A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Análise de Redes Sociais Aula 07 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Análise de Redes Sociais Aula 07 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Análise de Redes Sociais Aula 07 Dalton Martins dmartins@gmail.com Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás

2 Centralidade É uma forma de se calcular na rede a importância relativa de um nó segundo algum critério que analisa os relacionamentos que o nó estabele em rede; O mais importante de um algoritmo de centralidade é entender o critério a que ele se remete, ou seja, o que importa é com ele calcula essa importância: Isso pode e deve ser questionado pelo pesquisador. Alguns critérios podem ser mais úteis e mais adequados que outros para uma determinada situação. Ser capaz de entender isso é fundamental para entender qual algoritmo utilizar em cada situação.

3 Tipos de centralidades Há 3 formas principais de centralidades: Grau: o critério de cálculo leva em consideração a quantidade absoluta de vínculos que um nó estabelece. Não analisa como se dão essas conexões, se mais localizadas, mais distribuídas. Apenas o total. Intermediação: O critério de cálculo leva em consideração a posição de um nó entre o caminho que conecta todos os outros nós. O nó que tiver maior valor de intermediação é aquele que se encontra mais no meio do caminho entre todos os outros nós possíveis; Proximidade: O critério de cálculo leva em consideração o quão próximo é um nó de todos os outros. O algoritmo cálcula a distância entre todos os nós para cada nó e aquele que tiver o menor valor é o que se encontra mais próximo de todos os outros.

4 Tipos de centralidades

5 Centralidade de grau

6 Centralidade de grau de entrada

7 Centralidade de grau de saída

8 Centralidade intermediação

9 Centralidade vizinhança

10 Vamos ao Gephi…

11 Modularidade É uma medida da estrutura da rede; Foi desenhada para mensurar a força da divisão da rede em módulos (também chamados de grupos, clusters ou comunidades); Redes com alta modularidade possuem conexões densas entre os nós das comunidades e baixa densidade entre os nós de diferentes comunidades; É uma medida que leva em consideração a relação dos nós com seus vizinhos, ou seja, uma medida de vizinhança, levando em consideração o quanto um nó tende a aparecer em determinado grupo.

12 Modularidade

13

14


Carregar ppt "Introdução a Análise de Redes Sociais Aula 07 Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google