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MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES

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Apresentação em tema: "MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES"— Transcrição da apresentação:

1 MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
Profa. Valdnéa Santos

2 Antecedentes Geográficos
47,7% do continente sul-americano Área: km2 Fronteiras terrestres: km

3 Antecedentes Geográficos
NORTE Ponto mais elevado do território nacional Grandes dificuldades para transposição terrestre

4 Antecedentes Geográficos
NOROESTE Floresta amazônica adentra os países limítrofes Principal meio de transporte: bacia hidrográfica do rio Amazonas com aproximadamente km navegáveis Fator de integração regional Não alcança as principais cidades e centros comerciais dos vizinhos de fronteira

5 Antecedentes Geográficos
OESTE Cordilheira dos Andes impõe-se como obstáculo natural à transposição terrestre Única passagem por Paso de Mendoza (Argentina)

6 Antecedentes Geográficos
SUDOESTE Planície do Pantanal, possui enchentes sazonais Sistema hidroviário dos rios Paraná e Paraguai possui conexão com a Bacia do Prata Bacia do Prata: complexo de rios que passam pelos territórios do Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina

7 Antecedentes Geográficos
SUL Boas ligações rodoviárias e fluviais com Uruguai e a Argentina Ponto de favorecimento das trocas comerciais no âmbito do Mercosul

8 Antecedentes Geográficos
LESTE Costa do Atlântico, com extensão de km Liga o Brasil com seus principais parceiros comerciais

9 Vocação marítima… Estão próximos do nosso litoral:
Todas as concentrações urbanas com mais de 1 milhão de habitantes, exceto Brasília e Manaus Todas as refinarias de petróleo, exceto a de Manaus 97% de toda a produção industrial 90% do consumo de energia elétrica 85% de toda a população do país 83% de todas as receitas da União 75% das rodovias pavimentadas

10 Infra-Estrutura de Transportes no Brasil
(ANTT – Agência Nacional Transportes)

11 Tipos Transportes Rodoviário – realizado em estradas de rodagem, vantagem em ligar países Limítrofes Ferroviário - realizado em estradas de ferro, também tem vantagem em ligar Países limítrofes Aéreo – totalmente diferente dos demais, realizado por navegação aérea, Através de aeronaves Aquaviário – Pode ser: Marítimo – realizado por navios em oceanos e mares, podendo ser de cabotagem ( nacional) ou de longo curso (internacional) Fluvial – realizada em rios, portanto, interna ou seja dentro do país ou continente *** se juntar a costa de um país e um ou mais rios, será considerado cabotagem Lacustre – realizada em lagos e tem como característica a ligação de cidades e Países circuvizinhos (também é uma navegação de interior, como a fluvial) Dutoviário – transporte via dutos e pode ser dividido em oleodutos, minerodutos e gasodutos

12 72 mil km de malha 58 mil km pavimentados

13 Ferrovias 28 mil km de ferrovias, operados pelo setor privado

14 Portos 30 portos marítimos e 10 portos interiores, operados, basicamente, pela iniciativa privada

15 Hidrovias 28 mil km de vias navegáveis interiores e potencial de aproveitamento de mais 15 mil km de novas vias

16 Matriz de Transportes Brasileira
4,2% Modo: 0,4% 13,6% 20,7% 61,2% T o t a l: 794 bilhões de TKU (Tonelada por Km Útil) DADOS DE 2009

17 Figura 1 – Matriz de Transporte de Cargas no Brasil
Matriz Transporte 2009 Figura 1 – Matriz de Transporte de Cargas no Brasil Fonte: GUIA DO TRC, 2009.

18 Matriz de Transportes Brasileira Ano: 2009 (em % do total)
Fonte: ANTF, 2009.

19 Matriz de Transportes Brasileira Ano: 2025 (objetivo)
pretende-se diminuir a participação do modal rodoviário de 58% para 33%, distribuindo tal carga entre os outros modais O ferroviário passaria de 25% para 32%, o hidroviário de 13% para 29%, o dutoviário de 3,6% para 5% e o aéreo de 0,4% para 1%. Fonte: ANTT, 2009

20 Comparativo entre transportes
1 Barcaça 1500 t 15 Vagões “JUMBO HOPPERS” 100 t 15 x 100 t = t 60 Caminhões 25 t 60 x 25 t = t =

21 Comparativo entre Fretes
HIDROVIA R$ POR KM/T 36,00 FERROVIA 60,00 RODOVIA 95,00 Fonte: Caramuru

22 Custos Logísticos x Transportes
Os custos de transporte representam 2/3 do custo logístico total Custos logísticos x PIB: Países % do PIB Peru 24,0 Argentina 21,0 Brasil 20,0 México 18,0 Hong Kong 13,7 Alemanha 13,0 Taiwan 13,0 Portugal 12,7 Canadá 12,0 Japão 11,3 Holanda 11,3 Itália 11,2 Reino Unido 10,6 Estados unidos 10,5 O Brasil possui um custo logístico muito alto se comparado aos demais países, Tal fato deve-se principalmente à dependência nacional das rodovias na matriz de transporte.

23 Desafios do governo… Atender com eficiência à demanda decorrente do crescimento interno e do comércio exterior Permitir a ligação do Brasil com os países limítrofes, fortalecendo a integração na América do Sul Reduzir os níveis de ineficiência: Acidentes Tempos de viagem Custos de transportes Estruturar os corredores estratégicos de transportes Estimular a participação dos modais hidroviário e ferroviário, com maior utilização da intermodalidade Apoiar o desenvolvimento da indústria do turismo

24 Investimentos em Transportes / PIB (%)
A Origem dos Problemas Investimentos em Transportes / PIB (%) % (1) (1) Fundo Rodoviário Nacional – período 1945 a 1988. ANO

25 Matriz de transportes no Mundo
Hidrovia

26 Matriz de transportes no Mundo
Ferrovia

27 Matriz de transportes no Mundo
Rodovia * Brasil ainda possui aproximadamente 5% de utilização de aerovias e dutos


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