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LOGÍSTICO INTERNACIONAL PLT
AULA 7 PLT PLT 392
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Considerações sobre Transportes Modais de Transporte
Os modais de transporte são: Rodoviário Ferroviário Aquaviário Fluvial Marítimo Cabotagem Longo Curso Dutoviário Aéreo
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Brasil EUA Rodoviário 56% 20% Ferroviário 21% 44% Fluvial 1% 15%
Considerações sobre Transportes Divisão Modal Interior (tkm) - Brasil x EUA Brasil EUA Rodoviário 56% 20% Ferroviário 21% 44% Fluvial 1% 15% Cabotagem 18% 2% Dutoviário 4% 19% Aéreo 0,26% 0,25% Produção de Transportes no 2000: Brasil – 650 bilhões t x km EUA – 6,5 trilhões de t x km
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Considerações sobre Transportes Divisão Modal Interior (t x km) - Brasil x EUA
% Gráfico de Barra
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Considerações sobre Transportes Classificação de Cargas
Classes de Cargas Sub-Classes Armazenagem Meios de Transporte Geral Solta Unitizada Armazéns gerais Terminais de contêineres Caminhões, chassis, trens e embarcações Granel Sólida Líquida Gasosa Armazéns gerais, silos e tanques Caminhões normais e tanques, contêineres, vagões normais e tanques e navios Refrigerada Armazéns refrigerados, contêineres refrigerados e contêineres tanque Caminhões, vagões, contêineres e navios refrigerados Especial Excessos de: Dimensão Peso Armazéns e grandes áreas Veículos especiais Perigosa Explosiva Inflamável Corrosiva Tóxica Radio Ativa Áreas especiais Veículos especiais com equipes treinadas e equipadas para emergências
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Transporte Aquaviário Classificação
O transporte realizado na água é denominado transporte aquaviário e é classificado em: transporte fluvial transporte marítimo (cabotagem e longo curso).
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Transporte Aquaviário Classificação Detalhada
Tráfego Regular Carga Mercante Longo Curso Tráfego não Regular Passageiro Industrial Transporte Marítimo Comercial Cabotagem Serviço Pesquisa Transporte Fluvial Recreio Militar
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Transporte Aquaviário Comercial
Mercante: transportes de cargas e passageiros. Industrial: realização de operações especiais como pesca, colocação de oleodutos, navios sonda e plataformas de prospecção. Serviço: prestação de serviços especializados, incluindo rebocadores, embarcações de apoio a plataformas marítimas, embarcações para abastecimento de navios, etc.
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4.1. Transporte Fluvial de Cargas
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Transporte Fluvial no Brasil Sistema Brasileiro de Hidrovias
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Transporte Fluvial no Brasil Hidrovias em Operação no Brasil
Bacia Amazônica Hidrovia Amazonas-Negro, indo até Belém e Manaus. Hidrovia Madeira-Amazonas, ligando Porto Velho a Manaus. Bacia do Prata Hidrovia Tietê-Paraná. Hidrovia Paraguai-Paraná, ligando Corumbá a Nova Palmira no Uruguai. Bacia Sudeste Hidrovia Jacuí-Taquari-Lagoa dos Patos.
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Transporte Fluvial no Brasil Bacias do Prata e Sudeste
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4.2. Transporte Marítimo de Cargas
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Transporte Marítimo de Cargas Importância
No Brasil: 93% das cargas internacionais passam pelo transporte marítimo de longo curso, sendo que no mundo a média é de 80%. Na navegação de cabotagem, 99% são granéis, sendo 74% líquidos (petróleo e álcool) e 26% sólidos. O transporte fluvial representa 1% dos transportes.
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Transporte Marítimo de Cargas Categorias
Tráfego Regular (linhas regulares): Navios atuam sistematicamente entre portos pré-estabelecidos; Carga geral, normalmente constituída por produtos manufaturados, semi-manufaturados e alimentos. Rotas permanentes. Tráfego não Regular: Navios atendem portos de interesse dos embarcadores de cargas, constituindo um serviço spot; Cargas, em geral, são granéis (commodities); Rotas variáveis sazonalmente; Mercado spot com fretes baseados em bolsas de afretamento.
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Transporte Marítimo de Cargas Bill of Lading - BL
O Bill of Lading é o conhecimento de transporte marítimo ou fluvial emitido pelo armador, após o recebimento da carga a ser transportada, ou tradicionalmente, quando de seu embarque no navio. Representa: Recibo das mercadorias entregues para transporte; Contrato de transporte das mercadorias e de sua entrega no destino estabelecido no BL; Comprovante da quitação do frete da mercadoria.
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Bill of Lading (BL) Carimbos
Shipped on Board : indica que a carga foi entregue ao operador do navio e embarcada no mesmo. Clean Onboard : indica que a carga foi embarcada sem ressalvas, portanto sem avarias ou danos aparentes. Utiliza-se a expressão Clean BL.
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Navio Transportador de Contêineres
com capacidade de t (Tráfego regular)
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Navio Roll-on Roll-off (RORO)
embarcando autos de passageiro (Tráfego não regular)
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Navio Transportador de Carros
(PCC - Pure Car Carrier) com capacidade para carros (Tráfego não regular)
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Navio Transportador de Granel Sólido
com capacidade de t (Tráfego não regular)
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Navio Transportador de Petróleo
com capacidade de t (Tráfego não regular)
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