Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMatilde Carreiro Dinis Alterado mais de 7 anos atrás
1
1 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação (Ensino-Aprendizagem) Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
2
Apresentação do Professor n Graduado em Ciência da Computação – UFPE, 2005.2 n Mestre em Ciência da Computação – UFPE, 2009 n Servidor Público – ATI (Agência de Tecnologia da Informação) n Experiência como Professor em outras instituições: FAFICA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru) Faculdade Marista Recife (Pós FEED) UFRPE - Núcleo de EAD – (Coordenação da 2ª Licenciatura em Computação) CEFOSPE (Centro de Formação de Servidores do Estado) Estácio/FIR (Pós-Graduação em Banco de Dados) FBV (Faculdade Boa Viagem) n Cordelista (Escritor e Declamador de Cordel)
3
Contatos n Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo n Apelido: Alexandre Cordel n E-mail/gtalk: alexandrecordel@gmail.comalexandrecordel@gmail.com n Site: http://www.alexandrecordel.com.br/posfghttp://www.alexandrecordel.com.br/posf n Celular: (81) 9801-1878
4
Roteiro Acordo de Convivência Plano de Ensino Competência Habilidades Bases Tecnológicas Metodologia de Ensino e Aprendizagem Metodologia de Avaliação Bibliografia Tecnologia da Informação e Comunicação
5
Acordo de Convivência Celular no silencioso e sair para atender Horário: 8:00h às 17:00h (±10min de tolerância) Presença/participação em aulas (importante) Faltas em aulas (evitar ao máximo) Avaliação de Aprendizagem (subjetivas) Momentos Relax (descontração) Hoje, excepcionalmente, saída às 16:00h.
6
Plano de Ensino EMENTA: Discutir as questões sobre aprendizagem, tendo como referencial teórico as abordagens sócio- interacionista, entender como as tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem auxiliar o processo ensino-aprendizagem (presencial ou distância) e discutir as implicações do uso das TIC na Educação nas diversas plataformas existentes hoje, (AVA, EaD, E-learning, AdaptWeb).
7
Plano de Ensino BASES TECNOLÓGICAS: Tecnologia da Informação e Comunicação -TIC – Conceitos e Aplicações -Tecnologia na Educação -Aprendizagem mediada por Tecnologia -Gestão da Informação e do Conhecimento -Plataformas de Ensino-Aprendizagem -Ambiente Virtual de Aprendizagem -Educação à Distância (EaD) -E-Learning -AdaptWeb
8
Plano de Ensino METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM: Aulas expositivas dialogadas; Diálogos em sala de aula; Estudos de Caso; Vídeos sobre conteúdos do assunto.
9
Plano de Ensino METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO: Verificação de Aprendizagem Escrita; Trabalho em Grupo; Participação em Sala.
10
Plano de Ensino BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 1.Almeida, M.E.B. (2002). Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM. 2.Azinian, H. (2004). Educação à distância: relatos de experiências e reflexões. Campinas: Nied-Unicamp. Disponível no site www.nied.unicamp.br/oea.www.nied.unicamp.br/oea 3.Cavellucci, L. C. B. (2003). Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais.Dissertação de mestrado, Pos-Graduação em Multimeios, Fev. 2003.
11
Tecnologia da Informação e Comunicação O que vocês entendem por “Tecnologia da Informações e Comunicação - TIC”? “Correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres. ” “Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.” (LAUDON; LAUDON, 2010)
12
n Está fundamentada nos seguintes componentes: Hardware e seus dispositivos, software, telecomunicações e gestão de dados e informações. Recursos humanos (Peopleware) (Rezende, 2000)
13
Tecnologia da Informação e Comunicação As TIC são utilizadas em diversas maneiras e em vários ramos de atividades: Indústrias (processo de automação); Comércio (gerenciamento e publicidade); Investimentos (informações simultâneas e comunicação imediata) e; Educação (processo de ensino aprendizagem e Educação a Distância). Pode-se atribuir como a principal responsável pelo crescimento e potencialização da utilização das TIC em diversos campos a popularização da Internet.
14
É (ou pelos menos deveria ser) envolvido na criação de novas oportunidades de negócio através da TI; É denominado atualmente como CIO (Chief Information Officer); Colaborando com outros executivos, o CIO encontra-se freqüentemente perto do núcleo de desenvolvimento de negócio dentro da organização. Profissional de TIC
15
Algumas Siglas Chief Information Officer Chief Executive Officer Chief Operation Officer Chief Financial Officer
16
O que faz um gerente de TIC? Papel do Gerente de TIC Finanças Compras Contabilidade Capital Humano Marketing & Vendas Produção Consultor de e-Business, além de responsável por manutenção, integração, operações e segurança Objetivos estratégicos MUDANÇAS E FLEXIBILIDADE TRANSFORMAÇÃO Técnico para instalação de rede, hardware e software, entre diversos departamentos Suporte a redes e comunicação da empresa
17
CEO TEC RH MKT & VENDAS FINANÇAS COMPRAS QUALIDADE SUPORTE GP TIME CIO Contexto
18
Referências LAUDON, KENNETH; LAUDON, JANE. Sistemas de Informação Gerenciais. 5ª edição. São Paulo: Person Brasil, 2013.
19
19 Gestão em TIC Tecnologia da Informação e Comunicação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.