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Linguagem e inteligência

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Apresentação em tema: "Linguagem e inteligência"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem e inteligência
Profª Cláudia Picirilli

2 Alterações da linguagem
Afasia: perda da linguagem falada e escrita. Incapacidade de compreender e utilizar símbolos verbais. Geralmente associada à lesão neuronal. Distúrbio orgânico da linguagem

3 Tipos de afasia Afasia de expressão ou de Broca: não consegue falar, ou fala com dificuldades, de forma monótona, pois seus pronunciamentos são curtos, com latência aumentada nas respostas e sem contorno melódico. A compreensão da linguagem está relativamente preservada. Nas formas mais leves aparece como agramatismo: “gostar água, eu querer isso”.

4 Afasia de compreensão ou de Wernicke: o indivíduo continua a falar, mas sua fala é defeituosa, às vezes incompreensível. Não consegue compreender a linguagem falada e escrita e tem dificuldade para repetição. Afasia global: mais grave, não-fluente, acompanhada por hemiparesia (paralesia branda em uma das metades do corpo) direita, mais acentuada no braço.

5 Parafasias: formas mais discretas de déficit de linguagem
Parafasias: formas mais discretas de déficit de linguagem. Deformação de determinadas palavras. “ibro – livro”, “cameila – cadeira”. Ocorre geralmente no início das síndromes demenciais. Agrafia: perda por lesão orgânica da linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global. Pode ser pura ou associada à afasia.

6 Alexia: perda, de origem neurológica, da capacidade de leitura.
Dislexia: disfunção leve de leitura, encontradas principalmente em crianças que apresentam dificuldades diversas no aprendizado da linguagem escrita. Disartria: incapacidade de articular corretamente as palavras devido a alterações neuronais. Fala pastosa, “embriagada”.

7 Disfemia: alteração da linguagem falada sem qualquer lesão ou disfunção orgânica, determinada por conflitos e fatores psicogênicos. Associadas a estados emocionais intensos. Gagueira: tipo de disfemia. Dislalia: alteração da linguagem falada que resulta na deformação, omissão ou substituição dos fonemas.

8 Logorreia: produção aumentada e acelerada da linguagem verbal, podendo haver prejuízo lógico do discurso. Loquacidade: aumento da fluência verbal sem qualquer prejuízo da lógica do discurso. Bradifasia: fala muito vagarosa, lenta e difícil. Associada a quadros depressivos. Mutismo: ausência de resposta verbal.

9 Estereotipias verbais
Ecolalia: repetição da última ou das últimas palavras que o entrevistador falou. Palilalia: repetição da última ou das últimas palavras do próprio paciente. Logoclonia: repetição da última sílaba que o paciente pronunciou. Ex: Jundiaí, ai, ai.

10 Tiques verbais: produz geralmente sons guturais, abruptos, espamódicos.
Coprolalia: emissão involuntária de palavras obscenas e vulgares. Neologismos: palavras criadas pelo paciente, ou vocábulos existentes que recebem acepção totalmente nova.

11 Inteligência

12 Sensório-motor (0 – 2 anos)
Pré-operatório (2 a 7 anos) Operatório-concreto (7 a 12 anos) Operatório-formal (12 – 16 anos) Fase inicial: predomínio das atividades reflexas. Domínio de símbolos e desenvolvimento da linguagem, dos sentimentos e das relações sociais. Início do pensamento lógico. Desenvolve o domínio do pensamento abstrato Gradativamente surgem os hábitos motores e afetos diferenciados Brincar é um dos principais instrumentos para aprender. Age segundo uma lógica, em função das implicações e consequências de suas ideias e pensamentos Capacidade de analisar o próprio pensamento em relação ao dos outros. Imitação No começo, não consegue identificar quantidade Ainda não está completamente formado o esquema de pensamentos e símbolos Não há diferenciação entre eu e não-eu (egocêntrico) Interiorização da ação – imagens mentais Domínio de objetos concretos

13 Inteligência social O sujeito é um ser social, reflexivo, que participa ativamente de seu ambiente e visa objetivos coerentes com tal ambiente. Os processos cognitivos mais importantes se desenvolvem em relação estreita com o mundo em que se vive.

14 Inteligência emocional
Capacidade relativa ao processamento de informações emocionais. Incluem habilidade de autoconsciência emocional, empatia, consciência emocional do outro, capacidade de utilizar emoções para fazer julgamentos, capacidade para administrar conflitos, habilidade de construir laços e de trabalhar em equipe.

15 Inteligência Intrapessoal
Capacidade de entender e avaliar a si mesmo de forma precisa. Abrange de certa forma a inteligência social e emocional, incluindo a capacidade de inter-relacionar com os outros de forma compatível com o auto-entendimento.

16 Atraso mental Condição de desenvolvimento interrompido ou incompleto das capacidades mentais. Comprometimento das habilidades cognitivas que são adquiridas ao longo da infância e adolescência. Incluem aptidões intelectivas, linguagem, capacidade de adaptação social.

17 Média populacional do QI = 100 (de 85 a 115 é considerado normal médio)
Grau de atraso (RM) QI Idade mental correspondente Transtornos associados Limítrofe (não é RM) 70 – 84 - Dificuldade de comportamento no ambiente escolar RM Leve 50 – 69 9 a 12 anos Transtornos da conduta, autismo RM Moderado 35 – 49 6 a 9 anos RM Grave 20 – 34 3 a 6 anos Déficits motores e sensoriais, epilepsia RM Profundo Abaixo de 20 Menos de 3 anos

18 Referência PLT


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