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A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.

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1 A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de Pedagogia) Carla K. Vasques (PPGE – Mestrado em Educação) BOLSA: FAPESC / PMUC CAMPUS: Tubarão INTRODUÇÃO No contexto nacional, foi somente em 2008 que a inclusão escolar adquiriu caráter mais radical. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) é o principal marco desta posição. As diretrizes apontam para a reorganização dos sistemas de ensino de forma a superar a organização paralela de educação especial; a garantir o acesso à escolarização na sala de aula comum do ensino regular e a oferta do atendimento educacional especializado complementar aos alunos da educação especial. A nova política avança quando propõe a transversalidade da educação especial a fim de procurar assegurar as mesmas oportunidades de aprendizagem para todos os alunos e não aceitar a existência de escolas ou classes especiais por categorias e a oferta de educação segregada. O foco do presente trabalho refere-se à análise das políticas de educação especial nos municípios da Região de AMUREL/SC. OBJETIVOS  Ampliar o conhecimento relativo ao campo da educação especial nos municípios da região de AMUREL/SC, considerando os contextos, as políticas e os serviços oferecidos;  organizar um banco de dados sobre o tema;  analisar a abrangência e as singularidades das políticas municipais de inclusão escolar;  fornecer subsídios para futuras pesquisas na área. METODOLOGIA O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa constituída a partir da análise documental, dos censos escolares e de questionário semidirigido (SANTOS, 1997). Os indicadores foram sistematizados em um banco de dados. Na construção do texto dissertativo, além do diálogo com a teoria, foram utilizados relatos de trechos significativos das entrevistas e material gráfico. PRINCIPAIS RESULTADOS  As taxas de matrículas dos alunos da educação especial demonstram: (1) centralidade do atendimento educacional especializado em escolas privadas de caráter exclusivamente de ensino especial; (2) permanência dos convênios com instituições privado-assistenciais de educação especial; (3) manutenção da pessoa com deficiência no âmbito da filantropia e o não acesso aos processos efetivos de escolarização;  o processo de implementação das Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na Região de AMUREL/SC é, no momento, incipiente e apresenta contradições entre as diretrizes políticas de âmbito nacional e as práticas municipais;  a educação especial e os processos inclusivos não são prioridades nas agendas políticas locais; e, finalmente,  apesar das diretrizes nacionais e internacionais, o acesso e a permanência na escola, com sucesso e aprendizagens significativas, para todos os alunos é um tema pouco valorizado na Região de AMUREL/SC. São poucos os estudos, as políticas e os programas locais. No decorrer desta pesquisa, percebeu-se o quanto é necessário investigar sobre a educação especial, no âmbito da gestão, das políticas e da escola. Apoio Financeiro: Unisul BIBLIOGRAFIA BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC, 2008. MICHELS, M.H. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação. v. 33, n. 11, Set/Dez., 2006, p. 406-423. SANTOS, A.R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.


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