Carregar apresentação
1
SISTEMA CARDIOVASCULAR
2
DEFINIÇÃO Fornece e mantém o fluxo sanguíneo suficiente aos tecidos do organismo necessidades metabólicasdesempenhar suas funções. É um sistema fechado, formado por uma vasta rede de tubos(vasos), por onde circulam o sangue e a linfa e que põe em comunicação todas as partes do corpo.
3
FUNÇÕES A função básica do sist. Cardiovascular é de levar material nutritivo e oxigênio às células e permitir que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência, como: Transporte de gases. Transporte de nutrientes / hormônios. Transporte de calor. Transporte de resíduos metabólicos. Distribuição dos mecanismos de defesa. Coagulação sanguínea.
4
COMPONENTES Sangue. Vasos sanguíneos (artérias,veias e capilares).
Coração. Vasos linfáticos.
5
SANGUE Líquido viscoso de coloração avermelhada.
Contido no sistema fechado de canais (vasos), impulsionados pelo coração. A quantidade de sangue varia conforme idade, sexo, estrutura física, etc. O volume total de sangue pode varias de 4 a 6 litros, em adultos. O sangue transporte até as células substâncias que precisam para manutenção do seu processo vital. Estes elementos nutritivos são:proteínas, lipídeos, glicose, sais minerais, água e vitaminas. Além disso, transporta oxigênio para as células, e retiras elementos indesejaveis como gás carbônico.
7
COMPONENTES DO SANGUE O sangue é composto de uma parte líquida, o plasma. Composta de água, substâncias nutritivas e elementos residuais das reações celulares. E por uma parte organizada- sólida,que são elementos figurados. São as células do sangue suspensas sobre o plasma. Glóbulos Vermelhos – Hemácias. Glóbulos Brancos – Leucócitos. Plaquetas.
9
COMPONENTOS DO SANGUE- Plasma
Líquido amarelo claro, representa 55% do volume total de sangue. Constituído por 90% de água, onde se encontra dissolvidos proteínas, açucares, gorduras e saís minerais, além de hormônios. Circulam no plasma os elementos necessários à vida das células. Exame de sangue.
10
COMPONENTOS DO SANGUE- Glóbulos Vermelhos/ Hemácias/ Eritrócitos
Sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar gás carbônico provenientes dos pulmões. Células contendo hemoglobina - pigmento vermelho do sangue. São produzidas na medula óssea vermelha e destruídas após 120 dias. No adulto chegam a 5 milhões por mm³.
12
COMPONENTOS DO SANGUE- Glóbulos Brancos
São os leucócitos. Possuem formas e funções diversas, sempre incumbidas da defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele, como exemplo- as bactérias. Divididos em: neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos. São produzidas na medula óssea e nos órgãos linfóide. N o adulto pode variar de 5 a 9 mil por mm³. DIAPEDESE capacidade do leucócito de migrar para fora dos vasos e capturar material estranho através da fagocitose.
14
COMPONENTOS DO SANGUE- Plaquetas/ Trombócitos
São fragmentos de células da medula óssea. São responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea evitar perda de sangue. Sua função principal é auxiliar no processo na interrupção de sangramentos. Variam de 100 a 400 mil por mm³ e sua vida útil é de cerca de 10 dias.
16
COMPONENTES DO SANGUE Nas hemácias do sangue existem os aglutinógenos, que determina o tipo sanguíneo de uma pessoa. Quatro tipos básicos: Tipo A / Tipo B/ Tipo AB/ Tipo O. Além disso existe o fator Rh – positivo e o negativo .
17
VASOS SANGUÍNEOS Formam rede de tubos que transportam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. Compreendem artérias, veias e capilares. Os vasos sanguíneos podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso.
18
VASOS SANGUÍNEOS -Artérias
São vasos cilíndricos, elásticos onde o sangue circula. Tem a função de levar sangue OXIGENADO do coração até as células- órgãos. Nomenclatura: art. Grande calibre art. Médio calibre art. De pequeno calibre arteríola capilar arterial. São estruturas constituídas de 3 camadas: Camada externa: tecido conjuntivo com muitas fibras elásticas. Camada média: tecido muscular liso. Camada interna: única camada de células chamada endotélio.
20
VASOS SANGUÍNEOS - Artérias
Durante a contração cardíaca o sangue é bombeado penetra artérias relaxam e dilata pressão sanguínea. Caso contrário pressão do sangue , risco de ruptura das paredes arteriais. No relaxamento do coraçãopressão sanguínea diminui e as artérias se contraem para manter o sangue circulando.
21
VASOS SANGUÍNEOS - Veias
Vasos que chegam ao coração, dos órgãos e tecidos. Sangue rico em gás carbônico – CO2. Suas paredes muscular é mais fina que as art. e apresentam VÁLVULAS que impedem o refluxo do sangue. As pressões no interior das veias é muito baixa, o retorno se dá pelas contrações dos músculos esqueléticos, especialmente o músculo da panturrilha, que comprimem as veias fazendo que se desloque –se no seu interior.
22
VASOS SANGUÍNEOS - Veias
Nomenclatura: capilar venoso vênulas veia de pequeno calibre médio calibre grande calibre.
25
VASOS SANGUÍNEOS - Capilares
Suas paredes são muito delgadas, com uma só camada de células endoteliais. Local de troca de nutrientes, gases, água e solutos entre o sangue e o tecido.
27
VASOS SANGUÍNEOS - Capilares
Sangue passa pelos capilaresparte do líquido atravessa a parede espalha-se entre as células próximas, nutrindo-as e oxigenando-as. As células eliminam metabólitos no líquido extravasado maior parte é reabsorvida pelos capilares e reincorporada ao sangue. Cerca de 2% do líquido extravasado não retorna ao sangue, sendo coletado por um sistema paralelo sistema linfático.
28
PRINCIPAIS ARTÉRIAS DO CORPO
Aorta: inicia-se no ventrículo esquerdo. Pulmonar: inicia-se no ventrículo direito. Carótida: leva sangue arterial ao cérebro. Coronárias: irrigam o miocárdio. Pulmonar: levam sangue venoso ao pulmão. Braquial: irriga os membros superiores. Femoral: irriga os membros inferiores.
31
PRINCIPAIS VEIAS DO CORPO
Veia Coronária: Irriga o miocárdio. Veia Cava: leva sangue dos membros ao coração. Veia Pulmonar: leva sangue oxigenado dos pulmões ao coração. Veia Jugular: traz o sangue do cérebro. Veia Porta: localiza-se no fígado. Traz sangue venoso dos intestinos.
33
CORAÇÃO
34
CORAÇÃO Órgão oco, tamanho da mão fechada e peso de 300 g.
Situado entre os pulmões, na parte medial da cavidade torácica mediastino. Apresenta 3 túnicas sobrepostas: Endocárdio: proteção interna que fica em contado direto com o sangue. Miocárdio: camada muscular espessa que forma a parede cardíaca. Pericárdio: membrana que reveste o coração e o mantém em posição na cavidade torácica. Protege e permite o suave deslizamento do órgão durante o seu funcionamento.
37
MIOCÁRDIO ENDOCÁRDIO PERICÁRDIO
38
CORAÇÃO Internamente é dividido em 4 câmaras:
2 átrios: câmaras superiores, recebem o sangue provenientes das veias (pulmonares e cava superior e inferior ). 2 ventrículos: câmaras inferiores, bombeiam o sangue para fora do coração através das art. pulmonares e aorta.superior e inferior. Septos separam as cavidades (para não misturar o sangue): Septo interatrial entre os átrios. Septo interventricular entre os ventrículos.
40
CORAÇÃO As valvas tem a função de direcionam o fluxo de sangue em um único sentido. Valva mitral = separa átrio e o ventrículo esquerdo. Valva tricúspide = entre átrio e ventrículo direito. Valva aórtica = saída do V.E e separa a cavidade da artéria aorta. Valva pulmonar = entre V.D e artéria pulmonar
43
VASOS DO CORAÇÃO Veias pulmonares desembocam no A.E e levam sangue oxigenado proveniente dos pulmões. Veias cavas drenam para o átrio direito o sangue venoso proveniente do organismo. Artéria aorta sai do ventrículo esquerdo e distribui sangue arterial para todo o organismo. Artéria pulmonar emerge do ventrículo direito e conduz sangue venoso em direção aos pulmões
45
MOVIMENTOS CARDÍACOS Sístole Cardíaca: Diástole Cardíaca:
contração do ventrículo do coração batimento cardíaco = saída de sangue do coração. Diástole Cardíaca: relaxamento do ventrículo. Enchimento do ventrículo. A pressão arterial corresponde à pressão exercida pela passagem do sangue na parede dos vasos sanguíneos.
47
CONTROLE DO BATIMENTO CARDÍACO
A inervação do músculo cardíaco ocorre de 2 maneiras: Extrínseca nervos fora do coração sistema nervoso autônomo (SNA) - simpático e parassimpático. O simpático acelera e o parassimpático retarda os batimentos cardíacos.
48
CONTROLE DO BATIMENTO CARDÍACO
Intrínseca é a razão dos batimentos contínuos do sistema só encontrado no coração. Forma o sistema de condução do coração. É uma atividade elétrica rítmica, que se origina nas fibras musculares cardíacas auto-excitáveis - marca passo cardíaco nodo sinusal, nodo atrioventricular, o feixe de Hiss , Fibras de Purkinje.
50
CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA É o caminho que o sangue percorre dentro do corpo. Dividida em: Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação Circulação Sistêmica ou Grande Circulação
51
PEQUENA CIRCULAÇÃO Circulação Pulmonar
leva sangue V.D para os pulmões e de volta ao A.E do coração. Transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões Recebe O2 e retorna ao coração para ser bombeado ao corpo.
52
GRANDE CIRCULAÇÃO Circulação Sistêmica Maior circulação.
Fornece o suprimento sangüíneo para o corpo. Carrega O2 e nutrientes e capta CO2 e outros resíduos das células.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.