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FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.

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1 FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano - Edit. Atlas)

2 MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO: DO QUE SE TRATA? ◦ Desempenho no trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço. O desempenho é positivo quando o resultado beneficia a própria pessoa, o grupo do qual ela participa, um cliente ou a organização na qual trabalha. ◦ O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa ou objetivo é influenciado por forças, chamadas motivos. São as forças que produzem a motivação para o trabalho Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

3 Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Dizer que uma pessoa está motivada para o trabalho, significa dizer que essa pessoa apresenta disposição favorável ou positiva para realizar o trabalho. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

4 Motivos internos e externos A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente. Motivos internos: necessidades, aptidões, valores Motivos externos: estímulos ou incentivos do ambiente MOTIVAÇÃO Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

5 NECESSIDADES HUMANAS O comportamento humano é motivado por estímulos interiores chamados necessidades, que são estados de carência. Quanto mais forte é essa necessidade, maior é o empenho em realizar o objetivo. A duração da motivação leva em consideração a saciedade da necessidade. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

6 Hierarquia de Maslow A noção de que as necessidades humanas estão organizadas numa espécie de ordem ou hierarquia desempenha um papel importante no estudo da motivação. Uma das principais teorias que se baseiam nessa noção foi proposta por Abraham Maslow. Segundo este autor, as necessidades humanas são divididas em cinco categorias: Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

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8 Frustração Quando as necessidades não são atendidas, o resultado é frustração. Diversos tipos de comportamentos no ambiente de trabalho são produzidos pela frustração: FUGA OU COMPENSAÇÃO: A procura de outro emprego ou profissão, a filiação a sindicatos para defesas de interesses não atendidos pelo empregador. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

9 RESIGNAÇÃO: Ocorre quando a pessoa ou um grupo se deixa abalar pela frustração e se entrega a um estado de desânimo, manifestando-se por meio da apatia, da depressão e do desinteresse pela organização e seus objetivos. AGRESSÃO: Ataque físico ou verbal, associado a um sentimento de ira e hostilidade. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

10 Características Individuais As pessoas são singulares e, ao mesmo tempo, compartilham características, porque as necessidades são comuns a todas as pessoas, mas depende da situação específica em que esta necessidade se manifesta. O mesmo acontece com todas as outras características que singularizam as pessoas e que afetam a motivação: competências, atitudes, emoções e personalidade. Todas estas características interagem com as necessidades, fazendo de cada pessoa um caso único de motivação Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

11 COMPETÊNCIAS: Influenciam os interesses, as escolhas de carreira e, consequentemente o desempenho. As competências se modificam com a educação e a experiência, modificando também os padrões de motivação. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

12 ATITUDES E INTERESSES: Não basta ter a competência, é preciso ter atitude e interesse no trabalho. A ausência de atitude e interesse prejudica o desempenho. EMOÇÕES: As emoções impactam o desempenho. Se a experiência gerou sentimento de alegria, a tendência é repeti-la, mas se gerar ressentimento, pode atrapalhar o andamento da equipe. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

13 PERSONALIDADE: Procura descrever o crescimento e desenvolvimento do sistema psicológico individual como um todo. Todas as características que individualizam as pessoas convergem para a personalidade. Os traços de personalidade explicam como e porque as pessoas funcionam. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

14 Teoria dos dois fatores A teoria dos dois fatores, proposta por Frederick Herzberg, explica como os motivos presentes na situação de trabalho interagem com os motivos internos de cada pessoa. Em uma situação de trabalho, os fatores que influenciam o desempenho podem ser divididos em duas categorias: O Próprio Trabalho e as Condições de Trabalho. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

15 Segundo a teoria dos dois fatores, em situações de trabalho, somente os fatores intrínsecos produzem a satisfação com o trabalho. Os fatores Extrínsecos influenciam apenas o estado de satisfação com as condições dentro das quais o trabalho é realizado, eles reduzem a insatisfação. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville

16 É a combinação do ambiente de trabalho e do conteúdo do trabalho que faz funcionar o motor interno – um sem o outro tende a ser ineficaz. Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville O trabalho motiva, mas o ambiente é insatisfatório Trabalho e ambiente são percebidos como satisfatório e motivam Ambiente e trabalho são insatisfatórios e desmotivam Ambiente satisfaz, mas o trabalho não é suficiente para motivar Fatores Extrínsecos Presente Ausent e Presente Fatores Motivacionais Intrínsecos


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