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Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.

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2 Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h Introdução do PAIP na organização do trabalho pedagógico da Escola  Estudo, avaliação e apropriação do diagnostico da realidade da Escola – discussão e tomada de decisão quanto às ações a serem tomadas e estabelecimento de metas para o ano letivo – em consonância com o PPP e observância dos projetos estruturantes 12h Encerramento 2º DIA – 02/02 (quinta-feira) 7h30 Planejamento por Área do Conhecimento e Planejamento da AC  Utilização do instrumento disponível no portal da Educação 10h30 Planejamento por disciplina/série  Inserção do quadro de norteador do plano de intervenção pedagógica – dimensão estudante 12h Encerramento 3º DIA – 03/02 (sexta-feira) 7h30 Planejamento por disciplina/serie (continuação)  Elaboração de Plano de Curso – utilização do instrumento e dos conteúdos referenciados, disponíveis no Portal da Educação 11h Avaliação da Jornada  Preenchimento do relatório síntese da Jornada 12h Encerramento PROGRAMAÇÃO

3 Objetivo Geral Planejar o ano letivo de 2012 a partir do estudo, avaliação e apropriação do diagnóstico da realidade da escola, para melhoria da aprendizagem e formação humana do estudante. OBJETIVOS

4 Planejar o trabalho do ano letivo de 2012, a partir do diagnóstico sistematizado da unidade escolar, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação e abandono e os resultados das avaliações externas – Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB; Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades dos turnos diurno e noturno. Objetivos Específicos

5 Fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar – Projeto político Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais e das Atividades Complementares (AC); Fortalecer as aprendizagens da leitura, escrita e do conhecimento matemático em todos os componentes curriculares; Conhecer, discutir e inserir o Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica (PAIP) na organização do trabalho pedagógico da escola.

6 A jornada Pedagógica 2012 busca consolidar o planejamento escolar a partir da reflexão de dados diagnósticos sistematizados, da tomada de decisão coletiva e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Portanto, para o desenvolvimento das atividades da Jornada foram elaboradas as orientações gerais – para toda a rede e as orientações especificas – para fortalecer o trato com as especificidades dos níveis e das modalidades, considerando os sujeitos, o contexto e os tempos pedagógicos. Orientações Metodológicas para a Realização da Jornada Pedagógica

7 A Jornada Pedagógica acontecerá no período de 1, 2 e 3 de fevereiro de 2012, em cada unidade escolar; A unidade escolar devera assegurar a realização da Jornada no turno diurno e noturno, neste para atender às especificidades que o turno exige no que se refere aos estudantes e ao tempo pedagógico diferenciado; Informações Gerais

8 Para contribuir com o desenvolvimento dos trabalhos, a SEC disponibilizará no Portal da Educação a Programação da Jornada de 2012. As atividades a serem desenvolvidas, deverão estar voltadas para o foco norteador e tema da Jornada, que é Fortalecer a Aprendizagem, de modo a consolidar o direito de aprender;

9 Elaboração do plano de atuação, conforme orientação da formação para a Jornada Pedagógica 2012; Mobilização e orientação dos gestores e coordenadores das unidades escolares para a preparação e execução da Jornada 2012; Acompanhamento do desenvolvimento das atividades da Jornada, em especial do planejamento escolar; Atuação das Direc

10 Elaboração do relatório geral da realização da Jornada Pedagógica 2012; Estabelecimento de diálogos dos NUPAIP Regionais com a SEC, via AVA PAIP, para dirimir possíveis dúvidas

11 A unidade escolar deverá apropriar-se do material da Jornada – vídeo institucional, textos de referência, indicadores educacionais e instrumentos pedagógicos – disponível no Portal da Educação. Esse material será organizado pela escola e reproduzido quando necessário; Da apropriação do material supracitado, estabelecer uma especial atenção ao Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica da rede publica estadual de ensino (PAIP), orientações e instrumentos, para a sua inserção na organização do trabalho pedagógico na escola; PREPARAÇÃO

12 A unidade escolar deverá acessar no Portal da Educação os dados diagnósticos da escola, sistematizados, para serem utilizados na Jornada. Antes, porem, os dados deverão ser analisados pelos gestores,para identificação dos indicadores críticos e/ou práticas exitosas, no intuito de melhor orientar, durante o trabalho coletivo na Jornada, a tomada de decisão quanto às ações a serem adotadas e ao estabelecimento de metas para o ano letivo de 2012; A UE definirá e executará estratégias de mobilização dos professores, a exemplo do uso de correio eletrônico, alem de outros;

13 Deverá haver a preparação do acolhimento para o inicio dos trabalhos em cada turno da Jornada, diurno e noturno, para estabelecer uma ambiência adequada ao trabalho coletivo; Deverão ser preparados e checados os espaços físicos para desenvolvimento das atividades da Jornada, bem como dos recursos audiovisuais que serão utilizados.

14 Iniciar os trabalhos com um acolhimento no primeiro dia, em cada turno de Jornada; Socializar a programação dos trabalhos com os participantes; A partir do vídeo institucional, discutir o planejamento, apropriando-se do Projeto de monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica da rede pública estadual de ensino (PAIP); REALIZAÇÃO

15 Os dados diagnósticos da unidade escolar, sistematizados e disponibilizados pela SEC, deverão ser socializados, analisados e discutidos, para que o coletivo possa tomar decisões quanto às ações a serem adotadas e ao estabelecimento de metas gerais para o ano letivo de 2012, consoantes com o Projeto Político Pedagógico (PPP); O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola deverá ser a base para o planejamento, estabelecendo os nexos com as ações planejadas e metas. Em caso de não possuir o PPP ou este encontrar-se desatualizado, a unidade escolar deverá incluir no seu planejamento anual a sua construção ou a sua atualização, em consonância com as orientações contidas no texto de referência;

16 Norteado pelo PPP e pela análise do diagnostico da escola, o planejamento deve articular o PAIP à organização do trabalho pedagógico, contemplando as etapas do quadro norteador do plano de intervenção: identificação do contexto escolar, planejamento para a intervenção pedagógica e avaliação de resultados; O planejamento devera passar pelo Plano de Área e Plano de Curso, fortalecendo o caráter coletivo do trabalho;

17 A unidade escolar deverá estabelece, coletivamente, ações e metas por área do conhecimento, que subsidiarão o plano de curso das disciplinas por serie/tempo pedagógico; O planejamento das disciplinas por serie/tempo pedagógico contará com as habilidades e os conteúdos de referência, sistematizados pela SEC em formulário próprio e disponíveis no Portal da Educação; A unidade escolar deverá analisar os projetos estruturantes e ao aderir ou integrá-los, garantir que os mesmos sejam inseridos no planejamento escolar, consoantes ao PPP;

18 Importante assegurar o tato com as temáticas de fortalecimento da diversidade inclusão, a saber: igualdade etnorracial, de gênero, de orientação sexual, geracional, de modo a garantir a transversalidade nas práticas curriculares; Planejamento das AC por área, em consonância com o texto de referência, estabelecendo o dia de cada área, considerando a sugestão: segunda-feira – Humanas; terça- feira – Linguagens; quarta-feira – Matemática; quinta-feira – Ciências da Natureza;

19 Para enriquecimento das aulas os professores terão acesso, por meio do Portal da Educação, a mais de 2.000 conteúdos digitais educacionais livres (programas da TV Anísio Teixeira, É bom Saber, vídeos, áudios, jogos, animações, simuladores e experimentos) de todas as áreas do conhecimento, que poderão auxiliar o professor na realização de aulas mais dinâmicas, interativas a atrativas para os estudantes; Durante a realização da Jornada as unidades poderão estabelecer dialogo direto com a SEC, em tempo real, por meio de fórum virtual e telefone, para dirimir dúvidas sobre as atividades da Jornada. Os horários de atendimento e os contatos serão veiculados no site da Jornada Pedagógica

20 A unidade escolar irá preencher o formulário síntese da realização da Jornada Pedagógica 2012, disponível no Portal da Educação e enviar para as Diretorias Regionais que serão responsáveis diretas pelo monitoramento e acompanhamento das ações planejadas e sinalizadas no formulário. AVALIAÇÃO

21 Textos de Referência Os 10 Compromissos para fortalecer a escola pública na Bahia; Orientações para a realização da Jornada Pedagógica 2012; Programação da jornada pedagógica 2012; Orientações ao PPP Orientações para o planejamento pedagógico; TEXTOS/MATERIAIS DE REFERÊNCIA DISPONÍVEIS NO SITE DA JORNADA PEDAGÓGICA 2012

22 Orientações para o planejamento da Atividade Complementar (AC); Orientações sobre o PAIP; Cartilha e vídeo sobre a Rede IAT; Principais orientações para o SGE; Conteúdos referenciais da educação básica: (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação profissional); Texto de referência sobre a Diversidade e Inclusão na Educação Básica; Conteúdos críticos e alternativas metodológicas; Fascículos Temáticos – Política de Garantia do Percurso Educativo

23 Instrumentos e Conteúdos de Referência para o Planejamento Plano de curso por área do conhecimento Plano de curso por disciplina Plano de Trabalho para acompanhamento da Jornada pedagógica


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