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Técnicas de Pesquisa em Economia Prof. Sergio Almeida Aula 6.

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1 Técnicas de Pesquisa em Economia Prof. Sergio Almeida Aula 6

2 1. Que “estilo” escrever a mono/projeto ? 2. Escrevendo análise dos dados 3.Organização persuassiva do texto Hoje

3 Forma com que ideias e afirmações são comunicadas. ESTILO INFORMAL Coloquial (tom conversacional) Simples (frases curtas) Empatia, emocional (diálogo com o leitor) Pessoal (diário-like) ESTILO FORMAL Complexo (frases concias mas bem elaboradas) Objetivo (Direto ao ponto. Oferece argumentos. Sem pontuação emotiva) Impessoal (desconecatado do tópico. Incomum 1ª/3ª pessoas). O que é “estilo” de escrita ?

4 Natureza do trabalho de monografia é acadêmico. ESCRITA CIENTÍFICA: ESTILO FORMAL Qual o “estilo” apropriado ?

5 Equívocos comuns Justificativas de natureza pessoal

6 SUJEITO E AÇÃO: Frases comunicam 2 coisas em geral: quem e o quê. Use estrutura da frase (S+V+C) para deixar isso claro. P1. Coloque a ação nos verbos. (Evitar nominalização = ação em Sub.) Cheque se verbos capturam ação da frase. Princípios da escrítica científica SentençaAção Nós fizemos a análise dos dados.Nominalização Analisamos os dados.Verbo

7 SUJEITO E AÇÃO: Leitor espera que personagem da frase esteja no sujeito dela. P2. Ator da senteça = sujeito. Evite substantivos abstratos Em parágrafos longos, mantenha o sujeito da frase. Evite voz passive. Cheque sujeito de frases (deixe isso claro). Princípios da escrítica científica Sentenças O movimento no mercado futuro da taxa de juro foi produzido pela desvalorizaçãp do câmbio. A taxa de juro moveu-se no mercado futuro com a desvalorização do câmbio.

8 SUJEITO E AÇÃO: Leitor espera que verbo vá junto de sujeito. Não no fim da setença. P3. Ator da senteça próximo ao verbo. Reconstrua sentenças se verbos estão distantes de sujeito. Princípios da escrítica científica Sentenças Produtores que compreendem a diferença entre os requisitos tecnológicos quando estão planejando e os requisitos de mão-de-obra quando estão produzindo estão em alta demanda. Produtores estão em alta demanda se eles compreendem a diferença entre os requisitos tecnológicos quando estão planejando e os requisitos de mão-de-obra quando estão produzindo.

9 VOZ Voz passiva não é mais científica. Use com moderação. P4. Privilegie voz ativa. Voz passiva torna frases longas e frequentemente confusas (cheias de orações subordinadas). Ex. “Vários conceitos são ilustrados pelos resultados” Ex. “Os resultados ilustram vários conceitos”. Princípios da escrítica científica Sentenças Os resultados do modelo foram derivados conforme o método de máxima verossimilhança (Fisher 1922). Fisher obteve os resultados ou desenvolveu o método?

10 ESTRUTURA DO PARÁGRAFO Seja coerente. Parágrafos são unidades básicas do texto. P5. Estrutura “padrão” do parágrafo. Unidade, coerência e transição. Princípios da escrítica científica Conceitos UNIDADE – Ideias estão relacionadas à principal ideia COERÊNCIA – Ideias se relacionam mutuamente TRANSIÇÃO – “Suave”, cria unidae e coerência. ORDEM – “supporting sentences” em ordem cronológica ou importância. TIPOS DE SENTENÇAS PRINCIPAIS – uma parte, duas partes ou misturada.

11 ESTRUTURA DO PARÁGRAFO “PERFEITO” Sentença-ideia (“topic sentence”) Sentença de ajuda 1: exemplo, evidência, detalhe. Sentença de ajuda 2: exemplo, evidência, detalhe. Sentença de ajuda 3: exemplo, evidência, detalhe. Sentença conclusive/gancho para próximo parágrafo. Princípios da escrítica científica

12 Exemplos de parágrafos

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15 SIMPLICIDADE Evite “inflação” de parágrafos para parecer “científico”. Boa escrita científica: explicar coisas complicadas de forma simples. P6. Escrita concia e breve. Sem floreios. Princípios da escrítica científica “Regras” OMITIR PALAVRAS DESNECESSÁRIAS USAR PALAVRAS SIMPLES USAR SUJEITOS SIMPLES USE ADJETIVOS/ADVÉRBIOS DE FORMA FRUGAL

16 Palavras desnecessárias Princípios da escrítica científica Ao invés deConsidere Tem a capacidade de...Pode... Devido ao fato de que...Porque... tem um papel central na determinação...É essencial... Na eventualidade de/A questão de se...Se... É importante notar que...[nada] Como discutido, o segundo efeito é realmente o produto final de uma número muito grande de efeitos… Como discutido, o segundo efeito é o resultado de inúmeros efeitos….

17 1. Descreva o que você está testando 2. Descreva sua estratégia empírica (como) 3. Descreva seus dados 4. Descreva sua análise estatística -Estatísticas descritivas -Baseline results 5. Robustez/Análise de sensibilidade -Especificações/testes alternativas 6. Discuta seus resultados (interpretação) -O que deu e o porquê 7. Discuta interpretações alternativas - Ameaças estatísticas aos resultados Escrevendo análise de dados

18 REGRAS-DE-BOLSO Foco: O tópico do projeto/mono é fácil de identificar, bem definido e motivado e os resultados são “backed up” pela evidência apresentada? Organização: A evidência e resultados que dão apoio ao foco do trabalho são apresentados em um fluxo lógico e dentro das seções apropriadas do trabalho? Voz: O paper é escrito de forma concisa e fluente, com transições “suaves” e frases declarativas, de modo que o leitor não fica entediado? Convenção: As ideias, elementos gráficos e quantitativos são apresentados de forma apropriada e livre de distrações estilísticas e erros? Escrita científica persuasiva

19 Estrutura do Trabalho

20 Obrigado!


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