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PERFORMANCE DE POUSO
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REQUERIMENTOS DE POUSO
REQUISITOS EXIGIDOS PARA A PERFORMANCE DE UM POUSO FATORES QUE LIMITAM UM POUSO O peso máximo de pouso de uma aeronave é limitado pelos seguintes fatores: Pista; Arremetida (Approach/ Landing Climb); PCN da Pista; Estrutural de Pouso.
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PERFORMANCE DE POUSO FATORES QUE LIMITAM O POUSO:
PARA EFEITO DE DESPACHO, A PISTA DEVERÁ SER FATORADA. CÁLCULO DA DISTÂNCIA REAL DE PARADA: VREF APLICAÇÃO DE “MÁXIMO MANUAL BRAKES”; CONSIDERA-SE O USO DO SPEEDBRAKES; NÃO É CONSIDERADO O USO DOS REVERSORES. 1.000 PÉS 50 PÉS Distancia Real de Parada + 67 % DISTÂNCIA REQUERIDA PARA DESPACHO EM PISTA SECA MOLHADA + 15 % DISTÂNCIA REQUERIDA PARA DESPACHO EM PISTA MOLHADA Índices de Fatoração: DRY DRP x 1,67 WET DRP x 1,92 SEMPRE OBSERVAR: SE AS TABELAS DE DISTÂNCIAS DO “AFM” E DO “QRH” SÃO OU NÃO FATORADAS !
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PERFORMANCE DE POUSO FATORES QUE LIMITAM O POUSO:
REQUERIMENTOS DA PERFORMANCE DE POUSO: Os pesos de pousos são limitados pelo comprimento de pista e o gradiente de subida (climb), por motivos de arremetida. O limitante será o menor valor entre eles. FATORES QUE LIMITAM O POUSO: APPROACH CLIMB (Aeronaves Bimotoras): GRADIENTE 2,1% (NO “CLIMB” DA ARREMETIDA); Um motor Inoperante – Potência de decolagem (Go Around); Flaps de Aproximação; Trens Recolhidos. LANDING CLIMB (Aeronaves Bimotoras): GRADIENTE 3,2% (NO “CLIMB”); Todos os Motores; Flaps de Pouso; Trens Distendidos.
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PERFORMANCE DE POUSO FATORES QUE LIMITAM A DECOLAGEM OU O POUSO DE UMA AERONAVE LIMITAÇÕES DE PAVIMENTO Para determinar facilmente se uma aeronave sofrerá limitação devido à Resistência do pavimento, utiliza-se método ACN - PCN. ACN (Aircraft Classification Number): É o número que indica o efeito relativo da aeronave sobre o pavimento de determinado grau de resistência. Depende tanto do peso quanto da disposição dos trens de pouso. Este número é fornecido pelo fabricante da aeronave. PCN (Pavement Classification Number): É o Número que indica a resistência de um pavimento para operações sem restrições. Quanto maior este número, maior será a resistência do pavimento. O PCN é um número fornecido no ROTAER para cada aeroporto do país. As autoridades aeroportuárias podem autorizar operações com o ACN maior do que PCN, desde que o pavimento permaneça seguro para utilização. Em geral, é permitido uma diferença de 10% entre o ACN e PCN para pavimentos flexíveis, e 5% para pavimentos rígidos, desde que estas operações com sobrecarga sejam espalhadas ao longo do ano e que não excedam a 5% do número total de decolagens/ ano.
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29 / R / B / W / T 29 R B W T PERFORMANCE DE POUSO
ANÁLISE DE POUSO O PCN (PAVEMENT CLASSIFICATION NUMBER) É O NÚMERO EXISTENTE NO ROTAER QUE INDICA A RESISTÊNCIA DE UMA PISTA PARA OPERAÇÕES SEM RESTRIÇÕES. QUANTO MAIOR O PCN, MAIOR A RESISTÊNCIA DO PAVIMENTO. P C N É permitido ACN > PCN, desde que as diferenças não excedam 5% das decolagens anuais, para diferenças: 10 % em Pavimentos Flexíveis; 5 % em Pavimentos Rígidos. IDENTIFICAÇÃO NO ROTAER 29 / R / B / W / T 29 = VALOR DO PCN R = TIPO DE PISO B = CATEGORIA DO SUB-LEITO W = CATEGORIA DE PRESSÃO PNEUS T = TIPO DE AVALIAÇÃO DO PISO 29 R B W T AVALIAÇÃO DO PISO: T = Avaliação Técnica; U = Avaliação Prática. CATEGORIA DE PRESSÃO MÁXIMA ADMISSÍVEL NOS PNEUS: W = Alta (sem limite de pressão); X = Média (pressão máxima de 217 psi); Y = Baixa (pressão máxima de 145 psi); Z = Muito Baixa (pressão máxima =73 psi). RESISTÊNCIA DO SUBLEITO: A = Resistência Alta; B = Resistência Média; C = Resistência Baixa; D = Resistência Ultra Baixa. VALOR DO PCN Quanto Maior, melhor !... F = Piso Flexível (Asfalto); R = Piso Rígido (Concreto).
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