A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUROPA – Un II Física Limites da Europa:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUROPA – Un II Física Limites da Europa:"— Transcrição da apresentação:

1 EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
a Europa está situada entre os paralelos 35 e 70 Norte e seu relevo predominante são as Planícies. Limites da Europa: Norte: Mar Glacial Ártico Sul: Mar Mediterrâneo e Mar Negro Leste: Montes Urais Oeste: oceano Atlântico

2

3 O Relevo Europeu Maciços Antigos: montanhas muito antigas, que situam no norte e leste do continente. Montes Urais que separam a Europa da Ásia. Planícies Centrais: possuem solos muito férteis. Cordilheiras Recentes: como os Pirineus, Cárpatos, Apeninos, Balcãs, e a cadeia do Cáucaso.

4

5 Climas e Paisagens da Europa
Tomando com base os aspectos naturais, podemos distinguir três regiões europeias com características climáticas e formações vegetais: EUROPA DO NORTE: latitudes superiores s 60 N, Climas: Frio e Polar, onde encontramos a Floresta Boreal e a Tundra.

6 EUROPA DAS PLANÍCIES: destaca-se os climas: Temperado Oceânico (litoral – temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas ao longo do ano); Temperado Continental (interior – é mais seco que o oceânico, apresenta variações de temperaturas. A vegetação típica é a Floresta Temperada. Na porção leste das planícies o clima é o semi-árido e a vegetação é a Pradaria.

7 Clima Frio de Montanha – vegetação de altitude.
EUROPA DO SUL Clima Mediterrâneo: As terras voltadas para o Mar Mediterrâneo apresentam as maiores médias térmicas da Europa com verões secos e invernos chuvosos, vegetação Mediterrânea. Clima Frio de Montanha – vegetação de altitude. Fatores que influenciam o clima: latitude, altitude, correntes marítimas, maritimidade e continentalidade.

8 Europa Climas Vegetações Temperados Mediterrâneo Frio Polar
Frio de Montanha Semi-árido Tundra Floresta Boreal (Taiga / coníferas) Floresta Temperada Vegetação Mediterrânea Pradarias Vegetação de Altitude

9

10 Correntes Marítimas A porção ocidental da Europa é bastante influenciada pela chamada corrente marítima do Atlântico Norte. Essa corrente tem origem na corrente marítima quente do Golfo do México; por isso traz calor e umidade para o clima de vários países auxiliando, sobre tudo, para que os invernos sejam menos rigorosos.

11

12 Hidrografia da Europa O continente Europeu apresenta uma extensa rede hidrográfica. Os rios Europeus são intensamente aproveitados como vias de navegação, ligando países vizinhos ou regiões de um mesmo país. Também são utilizados como: fonte de água para irrigação de lavouras, abastecimento da população urbana e para a produção industrial,

13 Principais Rios Europeus
O Volga em território russo; o rio Danúbio, que banha nove países europeus, o rio Reno na Alemanha, o rio Sena na França, o rio Tâmisa na Inglaterra. O rio RENO e o rio DANÚBIO merecem destaque.

14 Rio Volga

15 Rio Volga – o mais extenso rio europeu

16 Rio Reno Destaca-se por banhar (com seu afluente o rio Ruhr) a região industrial mais importante da Europa, localizada no extremo oeste da Alemanha. Nesse curso fluvial é intenso o transporte d cargas, já que ele liga um importante complexo industrial ao Porto de Roterdã na Holanda (um dos maiores portos do mundo).

17 Porto de Roterdã – Rio Reno

18 Rio Danúbio Banha porções da Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Ucrânia, Bulgária, e Romênia (onde está sua foz no Mar Negro). Por ligar a porção central da Europa à sua porção oriental, com intenso movimento de cargas e passageiros, é chamado de rio transeuropeu. Por meio de sistemas de canais, o alto curso do Danúbio, está ligado ao rio Reno, facilitando a comunicações entre regiões distantes do continente europeu por meio fluvial.

19 Rio Danúbio

20 Rio Danúbio

21 Fim. Boas Provas e Sucesso Sempre!!!


Carregar ppt "EUROPA – Un II Física Limites da Europa:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google