A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência."— Transcrição da apresentação:

1 Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência nos Estudos. São Paulo. Ed. Atlas. 5ª ed. 2002.Págs. 128 a 136.

2  A palavra ciência pode ser assumida em duas acepções: em sentido amplo, ciência significa simplesmente conhecimento, como na expressão tomar ciência disto ou daquilo; em sentido restrito, ciência não significa um conhecimento qualquer, e sim um conhecimento que não só apreende ou registra fatos, mas também os demonstra pelas suas causas determinantes ou constitutivas.  Assumimos “ciência” em seu sentido estrito e global, isto é, como realidade uma e total, não como especialidade em áreas delimitadas. SENTIDOS DA PALAVRA “CIÊNCIA”

3 CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA  Conhecimento pelas causas: É apresentar, compreender os por quês das causas.  Profundidade e generalidade de suas conclusões: A ciência generaliza porque atinge a constituição íntima e a causa comum a todos os fenômenos da mesma espécie. A validade universal dos enunciados científicos confere à ciência a prerrogativa de fazer prognósticos seguros.  Finalidade teórica e prática: Enquanto a ciência satisfaz este profundo desejo de conhecer, realiza sua finalidade teórica.  Objetivo Formal: O que caracteriza a ciência é seu objeto formal, isto é, a maneira peculiar, o aspecto, ou o ângulo sob o qual atinge o seu objeto material. O modo específico de a ciência atingir seu objeto de estudo é o controle experimental das causas reais próximas.

4 CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA  Método e controle: Sem controle, não se pode identificar a causa ou a fonte real dos fenômenos.  Exatidão: A ciência fixa degraus sólidos na subida para o integral conhecimento da realidade.  Aspecto social: Os cientistas são membros de uma sociedade intelectual universal consagrada à procura da verdade e à melhoria das condições de vida da humanidade.

5 ESPÍRITO CIENTÍFICO É a disposição adequada à nobreza e à seriedade do trabalho científico.  Espírito crítico Deve-se cultivar, desenvolver e fundamentar socialmente o espírito crítico, deve-se, por outro lado, banir do ambiente amadurecido da ciência o fútil espírito de crítica, demolidor e pernicioso.  Espírito de confiança na ciência Ter espírito científico é ter confiança na ciência, é ter certo entusiasmo pela ciência, é não ceder ao ceticismo suicida do espírito, nem à submissão passiva a dogmatismos.  Busca de evidências A busca de evidência é uma característica do espírito científico exatamente à medida que este, movido por intensa curiosidade intelectual, não se satisfaz com o simples conhecimento dos fatos, mas procura compreendê-los, justificá-los e demonstrá-los.  Espírito de análise A análise consiste na decomposição, no desdobramento, na segmentação de um todo complexo em seus componentes ou elementos simples.

6 ESPÍRITO CIENTÍFICO  Espírito criativo A criatividade científica versa sobre a elaboração de hipóteses, de instrumentos e processos de pesquisa, e nunca sobre conclusões que só devem brotar da evidência dos fatos.  Espírito indagador O cientista não entende a ciência como um ponto de chegada, fixo e definitivo, mas como um caminho, como um processo em constante evolução. Entende que saber um pouco de tudo vale o mesmo que não saber quase nada de cada coisa; por isso, indaga sobre problemas supostamente já resolvidos. É não se contentar com qualquer resposta. CONCLUSÃO “ Não basta conhecer o espírito científico. Quem conseguir admirá-lo já está caminhando para o seu cultivo. E quem cultivá-lo tirará bom proveito de seu curso universitário e será profissional voltado a um trabalho sério e profícuo no seu campo de atividades e influências.”


Carregar ppt "Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google