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SOCIOLOGIA Faculdade Max Planck Administração Profª Fátima Faleiros Lopes.

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Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA Faculdade Max Planck Administração Profª Fátima Faleiros Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA Faculdade Max Planck Administração Profª Fátima Faleiros Lopes

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1)SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO Definição de Sociologia como Ciência O que é Sociologia Revolução Industrial e a nova Ciência Desenvolvimento da Sociologia

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2) TRABALHO E CAPITALISMO Tipos de Sistemas Econômicos O significado de Trabalho Diferença entre divisões: técnica e social do trabalho

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O Trabalho na sociedade capitalista ( trabalho como mercadoria, trabalho X capital fordismo pós- fordismo)

5 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3) NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

6 SOCIOLOGIA É UMA CIÊNCIA O QUE É O CONHECIMENTO CIENTÍFICO?

7 O Conhecimento Científico Reflexivo, sistemático, analítico, lógico “ As explicações do conhecimento científico, embora não apresentem a verdade absoluta e eterna, vão muito além das construídas pelo senso comum (...) desqualificam os preconceitos e reconstroem a realidade com um novo olhar” ( Dalarosa, 1999, p. 99).

8 O Conhecimento Científico A abordagem científica: - busca explicar os fenômenos levando em consideração as implicações econômicas, culturais, educacionais, etc. - Busca uma explicação contextualizada que dê conta de esclarecer as leis, as causas dos fenômenos

9 O Conhecimento Científico Um texto para ser científico depende da qualidade dos dados, das informações obtidas, da análise que o sujeito faz do seu objeto de estudo. Para isso.... * NECESSIDADE DE PESQUISA

10 A CIÊNCIA ESTRUTUROU-SE A PARTIR DO SÉCULO XVII, NA EUROPA E ANTES ???????

11 MOMENTOS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO CONHECIMENTO 1) A CONTRIBUIÇÃO DOS GREGOS - Lançam as bases do conhecimento científico

12 MOMENTOS IMPORTANTES DA HISTÓRIA DO CONHECIMENTO 2) IDADE MÉDIA ( Europa – sec.V ao XV) - FEUDALISMO - TEOCENTRISMO - GEOCENTRISMO - BÍBLIA: “autoridade científica”

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14 IDADE MODERNA ( a partir do séc. XVI) RENASCIMENTO: grandes navegações, revalorização dos gregos, imprensa (Gutemberg- 1447), etc. Galileu Galilei ( 1564-1642): inaugura a ciência experimental, estudos dos movimentos, representação matemática René Descartes ( 1596-1650): método racional visando atingir a verdade, sujeito “objetivo” (observa o mundo fora de si mesmo) que estuda a natureza para dominá-la.

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17 A CIÊNCIA Ela começou a se constituir por volta do século XVII, com o fim da Idade Média e impulsionada pelo Renascimento Europeu

18 DIVISÃO DAS CIÊNCIAS 1) CIÊNCIAS NATURAIS 2) CIÊNCIAS SOCIAIS

19 E AINDA... 1)CIÊNCIAS NATURAIS Controle da natureza Busca de causas e do porquê dos fenômenos Métodos de pesquisa quantitativos (medir, testar,quantificar)

20 E AINDA... 2) CIÊNCIAS SOCIAIS Os fenômenos humanos devem ser abordados em sua complexidade Além do porquê, das causas, busca- se o como Métodos de pesquisa mais qualitativos

21 MODERNIDADE CAPITALISTA Marcos: Rev. Francesa (1789) e Rev. Industrial ( a partir de fins do XVIII) Mundo “objetivo” afastado da experiência humana

22 VISÃO DE CIÊNCIA Sujeito: observador “neutro”, racional Conhecer o mundo para dominá-lo Dicotomias Sobrevivência do mais apto

23 Ainda a Modernidade… Ciências compartimentadas Ideologia do progresso Corpo-máquina Saber-poder, sociedade disciplinar (FOUCAULT, Michel)

24 SOCIOLOGIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL QUE BUSCA UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA DA REALIDADE SURGIU NO SÉCULO XIX, NA EUROPA, NO CONTEXTO DAS REVOLUÇÕES FRANCESA E INDUSTRIAL ( a partir do séc. XVIII)

25 CONTEXTO HISTÓRICO NO QUAL SURGIU A SOCIOLOGIA EUROPA: SÉCULO XVIII a) ILUMINISMO e RACIONALISMO crença no poder da razão, do pensar, na busca do esclarecimento crença de que a razão conduziria os homens ao progresso constante da humanidade

26 CONTEXTO HISTÓRICO Alguns pensadores iluministas 1)JOHN LOCKE – - o liberalismo político (os direitos naturais do povo deveriam ser respeitados pelos governantes)

27 CONTEXTO HISTÓRICO: pensadores iluministas 2) VOLTAIRE -Críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza -Defesa da liberdade de pensamento “ Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”

28 CONTEXTO HISTÓRICO: pensadores iluministas 3) MONTESQUIEU - Propôs a divisão do governo em três poderes autônomos: Executivo, Legislativo, Judiciário 4) ROUSSEAU - Em “ O Contrato Social” defende a soberania do povo e a vontade da maioria

29 CONTEXTO HISTÓRICO: pensadores iluministas a) Lema da Rev. Francesa liberdade igualdade fraternidade b) A Enciclopédia – DIDEROT e D´ALAMBERT ( 1751- 35 volumes)

30 CONTEXTO HISTÓRICO: ILUMINISMO E ECONOMIA LIBERALISMO ECONÔMICO 1)François Quesnay: lei da oferta e da procura e a não intervenção do governo na economia 2)Adam Smith: o trabalho como fonte de riqueza; livre comércio entre as nações; países de perfil agrícola e outros de perfil industrial

31 A REVOLUÇÃO FRANCESA (1789) Aboliu os privilégios do clero e da nobreza Acabou com o absolutismo (poder concentrado nas mãos do rei) Fortaleceu a burguesia ( grandes comerciantes, industriais, banqueiros...) Surgiu a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão

32 A QUEM O TEXTO SE REFERE? “ É um ser que só anda á pé, que absolutamente não tem milhões, como todos vós quereis; nenhum castelo, nenhum criado para servi-lo (...) Ele é útil porque sabe forjar, serrar, polir, fazer telhados, sapatos e até derramar até a última gota de sangue para salvar a República” OSTERMANN, Nilse. Às armas, cidadãos!

33 CONTEXTO HISTÓRICO NO QUAL SURGIU A SOCIOLOGIA EUROPA: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (a partir do fim do XVIII, na Inglaterra) - introdução da máquina e novas fontes de energia - aperfeiçoamento dos meios de produção - ascensão do capital industrial - diferenciação social: burguesia X proletariado

34 AINDA A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL... - migrações do campo para as cidades - desaparecimento de artesãos e pequenos proprietários - imposição de longas jornadas de trabalho - mudanças no campo da economia, da ciência, da tecnologia, na estrutura social das comunidades.

35 A QUESTÃO SOCIAL FRUTO DAS MUDANÇAS PROFUNDAS VIVIDAS PELA SOCIEDADE EUROPÉIA, A PARTIR DO SÉCULO XVIII, E RESPECTIVOS PROBLEMAS SOCIAIS A SOCIOLOGIA SURGIU NO SÉC. XIX COMO FORMA DE ENTENDER ESTES PROBLEMAS E EXPLICÁ-LOS.

36 NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA 1839: AUGUSTE COMTE ( filósofo francês) utilizou o termo SOCIOLOGIA para se referir ao estudo da sociedade. COMTE pregava a necessidade de ORDEM E PROGRESSO para a nova sociedade ( POSITIVISMO): ordem nas idéias e nos conhecimentos para o equilíbrio da sociedade.

37 NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA 1895: ÉMILE DURKHEIM estabelece os objetos de estudo da SOCIOLOGIA: ela aparece como DISCIPLINA CIENTÍFICA. 1ª CIÊNCIA a se preocupar com a vida social como totalidade ( Estrutura social: família, parentesco, religião,estratificação social, vida urbana, etc)

38 A SOCIOLOGIA... É UMA CIÊNCIA SOCIAL QUE SE DIFERENCIA DAS CIÊNCIAS NATURAIS POIS...

39 A SOCIOLOGIA Pretende explicar o que acontece na sociedade por meio da observação sistemática dos fenômenos sociais. Elabora conclusões coerentemente estruturadas sobre a realidade social Pode se transformar em instrumento de intervenção social ( ex: planejamento social)

40 METODOLOGIA DA SOCIOLOGIA Parte da observação sistemática de casos particulares para daí chegar à formulação de generalizações sobre a vida social OBJETO DE ESTUDO: fenômenos, fatos sociais

41 METODOLOGIA DA SOCIOLOGIA SUJEITO ( o pesquisador) é parte do objeto que ele estuda pois ele faz parte da sociedade ( diferentemente das ciências naturais, onde sujeito e objeto se distinguem)

42 METODOLOGIA DA SOCIOLOGIA O sociólogo se utiliza de métodos quantitativos (como a estatística) e os qualitativos ( como entrevistas dirigidas, discussões em grupo...)

43 TEMAS DE INTERESSE DA SOCIOLOGIA Raça, classe,gênero, instituições ( como a família) Organizações humanas, instituições sociais Participa de outros ramos do conhecimento ( pesquisas de mercado e de opinião pública, planejamento, marketing, políticas públicas...)

44 A SOCIOLOGIA E A ADMINISTRAÇÃO Ambas surgiram das necessidades de organização da sociedade provocadas pela Rev. Industrial Administração: tentativa de solucionar problemas surgidos com o desenvolvimento das organizações industriais ( engenheiro Frederick W. Taylor)

45 A ADMINISTRAÇÃO Taylor tinha como meta aumentar a produtividade empresarial sem levar em conta o benefício de toda humanidade Hoje: a ciência da Administração não tem como objeto de estudo somente a organização industrial

46 A ADMINISTRAÇÃO Objeto de estudo: a interação humana que ocorre num ambiente específico ( a organização) Administração e Sociologia: ambas têm o seu ponto central no estudo da interação humana


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