A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson."— Transcrição da apresentação:

1 Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson

2 ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO
Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de- açúcar, café, cacau, etc.) A industrialização brasileira incentiva a modernização do campo, gerando êxodo rural, além da busca de novas oportunidades que a cidade proporcionava. O Brasil possui um significativo mercado interno, sendo também grande exportador mundial de produtos agropecuários.

3 ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO
O Brasil caracteriza-se pelo Agrobusiness ou agronegócio que é o conjunto de atividades que engloba desde o fornecimento de insumos e bens até a produção agropecuária, o processamento e a transformação das matérias-primas, destinados à distribuição e ao consumo interno e externo. A expansão das grandes áreas agrícolas modernas com objetivo de exportação, aumentou a concentração fundiária, expulsando pequenos proprietários que produzem para o mercado interno. O Brasil apresenta contrastes como a agricultura moderna e de subsistência, latifúndios improdutivos e pequenas propriedades, pecuária moderna e tradicional.

4

5 Brasil - regiões Nordeste – Cana-de-açúcar, banana, uva, cacau, frutas tropicais, produção de mel e caprinos; sofre escassez de chuvas; Sudeste – Café, Cana-de-açúcar, laranja e frutas, cinturão verde (grandes cidades), bovinos e avicultura. Agricultura moderna; Centro-Oeste – Soja, algodão, bovinos, milho, sorgo e cana-de-açúcar. Celeiro do Brasil, problemas ambientais (Cerrado, Amazônia); Sul – arroz, milho, feijão, trigo, tabaco, avicultura e pecuária; Intensivo x extensivo; Norte – cacau, mandioca, soja e bovinos – questões ambientais. Fronteira em expansão.

6 Os dados mostram mudanças estruturais da economia brasileira.
A expansão do agronegócio Setor agropecuário Década de 1950 25% do PIB 70% da PEA Em 2015 21,4% do PIB 17% da PEA Os dados mostram mudanças estruturais da economia brasileira.

7 Como efeitos imediatos desse processo tivemos:
a ampliação da produtividade da terra e o êxodo rural. Do ponto de vista da produção os complexos agroindistriais se apresentam: Unidades empresariais – emprego de assalariados, Dominam a produção de açúcar e álcool de cana; soja, algodão, café e pecuária bovina/corte. Unidades familiares – trabalho familiar. Dominam a produção de frutas, hortaliças, suínos, gado leiteiro, aves, etc.

8 Principais Características

9 Cana-de-açúcar

10 As grandes culturas comerciais

11

12

13 Arroz

14 Café

15

16

17 Fumo

18 Duas faces da produção de carnes
Carne bovina Carne suína e de aves Grandes estabelecimentos empresariais. Estabelecimentos familiares São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul Região Sul, Goiás

19

20 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de 1970/80
A fronteira agrícola Década de 1960 Mato Grosso do Sul e Goiás Décadas de 1970/80 Amazônia (MA,TO,RO,MT,PA)

21


Carregar ppt "Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google