A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nomes: Carolina e Wara Números: 3 e 18 8ºA Professor: Wilson Forti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nomes: Carolina e Wara Números: 3 e 18 8ºA Professor: Wilson Forti."— Transcrição da apresentação:

1 Nomes: Carolina e Wara Números: 3 e 18 8ºA Professor: Wilson Forti

2 -O que é um bloco econômico hoje e como ele serve para a economia global___________________________________________3º slide -Tipos de blocos que existem em nosso planeta _____________4º slide -Histórico de formação e bandeira __________________________5º slide -Países membros____________________________________________6ºslide -País sede, organização, funcionamento e significado da sigla_______7º slide -Objetivos, política e perspectivas___________________________8º slide -Como suas relações econômicas estão estruturadas com os outros países- ____________________________________________________9º slide -Como suas relações econômicas estão estruturadas com o brasil__10º slide -Notícia _________________________________________11º e 12º slides -bibliografia_______________________________________________13º slide

3 Os blocos econômicos são grupos de países que se juntam para formar acordos comerciais entre si, chamados de “acordos bilaterais” (entre dois países) ou “acordos multilaterais (entre vários países). Nesses dois tipos de acordo os países que membros de um mesmo bloco fazem algumas mudanças como a redução de impostos de produtos que um exporta para o outro, o que contribui para aumentar as relações comerciais entre eles. Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Eles são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adquirem redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

4 Os exemplos de blocos que existem em nosso planeta são: -Zona de preferências tarifárias -Zona livre de comércio -União Aduaneira -Mercado Comum -União Política e Monetária

5 A SADC foi criada em 17 de Outubro de1992 e é de grande importância para o desenvolvimento económico coordenado na região, assim como a estabilização política. Seu desenho consiste em um retângulo de fundo azul com um círculo verde no centro. Dentro do círculo está a sigla do nome da comunidade SAD.

6 - Angola - África do Sul - Botswana - República Democrática do Congo - Lesoto - Madagascar (atualmente suspenso) - Malawi - Maurícia - Moçambique - Namíbia - Seychelles - Suazilândia - Tanzânia - Zâmbia - Zimbabwe

7 É a organização sub-regional de integração económica dos países da África austral. Cidade de Gaborone em Botswana. A Cimeira elege um Presidente e um Vice-Presidente do Órgão, é constituído um Comité Ministerial do Órgão, composto pelos Ministros responsáveis por: Negócios Estrangeiros; Defesa; Segurança Pública; e Segurança do Estado. Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral

8 - Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros; - Diminuir a pobreza da população de todos os países membros e melhorar a qualidade de vida; - Maximizar o uso dos recursos naturais da região; - Promover o crescimento sustentável dos países do bloco; - Promover a paz e bons relacionamentos políticos na região, atuando para evitar conflitos e guerras; - Cooperação socioeconômica e política na região; - Buscar soluções em comum para os principais desafios da região; - Redução e unificação das tarifas alfandegárias e taxas de importação e exportação nas relações comerciais entre os países membros.

9 A maioria dos Países apresentou, no período 2000-2010, sincronização mais forte com os países da União Europeia como um todo e com a Zona de Euro em particular, o que, em consequência, ocorreu com a SADC agregadamente Há, no entanto, mudanças de redirecionamento, em que a China passa a estabelecer inter-relações econômicas significativas, juntamente com os membros da SADC e outros países.

10 Em 29 de março, foi proposto um acordo de parceria entre os países membros da SADC e o Brasil, sendo oficializado em 7 de fevereiro de 2013, tornando-se decreto no 7918.

11 Bancos Centrais da SADC nos 40 anos do Banco de Moçambique Bancos Centrais da SADC, saúdam, existência do Banco Central de Moçambique, que comemorava, este domingo, em Maputo, os seus 40 anos, e mostram-se apostados, na União Monetária e moeda única. Os Bancos Centrais da SADC, Comunidade de Desenvolvimento da África austral, reunidos, em Maputo, no seu Comité dos Governadores, aproveitaram para saudar, os 40 anos da criação do Banco de Moçambique, assinalados, durante, um Simpósio internacional, sobre a inclusão financeira. "A abordagem da temática, sobre a inclusão financeira e crescimento económico, está, umbilicalmente, associada à educação e proteção do consumidor financeiro, valores essenciais, à sustentabilidade, do crescimento e desenvolvimento económico", declarou, no Simpósio internacional, Ernesto Gove, Governador do Banco Central de Moçambique. Por seu lado, o Ministro moçambicano da Economia e Finanças, Adriano Maleane, mostrou-se preocupado, com a insuficiência de instrumentos financeiros do Banco Central, apesar, dos grandes avanços conseguidos, desde a sua criação, há 40 anos, que garantam, que os moçambicanos, depositem, com confiança, nos bancos, as suas poupanças, em vez, de as guardar, em casa, quando, não recorrem, a esquemas, menos transparentes. "Parte significativa das populações, são obrigadas, a manter as suas poupanças, em casa, e/ou, em esquemas informais de poupança, incorrendo, por isso, em riscos diversos, ou na utilização, desses recursos, em despesas, não programadas", sublinhou o Ministro da Economia e Finanças, de Moçambique. De notar, enfim, que, os Governadores dos Bancos Centrais da SADC, mostraram-se decididos e convictos, de que, a sua Comunidade Desenvolvimento, da África austral, mantém, o compromisso, da entrada em vigor da União Monetária, em 2016, e a Moeda Única, em 2018.

12 "Parte significativa das populações, são obrigadas, a manter as suas poupanças, em casa, e/ou, em esquemas informais de poupança, incorrendo, por isso, em riscos diversos, ou na utilização, desses recursos, em despesas, não programadas", sublinhou o Ministro da Economia e Finanças, de Moçambique. De notar, enfim, que, os Governadores dos Bancos Centrais da SADC, mostraram-se decididos e convictos, de que, a sua Comunidade Desenvolvimento, da África austral, mantém, o compromisso, da entrada em vigor da União Monetária, em 2016, e a Moeda Única, em 2018.

13 Sites: Sua pesquisa Info escola Wikipedia Mundo educação Brasil escola Alunos online Entre outros


Carregar ppt "Nomes: Carolina e Wara Números: 3 e 18 8ºA Professor: Wilson Forti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google