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FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.

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1 FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010

2 OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões fundamentais: Onde estamos? Aonde desejamos chegar? Como vamos fazer para chegar lá? Planejamento Estratégico

3 Planejamento do Projeto Diagnóstico Organizacional Planejamento e Estratégia Análise SWOT Elaboração do Mapa Estratégico Plano de Comunicação Solução Computacional – S.A. (Strategic Adviser) Criação do Escritório de Estratégias Desdobramento nas Unidades Mapeamento dos Macro-Processos Análises Críticas Etapas do Projeto

4 Objetivo: conceber o modelo de gerenciamento de estratégias baseado no Balanced ScoreCard. Para utilizar o BSC é necessário desdobrar a visão e a missão, desenvolvendo o Mapa Estratégico Objetivos Específicos: Alinhar e integrar a organização em função da estratégia; Desenvolver mecanismos para implementar a estratégia; Desenvolver mecanismos para gerenciar a estratégia; Desenvolver mecanismos para o gerenciamento do desempenho organizacional, Balanceando medidas financeiras e não-financeiras, além de curto, médio e longo prazos; Promover o aprendizado estratégico; Melhorar a comunicação interna e externa Planejamento do Projeto

5 Missão, Visão e Valores Histórico Institucional Infra-Estrutura e Estrutura Organizacional Parceiros, Usuários, Serviços e Produtos Pesquisas e Projetos Resultados alcançados pela F.H. Contexto do setor Diagnóstico Organizacional

6 Mapear os processos organizacionais é importante para que se possa avaliar seu alinhamento com o direcionamento estratégico e para a manutenção deste alinhamento. O Diagnóstico Rápido foi utilizado na avaliação dos macro-processos da Fundação Hemominas. A ferramenta foi personalizada para a Fundação e uma equipe de funcionários avaliou cada item sob os seguintes aspectos: Formalização: Está documentado em papel ou meio magnético? Iniciativas: Existe alguma iniciativa em curso, relacionada com esse tema? Objetivos para o assunto: A empresa sabe como e deve tratar esse assunto? Agenda: Já existe uma agenda prevendo a solução (tratamento) desse assunto? Foco: Esse assunto está no foco da empresa? Conhecimento: A empresa domina esse assunto? Planejamento e Estratégia

7 A etapa de planejamento estratégico contempla a sistematização da compreensão do presente, no que se refere aos ambientes interno e externo à organização, a definição de uma visão de futuro e de um conjunto de diretrizes estratégicas que nortearão a atuação da organização em busca do futuro vislumbrado no cenário mais provável. A matriz SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Por meio desta metodologia é possível analisar o ambiente interno da organização levantando suas forças e fraquezas; e analisar o ambiente externo levantando as oportunidades e ameaças do meio envolvente; e o grau de adequação entre estes aspectos. Análise SWOT

8 Forças

9 Fraquezas

10 Oportunidades

11 Ameaças

12 A etapa de construção do Mapa Estratégico compreende a primeira fase do processo de desdobramento da visão e da missão. No mapa estratégico a visão e a missão são desdobradas em perspectivas, temas estratégicos, objetivos e estratégias; elementos ligados entre si em uma relação de causa-e-efeito. O mapa estratégico é uma representação gráfica da estratégia da organização. Elaboração do Mapa Estratégico

13 Processos Internos Pessoas Infra-estrutura e Tecnologia Para que o Hemominas atenda as demandas da sociedade com ótimo grau de satisfação é preciso ter processos excelentes. Para que os processos sejam executados com excelência é necessário “colaborados” capacitados e motivados e “infra-estrutura e tecnologia” adequada. Para o Hemominas ser reconhecido institucionalmente como centro de excelência é necessário que as demandas da sociedade sejam atendidas com ótimo grau de satisfação. Recursos financeiros Institucional Sociedade Para o Hemominas ter colaborados, infra- estrutura e tecnologia adequados é preciso recursos financeiros. Para obter os recursos financeiros necessários, o Hemominas deve realizar um trabalho institucional de qualidade. Perspectivas

14 Missão 2010-2015 Atuar na área de hematologia, hemoterapia, células e tecidos com excelência e responsabilidade social Por que existimos? Projeto CETEBIO

15 Visão 2010-2015 Ser reconhecida como organização de excelência mundial em serviços de saúde O que queremos ser? Projeto Gana

16 Mapa Estratégico Sociedade Processos Internos Recursos Financeiros Ser reconhecida como organização de excelência mundial em serviços de saúde. Atuar na área de hematologia, hemoterapia, células e tecidos com excelência e responsabilidade social. MISSÃO VISÃO Garantir a satisfação de doadores e pacientes Alcançar e Manter o atendimento aos requisitos de qualidade dos produtos e serviços Alcançar o atendimento aos requisitos de qualidade e segurança em TI Alcançar o reconhecimento planejado ONA Alcançar e Manter a Estabilidade Orçamentária e financeira Promover e Manter a satisfação dos servidores Consolidar o Projeto CETEBIO Manter o atendimento a demanda por produtos e serviços Pessoas

17 O processo de comunicação é essencial para o sucesso de projeto de Balanced Scorecad. Como um dos principais elementos da gestão baseada em BSC é o alinhamento, a comunicação ganha papel de destaque ao proporcionar que todos os funcionários conheçam, entendam e se sintam parte integrante do projeto de gestão estratégica. Nessa etapa, o objetivo é definir as melhores formas de se alcançar um comunicação eficaz com os membros da organização. Lançamento do Projeto na Administração Central e no Almoxarifado Apresentação do Projeto no Encontro de Coordenadores Encontros Setoriais Apresentação de conceitos no jornal mural da Administração Central Publicação de alguns conceitos na agenda Matéria sobre Projeto no Jornal Fator Positivo Divulgação na Intranet Plano de Comunicação

18 S.A. - Strategic Adviser – a análise de aderência do sistema ao Projeto de Gerenciamento da Estratégia baseado em BSC abordou os itens abaixo: Apoio ao Planejamento Estratégico Suporte à modelagem do Balanced Scorecard Apoio ao processo de documentação e sistematização das informações Apoio ao processo de gerenciamento de iniciativas estratégicas Apoio ao processo de análise de informações Acessibilidade e segurança Solução Computacional

19

20 A etapa da criação do Escritório de estratégias compreende a estruturação para a concepção e gerenciamento de estratégias. Este escritório é responsável: alinhamento organizacional em função da estratégia mobilização para a mudança feedback estratégico pela comunicação do projeto organização das reuniões gerenciais pelo acompanhamento dos donos de objetivos, indicadores pelo planejamento e gerenciamento do desdobramento nas Unidades, entre outras. Criação do Escritório de Estratégias

21 Etapas da Gestão Estratégica Monitoramento, suporte metodológico e alinhamento estratégico. Diretoria de Atuação Estratégica Gerência de Desenvolvimento Institucional Escritório de Estratégias Escritório de Estratégias

22 O Planejamento Estratégico da Fundação Hemominas está desdobrado em Planejamento Estratégico Local nas Unidades Regionais e nas Gerências da Administração Central. Desdobramento nas Unidades

23 Identificar a Razão de existir da Área, Gerência, Unidade Listar os produtos finais (saídas), cada requisito e seus clientes Apontar os processos críticos que gera cada produto oferecido a cada cliente Levantar as entradas necessárias a entrega de cada produto e seus fornecedores Identificar o Domínio do Risco correspondente a cada processo crítico Identificar prováveis falhas e ações de correção correspondentes já identificadas Identificar objetivo(s) estratégico(s) vinculados ao processo Definir a forma de controle do processo e risco - Indicadores Indicar recursos necessários e condições específicas à execução de cada processo Mapeamento dos Macro-Processos

24 Atividade realizada para determinar a pertinência, a adequação e a evidência do que está sendo examinado, para alcançar os objetivos estabelecidos. Verificação profunda e global de produto, serviço, processo ou informação com relação a requisitos, objetivando a identificação de problemas e a proposição de soluções; Periodicidade: Unidades e Gerências da ADC – Mensais Alta Direção - Bimensais Análise Crítica

25 Obrigada ! Diretoria de Atuação Estratégica Gerência de Desenvolvimento Institucional Escritório de Estratégias 3280-7439 escritorio.estrategias@hemominas.mg.gov.br


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