A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”"— Transcrição da apresentação:

1 María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”

2 * Proporcionar uma breve exposição do conteúdo de um documento. * Operação que abrevia o conteúdo de um documento e o representa por um certo número de orações que expressam a substância. * Para este trabalho: * Resumir é “o processo que experimentam os documentos para obter a representação abreviada de seu conteúdo”.

3 * A singular tarefa de resumir tem em conta alguns personagens: * O autor do texto e * O resumidor do texto * (sendo seu campo de batalha comum o próprio documento).

4 * O resumidor deverá estabelecer os critérios para eleição dos documentos que serão submetidos a análise, já que nem tudo que é publicado é relevante e significativo para o usuário. * Custo-benefício. * Disponibilidade de tempo.

5 * Indicadores úteis: * Razões econômicas * Natureza do material * Origem da publicação (procedência, reconhecimento de autoria, etc.) * Pertinência dos documentos * Interesses temáticos dos usuários

6 * Fases: 1. Análise prévia ou leitura do documento 2. Análise ou redução 3. Síntese, transformação ou substituição

7

8 * Análise prévia ou leitura do documento  Leitura do texto (única forma de adentrar ao conteúdo do texto)  Familiaridade entre o resumidor e o documento  Texto/documento como objeto de estudo  É fundamental que o resumidor domine a linguagem do documento original  A leitura é um processo interativo entre o leitor e o texto

9 * Análise prévia ou leitura do documento  Signos gráficos – a própria escrita, codificação da linguagem oral e constituem uma linguagem visual autônoma.  Leitura hipolográfica – lê o texto que está escrito, sem se beneficiar da memória externa contida no texto.

10 * Análise prévia ou leitura do documento  Leitura hiperlogográfica – o resumidor identifica diretamente o signo gráfico que não é um movimento mecânico e linear, mas uma verdadeira exploração multidimensional do texto.

11 * Análise prévia ou leitura do documento  Botton-up (de baixo para cima). * Vai das partes para o todo. * É recomendado como estratégia de leitura rápida na primeira tomada de contato com o documento.

12 * Análise prévia ou leitura do documento  Top-down (de cima para baixo) * É de caráter explorativo. * Caminha-se do todo às partes. * Aproveita os conhecimentos prévios ou esquemas do resumidor. * A predição é um componente essencial para o processo de leitura.

13 * Análise prévia ou leitura do documento As estratégias de leitura se subdividem em:  Congnitivas – o resumidor busca as informações principais, procedendo a uma espécie de descarte do que é secundário.  Metacognitivas- comportamento desautomizado e uma aproximação consciente do texto.

14 * Análise prévia ou leitura do documento “O documento é um verdadeiro edifício intelectual, uma síntese de ideias, e não unicamente uma coleção ordenada de informação”.

15

16 * Análise / Extração / Redução linguagem A linguagem é um instrumento intermediário, que mediante estabelecimento de um código, possibilita a comunicação documentária entre os indivíduos. significado contexto O significado do enunciado depende fundamentalmente do contexto.

17 * Análise / Extração / Redução Palavra Palavra – é a célula base de toda estrutura de linguagem. Enunciado ou frase Enunciado ou frase – constitui o eixo sintagmático ou combinatório da língua. Texto Texto – sequência de frases.

18 * Análise / Extração / Redução Síntese Síntese – elasticidade do discurso. Superestrutura do texto narrativo Superestrutura do texto narrativo – sequência trama-resolução. Superestrutura do texto argumentativo Superestrutura do texto argumentativo – sequência hipótese-conclusão.

19 * Análise / Extração / Redução MACRORREGRAS de análise MACRORREGRAS de análise – redução da informação semântica e se aplicam uma série de proposições que conformam o texto para obter uma macroestrutura geral. 1. Anulação – omissão e seleção 2. Substituição – generalização e integração

20 * Análise / Extração / Redução Omissão Omissão – toda informação de pouca importância e não essencial pode ser omitida. Seleção Seleção – excluem-se as proposições que são condições, proposições ou consequências da proposição não omitida. Generalização Generalização – várias proposições são substituídas por uma só proposição que represente todas elas. Integração Integração – substitui uma série proposicional por uma nova proposição que pressupõe todas da série.

21 * Análise / Extração / Redução E resumos: Evitar exemplos Eliminar proposições com pouco conteúdo Eliminar gráficos, tabelas e referências

22

23 * Transformação / Representação / Substituição Buscar expressões precisas Definir o conceito central Usar terminologia adequada Reajustar a coerência e estrutura textual Situar a oração tópica na posição principal Reajustar a estrutura da oração

24 * Transformação / Representação / Substituição Usar tempo presente e forma ativa dos verbos Usar conectores de orações Eliminar expressões retóricas Utilizar frases curtas Ser fidedigno ao original Ser preciso Ter claridade expositiva


Carregar ppt "María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google