura, subdividir a empresa, departamentalização.

3 A obra de Taylor: fundador da Administração Científica
1º Período de Taylor Livro Administração das oficinas (1903): foco técnicas de racionalização do trabalho: Estudo sobre o Tempo e Movimento; Pagar salários altos e baixo custo de produção; Preocupação em colocar o funcionários com os materiais e condições de trabalho adequado. Preocupações iniciais no ambiente psicológico.

4 A obra de Taylor: fundador da Administração Científica
2º Período de Taylor Livro Princípios de Administração Científica (1911) Passa a denominar de Administração Científica, concluiu a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estrutura geral da empresa. Preocupações: na vadiagem dos operários; desconhecimento da gerência das rotinas de trabalho e do tempo; falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.

5 Organização Racional do Trabalho
1. Análise do trabalho e estudos dos Tempos e Movimentos 2. Estudos da Fadiga Humana 3. Divisão do Trabalho e Especialização do Operário 4. Desenho de Cargo e Tarefas 5. Incentivos Salariais e Prêmios de Produção 6. Conceito de Homo Economicus 7. Condições de Trabalho 8. Padroniza 9. Supervisão Funcional

6 1. Análise do trabalho e estudos dos Tempos e Movimentos
Observação metódica “Tempo e Movimento” – tempo médio par cada tarefa – chamou-se de Tempo Padrão. Objetivos dos estudos sobre o Tempo o Movimento: Eliminar desperdício de esforço humano; Adaptar o operário à própria tarefa; Treinar os operários para melhor adequação aos trabalho; Aumento na especialização de atividade Estabelecimento de normas bem detalhadas Um dos conceitos básicos da Administração Científica é sobre a EFICIÊNCIA Maior EFICIÊNCIA = Maior PRODUTIVIDADE

7 2. Estudos da Fadiga Humana
Segundo Frank Gilbreth, a fadiga predispõe: Diminuição da produtividade e qualidade do trabalho; Perda de tempo; Aumento da rotatividade de pessoal; Doenças e acidentes; Diminuição da capacidade de esforço. FADIGA = redutor da EFICIÊNCIA

8 3. Divisão do Trabalho e Especialização do Operário
Aumento da especialidade; Perda da liberdade; Perda da iniciativa na execução das tarefas; Repetição, padronização e simplicidade ESPECIALIZAÇÃO = aumento da EFICIÊNCIA

9 4. Desenho de Cargo e Tarefas
A Adm. Científica foi a 1ª iniciativa racional para estabelecer os cargos e tarefas Tarefa: menor unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização. Cargo: conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva. Conjunto de cargos: seção. Desenho de Cargo: maneira como um cargo é criado e projetado e combinado com outros cargos

10 Vantagens do Desenho dos Cargos:
Admissão de empregados com qualificação mínima e salários menores; Minimização dos custos de treinamento Redução de erros na execução; Facilidade de supervisão; Aumento da EFICIÊNCIA

11 5. Incentivos Salariais e Prêmios de Produção
Remuneração baseada no tempo Tempo Padrão: tempo médio para um operário realizar a tarefa. Eficiência equivalente a 100% estimado para produzir dentro de um tempo. Acima de 100% a remuneração por peça passou a ser acrescida.

12 6. Conceito de Homo Economicus
Toda pessoa é concebida como influenciada e exclusivamente por recompensas: Salariais; Econômicas e Materiais Não procura o trabalho porque gosta, mas como um meio da ganhar a vida,e tudo que o dinheiro pode proporcionar. Visão estreita da natureza humana – HOMEM ECONÔMICO

13 7. Condições de Trabalho Adequação de instrumento e ferramentas de trabalho e equipamentos de produção; Arranjo físico das máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção; Melhoria do ambiente físico de trabalho (ruído, ventilação, iluminação, conforto no trabalho = eficiência do trabalhador); Projeto de instrumentos e equipamentos especiais para certos cargos.

14 8. Padroniza Padronização dos métodos e Processos de trabalho Padronização das máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matéria-prima e componentes Visando reduzir a variabilidade e diversidade no processo produtivo e Visando reduzir o desperdício e aumento da eficiência.

15 9. Supervisão Funcional Aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível de supervisão e chefes;

16 Princípios Básico de Ford
Henry ford ( ) Criador do primeiro carro popular em larga escala – FORD T Utilizou a racionalizadação da produção, idealizou a a linha de montagem, gerando a produção em série Padronização: material, mão-de-obra, desenho e ao mínimo custo. Condição básica para a produção em massa = Simplicidade.

17 Princípios Básico de Ford
Ford adotou 3 princípios básicos: Princípio da Intensificação: diminuir tempo de colocação do produto no mercado; Princípio da economicidade; Princípio de produtividade: reduzir estoque da matéria-prima: aumentar a capacidade produtiva do homem.

18 Atividade Próxima aula – Origem da Administração Científica


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