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ADMINISTRAÇÃO BÁSICA.

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO BÁSICA."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO BÁSICA

2 Teoria das Organizações
Sociedade de Moderna formada por organizações (escolas, família, sindicatos, estado, saneamento básico, etc). Organizações precisam de ser administradas.

3 Teoria das Organizações
ADMINISTRAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES Decisões: Planejamento Organização Execução e Direção Controle Objetivos: Resultados esperados Recursos: Pessoas, Informação espaço, tempo dinheiro, instalações

4 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINSTRAÇÃO Teoria Clássica Burocracia Administração Científica Henry Faiol Ênfase na estrutura Taylor e Ford Ênfase nas tarefas Max Weber Ênfase na padronização

5 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

6 Escolas de Administração
Ênfase Teorias Administrativas Principais enfoques Nas tarefas Administração científica (Taylor e Ford) Racionalização do trabalho no nível operacional; Eficiência para minimizar problemas, eliminar desperdício, elevar produtividade, especialização do trabalho, padronização, dia de 8 h de trabalho, 2x salários – Tempos Modernos – Charles Chaplin; Críticas e considerações: > eficiência e produtividade nas fábricas, recompensa=desempenho, colaboração entre administração e trabalhadores, visão incompleta do homem, mecanicismo.

7 Escolas de Administração
Na estrutura Teoria Clássica (Henry Fayol) Organização formal – visão do todo organizacional; Princípios gerais da Administração – contribuiu para estruturar e delimitar funções da empresa e do administrador, deveres do gerente; Críticas: desconsidera conteúdo psicológico e social, ausência de método rigorosamente científico, racionalismo exacerbado,mecaniscismo, sistema fechado (sem participação).

8 Escolas de Administração
Na Estrutura Teoria da Burocracia (Max Weber) Organização formal burocrática: exagerada regulamentação e controle, razão acima da emoção, visão racionalista do ser humano, divisão do trabalho e hierarquia, facilita supervisão do trabalhador; Racionalismo organizacional: 3 bases da autoridade- carismática (devoção pelo líder), tradicional (geração p/ geração), racional u burocrática ( autoridade formal); Considerações: Atendimento padronizado, divisão de trabalho, impessoalidade do relacionamento, hierarquização da autoridade, previsibilidade do funcionamento, ineficiência, despersoficação do relacionamento

9 Escolas de Administração
Nas Pessoas Teoria das Relações Humanas ( Mayo) Organização Informal. Motivação, Liderança, Comunicação e Dinâmica de grupo; Necessidade de humanizar e democratizar a administração, ciências humanas e sua aplicação organizacional, filosofia e psicologia. Tratamento a funcionário influencia o desempenho, lealdade ao grupo, esforço coletivo, trabalho em equipe, auto-governabilidade e cooperação, autoridade, cooperação e coordenação no lugar de coerção. Teoria da hierarquização das necessidades de Maslow: necessidades de baixo nível (fisiológicas, proteção e segurança); necessidades de alto nível (sociais, auto-estima e realização). Teoria ERG (Existência, Relacionamento e Crescimento). Teoria dos dois fatores: fatores de higiene e fatores motivadores. Teoria da Realização – Mc Clelland: teoria das necessidades adquiridas – 3 categorias: realização, afiliação e poder. Teoria das lideranças

10 Escolas de Administração
Nas pessoas Teoria do Comportamento Organizacional Estilo de Administração. Teoria das Decisões. Integração dos Objetivos Organizacionais e Individuais. Nas pessoas Teoria do Desenvolvimento Organizacional Mudança Organizacional planejada; Abordagem de Sistema Aberto

11 Escolas de Administração
No ambiente Teoria estruturalista Teoria neo-estruturalista Análise Intra-organizacional e Análise ambiental; Abordagem de sistema aberto (ambiente organizacional); Ambiente interno: dentro da empresa; Ambiente externo: além dos limites da empresa (ambiente setorial e macroambiente). No ambiente Teoria da Contingência Análise Ambiental ( imperativo Ambiental); Abordagem do sistema aberto (experiência e evidência, nem sempre a razão, nada é absoluto, td é relativo, características ambientais ocasionam características organizacionais, não há uma única melhor maneira de se administrar, tudo depende; Inteligência emocional: auto-conhecimento, auto-controle, auto-motiva

12 Escolas de Administração
Na tecnologia Teoria da Contingência Administração da Tecnologia (Imperativo tecnológico)

13 Importância da Teoria dos Sistemas
A teoria geral de sistemas (também conhecida pela sigla, T.G.S) surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica. Os pressupostos básicos da T.G.S. são: Existe uma nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais; Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas; Essa teoria de sistemas pode ser uma maneira mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, especialmente as ciências sociais; Essa teoria de sistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência; Isso pode levar a uma integração muito necessária da educação científica.

14 Importância da Teoria dos Sistemas
“ Fazer as coisas por meio das pessoas, de maneira eficiente e eficaz”. Interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização. Eficiência: qto uma organização usa corretamente seus recursos. Qto > o grau de produtividade na utilização dos recursos, + eficiente é a organização. É a capacidade operacional de realizar atividades previstas (proc internos) Portanto, é realizar atividades ou tarefa da maneira certa e inteligente, com o mínimo de esforço e máximo de aproveitamento de recursos. Eficácia: qto uma organização realiza seus objetivos. Qto > o grau de realização de objetivos, > a eficácia dos resultados obtidos ( Procesos externos).

15 Importância da Teoria dos Sistemas
A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo. Teoria dos sistemas começou a ser aplicada a administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (Cientificas, Relações Humanas, Estruturalista e Comportamental) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas.

16 Introdução à Administração
Conteúdo 1. Conceito de Administração 2. Funções do Administrador 3. As Competências do Administrador 4. As Habilidades do Administrador 5. As Atividades do Administrador 6. Os Papeis do Administrador segundo Mintzberg 7 Tipos de Executivos de Negócios

17 Conceitos de Administração
Administrar: designa o desempenho de tarefas de direção dos assuntos de um grupo; Ad (direção, tendência para); Minister: (subordinação ou obediência) significa que a pessoa exerce uma função abaixo do comando de outra pessoa; É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar os objetivos, baseando-se em decisões; É a arte de pensar, decidir, agir, fazer acontecer, obter resultados que podem ser definidos, previstos, analisados e avaliados, mas q têm de ser alcançados através de pessoas e numa interação constante.

18 1. Conceito de Administração

19 2. Funções do Administrador
Planejar Organizar Coordenar Controlar

20 2. Funções do Administrador
Planejar Significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos sejam baseados em algum método, plano ou lógica e não em palpites.

21 2. Funções do Administrador
Planejar Planos: são as linhas mestras das quais: 1. A organização obtém e aplica os recursos necessário ao alcance dos seus objetivos. 2. Os membros da organização realizam atividades consistentes com os objetivos e procedimentos escolhidos. 3. O progresso na direção dos objetivos é monitorado e medido, de modo que possam ser tomadas atitudes corretivas caso ela não seja satisfatória.

22 2. Funções do Administrador
Organizar É o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos entre membros da organização de modo que eles possam alcançar eficientemente os objetivos da mesma.

23 2. Funções do Administrador
Coordenar Significa dirigir, influenciar e motivar os empregados a realizar tarefas essenciais. É o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos.

24 2. Funções do Administrador
Controlar É o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los. Envolve os seguintes elementos: Estabelecer padrões de desenvolvimento; Medir o desempenho atual; Comparar o desempenho atual com os padrões estabelecidos; Caso sejam detectados desvios, executar ações corretivas.

25 3. Competências Essenciais do Administrador
Maior Riqueza do Mundo Moderno

26 4. Habilidades do Administrador

27 5. Atividades do Administrador
1. Cuidar de uma empresa ou de uma área funcional (área de atividade) da empresa (marketing, finanças, operações/produção ou serviços, recursos humanos etc.); 2. Cuidar de processos (processo é uma seqüência de atividades que tem início meio e fim); 3. Utilizar tecnologias; 4. Lidar com pessoas; 5. Servir aos Clientes; 6. Alcançar objetivos e metas; 7. Formular estratégias e planos; 8. Entregar resultados.

28 6. Os Papeis do Administrador segundo Mintzberg

29 6. Os Papeis do Administrador segundo Mintzberg

30 7. Tipos de Executivos de Negócios

31 Bibliografia Recomendada
Livro Texto: “Administração - Teoria, Processo e Prática” Chiavenato, Idalberto - Editora Campus “Introdução à teoria Geral da Administração” “Teoria da Administração - Curso Compacto” Barris Neto, João Pinheiro de - Editora QualityMark Site para Consulta Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae


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